O portal IFSQN lançou uma pesquisa para seus leitores (profissionais de várias partes do mundo) no dia 15 de janeiro: “Qual será o maior desafio para a segurança de alimentos este ano?”
No dia 31/05, o resultado foi este:
O primeiro lugar para fraudes e autenticidade, mostra que o público está antenado com os novos requisitos de GFSI, como podemos lembrar neste post. O Brasil tem muito o que trabalhar neste requisito, sendo os casos mais emblemáticos representados por Fraudes em alimentos: até onde pode ir a falsificação?
A globalização da cadeia de alimentos ficou em segundo lugar, e também temos dicas a este respeito em posts como Ajuda na análise de perigos do HACCP – e
Como trabalhar com fornecedores de ingredientes importados?.
Food defense e securidade, tem gradualmente deixado o posto de novidade, para entrar de vez na vida dos gestores, até por que, pode ser motivo para não conformidades maiores em auditorias de certificação. Também procuramos ajudar nossos leitores com vários posts sobre o tema, em particular este último compila as principais publicações.
O que você achou do resultado? Concorda com ele? Estaria alinhado às preocupações dos brasileiros?
Camila Miret
Muito interessante esta pesquisa! Acho que a resposta pode variar um pouco entre um setor e outro da cadeia produtiva de alimentos aqui no Brasil, mas eu diria que as maiores preocupações atualmente são: lidar com a falta de recursos (em especial água e energia), gerenciamento dos alergênicos (até por falta de requisito legal) e a questão das fraudes (essa sim anda em paralelo com a pesquisa apresentada).