A 3M e o blog Food Safety Brazil realizaram uma pesquisa exclusiva, cujos resultados foram divulgados no Workshop de Food Safety de abril deste ano. Compartilhamos agora com todos os leitores o resultado.
A pergunta realizada para analistas, supervisores, gerentes da qualidade e segurança de alimentos e correlatos, foi: “Quais são as suas maiores preocupações em segurança de alimentos?”. Os 169 participantes puderam escrever livremente o que lhes ocorresse, inclusive indicar mais de uma preocupação. Agrupamos as preocupações por categorias. Ex: “patógenos” poderia contemplar qualquer micro-organismo patogênico citado, bem como a denominação genérica.
O resultado pode ser analisado no gráfico abaixo:
Por 45 vezes, a preocupação em entregar/fabricar/obter produto livre de contaminação foi mencionada e aparece no topo das prioridades. Em segundo lugar, esteve a “falta ou deficiência de fiscalização”. Se somarmos esta deficiência com “defasagem regulatória”, totalizam-se 29 pessoas preocupadas com assuntos ligados à legislação e fiscalização. Em terceiro, o tema emergente “alergênicos”. Somados, dois temas ligados, “Não cumprimento a legislação/ regras/ controles por parte da cadeia produtiva” e “Falta de comprometimento dos empresários/ alta direção”, estiveram na mente de 23 pessoas da área.
Os consumidores desconectados e desinformados, bem como patógenos ocuparam no radar dos profissionais a quinta posição.
Manifestações que se repetiram menos do que sete vezes não constam nos resultados compilados.
E para você, qual é a maior preocupação em segurança de alimentos?
Colaboração:
sergio luiz macedo de jesus
A minha maior preocupação é a falta de conhecimento por parte dos empresários, que na maioria das vezes pensam só em lucrar, só lembram das leis vigentes, quando é aplicado alguma multa, e tem estabelecimento que mesmo por denuncia pagam propina para os fiscais, e não é cumprida a lei.