Anúncios

Profissão auditor: competências, atributos e conduta pessoal

3 min leitura

A ISO 19011, além de trazer as diretrizes para um processo de auditoria, também estabelece os requisitos essenciais para a competência e a avaliação de um auditor.

É sempre bom lembrar que uma auditoria em uma organização é o caminho para a transparência, confiança e competitividade no mercado. O Auditor é chave importante e essencial na condução e avaliação da eficácia do sistema de gestão. Não apenas valida o cumprimento das normas e leis vigentes, mas também audita a melhoria da qualidade dos produtos, dos serviços, processos e controles da organização.

Para o sucesso dessa condução é necessário que o auditor adote uma postura construtiva, colaborativa, prática e profissional.

Segundo a ISO 19011, um auditor deve possuir Atributos, Competências e Conduta Pessoal necessárias para realizar uma auditoria. São elas:

  • Ético – valor, moral e verdadeiro;
  • Mindset de crescimento – Uma mente aberta que aceita novas ideias;
  • Diplomático – capaz de lidar com todo tipo de perfis de pessoas;
  • Observador – ver o que ninguém vê ou o que não se deseja que seja visto;
  • Perceptivo – perceber o que está a sua volta. Um olhar apreciativo;
  • Versátil – ser adaptável e flexível às diversas situações ou condições;
  • Tenaz – capaz de focar o objetivo sem desvios;
  • Decisivo – capaz de chegar à conclusão dentro do tempo proposto;
  • Autoconfiante – ser independente de suas ações, seguro;
  • Aberto a melhorias – ser capaz de retirar aprendizados em qualquer situação;
  • Empático a outras culturas – respeitar a cultura do auditado;
  • Colaborativo – realizar suas atividades incluindo e interagindo com os outros.

Convém que a competência seja avaliada periodicamente por meio de um processo que considere o comportamento pessoal e a capacidade quanto à sua competência e conduta. Os auditores devem possuir atributos e habilidades para atender os resultados pretendidos, bem como conhecimento e habilidades genéricos do sistema de gestão e competência em múltiplas disciplinas e alguns setores específicos.

Os critérios podem ser desde qualitativos (como ter demonstrado comportamento, conhecimento ou desempenho desejável das habilidades em treinamento) quanto quantitativos (como os anos de experiência de trabalho, educação e número de auditorias já conduzidas).

Para a avaliação de auditores, devemos seguir um processo de avaliação mista, analisando não somente por um método, e sim pela combinação de métodos que assegurem um resultado objetivo, coerente, justo e confiável.

Podemos listar alguns métodos, objetivos e exemplos de avaliação de auditores. São eles:

Análise Crítica dos Registros: Verificar a formação do profissional do auditor (treinamentos realizados, vivência profissional e experiência em auditar).

Feedbacks: Fornecer informação sobre como o desempenho do auditado é percebido (uso de pesquisas, questionários, referências pessoais, reclamações, avaliação de desempenho e análise crítica de pares).

Entrevistas: Avaliar o comportamento profissional e a habilidade de comunicação desejados para verificar a informação e testar conhecimentos para adquirir informação adicional (entrevista pessoal).

Observação: Avaliar o comportamento profissional desejado e a capacidade para aplicar conhecimento e habilidades (desempenho de funções e desempenho no trabalho).

Teste: Avaliar o comportamento, conhecimento e habilidades desejados e sua aplicação (exames orais, escritos).

Análise Crítica pós Auditoria: Fornecer informações sobre o desempenho do auditor durante as atividades de auditoria, identificar forças e oportunidades para auditoria (análise crítica do relatório de auditoria, entrevistas com o líder e a equipe da auditoria, feedbacks do auditado).

Os auditores devem ter conhecimentos e habilidades necessárias tanto gerais quando específicos:  isso irá contribuir para o seu melhor desempenho e resultado na auditoria.

Conhecimentos gerais e habilidades traçados:

  • Os conhecimentos sobre os princípios de auditoria, procedimentos e métodos vão assegurar que as auditorias sejam realizadas de maneira consistente e sistemática.
  • Os conhecimentos sobre o Sistema de gestão e os documentos de referência irão dar mais confiança na compreensão do escopo da auditoria e aplicação dos critérios de auditorias.
  • Auditores que tem muito claro o entendimento do contexto organizacional da empresa compreendem a estrutura do auditado, bem como suas práticas e gestão do negócio.
  • Os conhecimentos dos requisitos legais, contratuais aplicáveis e outros permitem que aos auditores trabalhem em atendimento aos requisitos legais e contratuais das organizações.

Com os conhecimentos e habilidades específicos, os auditores:

  • Devem ter conhecimento específico no setor que irão auditar.
  • Ter conhecimento específico dos requisitos legais para o setor, possibilitando um conhecimento aprofundado dos deveres do auditado.
  • Ter conhecimentos sobre inovação, melhoria contínua.
  • Conhecimentos sobre o processo produtivo e métodos necessários que permitam ao auditor examinar o sistema de gestão, gerando suas conclusões e constatações.
  • Conhecimento específico sobre a natureza de operações ou local de trabalho que será auditado, permitindo uma avaliação objetiva dos processos, produtos, bens ou serviços que serão auditados.
  • Conhecimento de gestão de riscos, métodos e técnicas para o setor auditado, permitindo avaliar e controlar os riscos associados ao programa de auditoria.

A auditoria é um processo que verifica e valida se todas as atividades estão sendo bem desenvolvidas de acordo com os critérios estabelecidos. E você, AUDITOR, é chave essencial na promoção dessa análise precisa e cuidadosa.

Agora que você já sabe tudo sobre a PROFISSÃO AUDITOR, responda: quais das habilidades, conhecimentos e comportamentos listados e comentados acima você já possui e quais ainda precisa desenvolver?

Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar das informações acima. Abraço e sucesso!!

12 thoughts on

Profissão auditor: competências, atributos e conduta pessoal

  • Adriana Nodari

    Boa tarde João Paulo! Tudo bem? Gostei muito do seu artigo, tenho interesse nesta área, você poderia me indicar cursos para iniciar na formação de auditor? Agradeço…

    0
  • João Oliveira

    Maravilha esse texto. Tenho em meu histórico ao longo de mais de 17 anos de trabalho, mais de 500 auditorias presencial e a distância, no seguimento de frutas ( manga, uva, lima ácida e rizomas, mamão, manga, figo, pêssego, goiaba, maracujá, entre outras) e rizomas ( gengibre e inhame).

    0
  • Maria Beatriz Basílio de Andrade

    A partir da leitura desse artigo, muito bem escrito por sinal, pude perceber o quão importante a figura de um auditor para a melhoria e desempenho das empresas! Algo muito interessante que ficou na minha memória é que através da ISO9001 o auditor trará melhorias quanto aos processos, capacitará os colaboradores, fará o monitoramento dos ambientes, avaliarão a satisfação não somente dos clientes, mas dos colaboradores e fornecedores também. HAVERÁ UMA OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS COMO UM TODO! Achei magnifico é grandioso! A busca por uma maior credibilidade no mercado obriga as empresas a buscarem se certificarem! O auditor é elemento chave nesse processo!

    0
  • Ingrid de Oliveira

    Muito bom conhecer um pouco mais sobre as competências e habilidades que o profissional auditor deve desenvolver. Esse profissional é, com certeza, um elemento chave para a melhoria da gestão de processos e atividades das empresas.

    0
  • Angélica

    Ótimo artigo! Bastante esclarecedor. Auditoria é essencial para melhorar a qualidade de um serviço ou produto.

    0
  • Áurea Lopes

    Muito boa essa explicação do cargo Auditor. Ter conhecimento específico na área é importantíssimo mas realmente ser diplomático e colaborativo é um diferencial.

    0
  • Carlos Humberto da Silva Araujo

    Muito bom o artigo,
    Minha visão, a auditoria é em si fundamental para a organização de uma empresa, visto que seu resultado mostra a situação atual, melhorias e mudanças que podem ser tomadas para melhoria da eficiência e qualidade do serviço. É de grande valia, especialmente uma auditoria externa, a qual mostra com outros olhos, críticas e sugestões que passam desapercebido no dia a dia da empresa e contando, que a partir disso, pode-se desenvolver melhor para uma certificação e garantia de um bom serviço.

    Ainda estou desenvolvendo muitos atributos necessários para ser um auditor, especialmente conhecimentos específicos na área de atuação desejada.

    0
  • Thalyta Vasconcelos

    Texto bem esclarecedor quanto a importância dessa profissão que é a chave para que o sistema de gestão aconteça com a devida qualidade. Muito importante a leitura!!!

    0
  • Thaís Torres

    A ISO 19011 esclarece as diretrizes essenciais para o processo de auditoria. Trás habilidades, conhecimentos, comportamentos necessários para o auditor se desenvolver. Através deste artigo consigo ver a importância da conduta do auditor, bem como a avaliação constante de suas habilidades para contribuir com um bom resultado do processo.

    0
  • Amanda Almeida

    O Auditor sem dúvidas é um profissional muito importante em uma empresa! É ele a pessoa responsável por melhorar os processos e a qualidade. Execelente artigo!

    0
  • José Dias de Macêdo Neto

    É devido ao método analítico específico da auditoria que esse processo fornece mais competitividade para as empresas que o adotam. Portanto, o profissional auditor deve atuar com crivo perante as diversas dimensões inerentes à auditoria eficiente.

    0
  • Samara Braz

    Artigo bem explicativo. Não tinha conhecimento sobre o assunto e o texto esclareceu minhas dúvidas. A função de auditor requer muito conhecimento e competência. Para exercer essa atividade é muito importante artigos como esse.

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar