Quando o uso de luvas é obrigatório para manipulação de alimentos?

< 1 min leitura

Você sabe quando o uso de LUVAS DESCARTÁVEIS É OBRIGATÓRIO PARA A MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS?  Pois errou quem pensou que é sempre! 

Muito pelo contrário! Se não usadas adequadamente, as luvas tornam-se fontes de contaminação para os alimentos!!! 

O correto é usá-las sempre que o alimento já estiver pronto para o consumo e o manipulador for pegá-lo diretamente com as mãos. Por exemplo: para montar saladas já higienizadas, montar sanduíches, cortar pães, arrumar as batatas fritas no prato do cliente. 

Se o alimento ainda será submetido a algum processo de cocção, fritura ou assamento ou se o alimento, no caso de vegetais, legumes e frutas, ainda será higienizado, não precisamos de luvas.
Também não precisamos de luvas se usarmos um utensílio para manipular os alimentos. 
Este assunto causa muito espanto, em especial para quem não trabalha na área de alimentos. Certas pessoas pensam que as luvas devem sempre ser usadas, não importa quando ou para quê.  

Mas agora você já sabe, né?
E além disso, algumas legislações, como a do Estado de São Paulo, CVS 05/13, ainda preveem que caso a higienização das mãos seja garantida, o uso de luvas é dispensado. 

Portanto, fique ligado e evite a contaminação dos alimentos por meio do uso incorreto das luvas!

Leia também: Luvas: o dilema do quando e como usar 

27 thoughts on

Quando o uso de luvas é obrigatório para manipulação de alimentos?

  • Larissa

    Boa Noite Daniele,

    Há algum embasamento científico que dispense a utilização de luvas na culinária japonesa? ( sushiman).

    Desde já obrigada pela atenção!

    0
  • Cristiano Barbas

    Oi Boa tarde
    Gostaria tem de saber se tem alguma legislação que diga da não obrigatoriedade do uso de luvas na manipulação, sou médica veterinário e nutricionista e trabalho na vigilância sanitária, dou curso de manipulação de alimentos e esse assunto é muito importante e eu sempre preciso de embasamento em legislações
    Deste já agradeço a atenção e muito boa matéria

    0
    • Hayde Koerich e Sá

      Cristiano, a legislação é positiva, ou seja, como ela não obriga o uso, você pode ou não usar. Caso ela obrigasse, você teria que utilizar.
      A RDC 216/2004, diz em seu item 4.10.2 “Os manipuladores devem adotar procedimentos que minimizem o risco de contaminação dos alimentos preparados por meio da anti-sepsia das mãos e pelo uso de utensílios ou luvas descartáveis.”

      0
  • Gracielle Santos

    Bom dia!
    Estou com dúvidas em manuseio das luvas em alimentos.
    Eu fabrico polpas de frutas caseiras, e gostaria de saber quais as luvas devo usar para lavar, cortar e pegar as frutas?
    Se existe luvas para cada processo? ou somente a luva descartável?
    Desde já agradeço.

    0
  • Luciene maria dos Santos Cavalcanti

    Parabéns pela materia, realmente os procedimentos corretos quanto ao uso de luvas de procedimentos manipulação dos alimentos, sou nutricionista é desta forma que devemos proceder, parabéns pela materia.

    0
  • ezequiel

    boa tarde meu nome é ezequiel sou gerente de uma casa de carnes , e obrigatorio o uso das luvas no atendimento aos clientes ou nao?

    desde ja agradeço

    0
    • rafael teixeira novaque

      Ezequiel nesse caso não pois o alimento ainda vai passar pelo processo térmico, não sendo necessário o uso de luvas nesse caso.

      0
  • Ricardo Bertoline

    Qual a lei ou portaria proibe o uso de luvas de latex para manuseio de alimentos crus e após serem preparados?

    0
    • Ana Paula Sa

      RDC 26 da Anvisa

      0
  • ALINE JADE PEREIRA DE SOUZA [estudante]

    Boa tarde, me chamo Aline e estagio em uma usina de açúcar onde existe um departamento de contato direto com o açúcar para reempacotar , lembrando também que o ambiente é quente, qual seria o material mais indicado para o uso de luvas?

    0
  • RUBENS CASTELLANO BISCAIA JUNIOR

    Boa noite.
    Redes de fast food tem obrigatoriedade do uso de luvas na montagem dos sanduíches?
    Grato,
    Rubens.

    0
  • Carla machado

    Na manipulação de biscoitos recheados,é necessário utilizar luvas?

    0
  • Ana Paula Sa

    Seria de suma importância comentar sobre a RDC 26 da Anvisa que proíbe uso de látex, pq é considerado Alergênico. Inclusive a foto principal da matéria apresenta luva de látex, o que não é aceitável p Segurança de Alimentos.

    0
  • Cristiane

    Discordo. Nas produções em larga escala é preciso assegurar a contaminação cruzada e a formação de biofilmes. Luvas cirúrgicas não podem ser usadas na manipulação de alimentos pois são feitas de látex e este é um alergênico.

    0
  • Denise

    Trabalho no controle de qualidade de empresa de alimentos aonde usa luvas no processo de manipulação da matéria prima aonde usamos luvas que não contém o látex devido ser alergenico então essa regra também deveria impor a manipulação de consumo direto ao consumidor como as lanchonetes e diversas áreas aonde tem a manipulação do produto que será consumido

    0
  • Helder

    Num Mercado aqui perto de casa um funcionário do açougue pega os alimentos sem usar luva,isso está correto?

    0
  • Núbia

    No mercado aqui perto de casa, o cara limpa o rosto e o nariz com a blusa, que sempre esta suja, coça o nariz o tempo todo com o braço… já vi várias vezes a filha do dono dentro do açougue de chinelos e cabelos soltos.. a cara limpou o nariz e pegou a carne.. fui embora na hora, fui reclamar com a dona e ela nem deu moral.. lá esta muito sujo.. mosquitos o tempo todo..

    0
  • durval a coelho

    Tenho fungo nos dedos; qual luva usar para amassar massa de empada. AGUARDO

    0
  • Pedro

    Não seria mais seguro utilizar luvas sempre !? E que isso fosse uma lei !? E se a pessoa que está manipulando o alimento possua alguma doença infectocontagiosa e não saiba e possua algum corte na mão que não apresente um sangramento evidente , ou não perceba que está cortada , ou não se importe com isso . Ela poderia transmitir doenças como a hepatite c para quem consome o alimento ! Isso deveria ser obrigatório , absurdo na minha opinião a situação que nos encontramos

    0
  • Pedro

    Se é possível transmitir doenças pela mão a luva deveria ser obrigatório

    0
  • Marcio Walder

    Boa tarde Daniele, no abate bovino e necessário uso de luvas no setor de coreamento, retirada das vísceras todo o processo de abate? Pode ser transmitida alguma doença do animal para a pessoa durante o abate?

    0
  • Neusa Débora Debarba

    Boa noite estava lendo vários questíonamentos sobre o usso de luvas principalmente em açougue…no qual questione um funcionário de um açougue perto de casa..o não uso de luvas no balcão na manipulação de entrega do produto. …o qual me respondeu que devido o cruzamento da salmonela de carne para carne como da de frango para a de porco ou de gado ou vise versa não é obrigatório o usso de luvas descartáveis mas sim lavagem das mãos..gostaria de saber qual portaria define isso é E correto isso?? Estou na duvida nesta nova teoria……..??

    0
  • victor sadi

    nao achei o que eu preciso

    0
  • Amanda Tavares

    Oi!
    Trabalho como Nutricionista em uma UAN e recentemente recebemos uma auditoria que determinou o uso de luvas para manipulação de alimentos com EPI.Entretanto estas luvas não são descartáveis e um grande vetor de contaminação cruzada.
    Em quais tipos de alimentos essas luvas deveriam ser utilizadas? Pensei que seria mais adequado apenas na manipulação de carnes.
    Obrigada pelas informações.

    0
    • Ana Paual Turco

      Tenho essa mesma situação no supermercado em que trabalho. Gostaria de ajuda também.
      Obrigada

      0
  • vanessa

    ola.
    gostaria de saber quando o assunto é acougue, se preciaa usar luvas descartável, pedi uma carne no acougue maos reparei a falta de uso das luvas, na frente dos clientes pegam com a mao pra por na sacola, ou colocam a carne em cima da balanca sem nenhum tipo de higiene, e isso vi em varios locais. gostaria de saber a respeito se posso pedir para que nao peguem com a mao ou pesem numa balanca sem a sacolinha.

    0
  • Nalva pessoa

    A pergunta da Vanessa e a mesma que quero saber. Passei por isso hoje em um mercado. Troyxe a carne nas escaldei com água fervendo. Falei com a chefe do setor e ela falou que a nutricista falou que era pra ficar sem luvas. Isso me preocupou. Esta correto?

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar