O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) realizou uma operação específica, coletando 180 amostras de requeijão no comércio varejista, produzidos por 66 estabelecimentos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal ou pelos Serviços de Inspeção Municipal, localizados em nove estados brasileiros – Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Esses produtos foram enviados para os laboratórios federais de defesa agropecuária para análise e, em 5% deles (9 amostras) foi constatada a presença de amido.
Esta ocorrência caracteriza fraude econômica, já que o rótulo dos alimentos não contemplava a presença de amido.
Quando o produto contém amido na formulação, a correta denominação de venda é: Mistura de Requeijão com amido.
Para que a denominação de venda seja requeijão, seguindo o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão. o produto deve conter:
Ingredientes obrigatórios
Requeijão: Leite ou leite reconstituído
Requeijão Cremoso: leite ou leite reconstituído, creme e/ou manteiga e/ou gordura anidra de leite ou butter oil.
Ingredientes opcionais
Coalho ou coagulantes apropriados, creme, manteiga, gordura anidra de leite ou butter oil, sólido de origem láctea, leite em pó, caseína, caseinatos, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, fermentos lácteos ou cultivos específicos, condimentos, especiarias, outras substâncias alimentícias.
O blog já trouxe um post falando sobre as diferenças entre os tipos de requeijão.
Os pontos importantes são:
– a indústria deve produzir e rotular o produto de acordo com os ingredientes contidos na formulação. A denominação de venda deve ser correta e de fácil visualização pelo consumidor;
– os varejistas devem posicionar e expor o produto de acordo com sua denominação de venda para facilitar a busca do consumidor.
Foto: Kyle Killam/Pexels
RICARDO MOSNA
Infelizmente algumas empresas querem levar vantagem e obter lucro enganando o consumidor. Está acontecendo o mesmo com o leite condensado, em relação ao uso de mistura láctea.
Cidadania Italiana Judicial
É muito importante ter um controle sólido e eficaz de laticinios. Aqui na Europa onde moro é feito de modo operante pois os produtos tem circulação na União Europeia
Melhores Cumprimentos
Dr. Andrew Montone
VIVIANE
Trabalhei com sais fundentes e visitei alguns fabricantes de requeijão.
Muitos colocam amido para baratear os custos e acredito que ultrapasse os 5% mencionados no texto de empresas que colocam amido na formulação..
Valerio Piccolo
O controle habitual e constante fortalecea nossa cadeia produtiva.
Valerio Piccolo