Os perigos da esponja de lavar louças

< 1 min leitura

Você já imaginou que uma simples esponja de lavar louça pode ser “abrigo” de bactérias como Escherichia coliStaphylococcus aureus, além de leveduras como Rhodotorula e fungos como AspergillusPenicillium e Cladosporium?  Recentemente um estudo realizado por estudantes da DeVry | Metrocamp identificou que todos estes microrganismos podem estar presentes neste utensílio encontrado em todas as casas.

No estudo, foram analisadas 18 esponjas, divididas em três grupos:

  • As sem data específica de início de uso e sem nenhum modo de higienização, que é o que ocorre na maioria das casas, e que apresentaram milhões de bactérias e fungos.
  • Utilizadas por apenas sete dias, conforme recomendação dos fabricantes. Apesar do menor tempo de uso, estas não apresentaram redução significativa de microrganismos.
  • As utilizadas por quinzes dias, higienizadas pelo menos uma vez ao dia ou de três em três dias após o uso. Considerando as mesmas condições de análise que as demais esponjas, estas apresentaram contagem total reduzida para cerca de 500 microrganismos, o que mostra a efetividade da higienização.

Veja dicas simples de como manter a sua esponja segura:

  • Deixe a esponja de molho em solução com 1 litro de água e duas colheres de água sanitária, por 10 minutos.
  • Ferva a esponja por 10 minutos.
  • Coloque a esponja no micro-ondas por 3 minutos
  • Sempre guarde a esponja seca.
  • Troque a esponja com frequência.

Aqui no blog já tratamos em outros posts dos perigos microbiológicos que podem estar presentes nas nossas cozinhas e nem imaginamos:

Fonte: https://www.devrybrasil.edu.br/metrocamp/noticias/esponjas-domesticas-sem-higienizacao-sao-foco-de-bacterias

3 thoughts on

Os perigos da esponja de lavar louças

  • Ana Cristina silva

    excelente matéria.

    0
  • diogo

    E alguem já ficou doente por isso? Creio que não, já que está em todas as casas e ninguem faz nenhum procedimento sequer de limpeza citado na matéria.

    0
  • isabel

    Boa tarde Diogo! Tudo bem ?

    Este post é mega importante e nem imaginamos quantas pessoas podem de fato ter adoecido em razão da esponja e outros utensílios em nossas cozinhas não estarem adequadamente higienizados.
    Esponjas são úmidas, nela ficam resíduos de alimentos, é um ambiente totalmente favorável ao crescimento de agentes nocivos à saúde! E quando contaminada vai levando de embrulho tudo que entra em contato!!
    Se a indústria de alimentos deve manter-se segura em cada uma de suas inúmeras etapas nossas cozinhas domesticas não devem ficar atrás!!

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar