Semana passada (31/10/13) a ANVISA divulgou a Portaria N° 1.739, que trata da criação de um Grupo de Trabalho que debaterá sobre rastreabilidade de verduras, legumes e frutas.
Esta estratégia vem dos recentes resultados obtidos e divulgados pela ANVISA sobre resíduos de agrotóxicos acima do permitido.
Por isso identificou-se a necessidade de conseguir rastrear um problema: Onde o alimento foi cultivado, quem é o agricultor responsável para assim poder atuar diretamente nas causas do desvio.
Este grupo deverá estudar o cenário e definir estratégias sobre necessidade de rotulagem de frutas, legumes e verduras no país.
Será que estamos caminhando para utilização de datamatrix nos vegetais? Seria… peculiar!
Não temos como negar que a rastreabilidade de alimentos é realmente um tópico importante.
Vamos acompanhar os trabalhos deste grupo!
Pra quem quiser consultar do detalhe a Portaria, está disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jspdata=31/10/2013&jornal=2&pagina=57&totalArquivos=76
Hilário Debiasi
Bom dia!
A pedido do Ministério Público de SC, precisamos desenvolver uma cartilha sobre rastreabilidade de frutas, legumes e verduras, notadamente para os fornecedores da merenda escolar.
Não gostaríamos de antecipar nada em relação a ANVISA, mas, sabemos como funciona a burocracia estadual e pode ser que venha a demorar muito para ser detalhada.
Existe algum trabalho nesse sentido que possa ser compartilhado para darmos uma olhada?
Atte,
Hilário Debiasi
debiasi@cidasc.sc.gov.br