Você já imaginou que uma simples esponja de lavar louça pode ser “abrigo” de bactérias como Escherichia coli, Staphylococcus aureus, além de leveduras como Rhodotorula e fungos como Aspergillus, Penicillium e Cladosporium? Recentemente um estudo realizado por estudantes da DeVry | Metrocamp identificou que todos estes microrganismos podem estar presentes neste utensílio encontrado em todas as casas.
No estudo, foram analisadas 18 esponjas, divididas em três grupos:
- As sem data específica de início de uso e sem nenhum modo de higienização, que é o que ocorre na maioria das casas, e que apresentaram milhões de bactérias e fungos.
- Utilizadas por apenas sete dias, conforme recomendação dos fabricantes. Apesar do menor tempo de uso, estas não apresentaram redução significativa de microrganismos.
- As utilizadas por quinzes dias, higienizadas pelo menos uma vez ao dia ou de três em três dias após o uso. Considerando as mesmas condições de análise que as demais esponjas, estas apresentaram contagem total reduzida para cerca de 500 microrganismos, o que mostra a efetividade da higienização.
Veja dicas simples de como manter a sua esponja segura:
- Deixe a esponja de molho em solução com 1 litro de água e duas colheres de água sanitária, por 10 minutos.
- Ferva a esponja por 10 minutos.
- Coloque a esponja no micro-ondas por 3 minutos
- Sempre guarde a esponja seca.
- Troque a esponja com frequência.
Aqui no blog já tratamos em outros posts dos perigos microbiológicos que podem estar presentes nas nossas cozinhas e nem imaginamos:
- Contaminação microbiológica e procedimentos de desinfecção de esponjas de cozinha usadas em serviços de alimentação
- 5 erros que cometemos na cozinha de casa e que são um tremendo risco para a saúde
- Os perigos do uso inadequado do pano de prato
- Troque o pano de prato a cada duas horas
Fonte: https://www.devrybrasil.edu.br/metrocamp/noticias/esponjas-domesticas-sem-higienizacao-sao-foco-de-bacterias
Ana Cristina silva
excelente matéria.
diogo
E alguem já ficou doente por isso? Creio que não, já que está em todas as casas e ninguem faz nenhum procedimento sequer de limpeza citado na matéria.
isabel
Boa tarde Diogo! Tudo bem ?
Este post é mega importante e nem imaginamos quantas pessoas podem de fato ter adoecido em razão da esponja e outros utensílios em nossas cozinhas não estarem adequadamente higienizados.
Esponjas são úmidas, nela ficam resíduos de alimentos, é um ambiente totalmente favorável ao crescimento de agentes nocivos à saúde! E quando contaminada vai levando de embrulho tudo que entra em contato!!
Se a indústria de alimentos deve manter-se segura em cada uma de suas inúmeras etapas nossas cozinhas domesticas não devem ficar atrás!!