Fato nº 3: A segurança de alimentos é uma preocupação global
A globalização da produção e do comércio de alimentos aumenta a probabilidade de incidentes internacionais envolvendo alimentos contaminados. Produtos e ingredientes alimentícios importados são comuns na maioria dos países. Sistemas de segurança de alimentos mais fortes nos países exportadores podem reforçar tanto a proteção da saúde pública localmente, quanto nas fronteiras com os demais países.
Fato nº 4: Doenças emergentes estão amarradas à produção de alimentos
Aproximadamente 75% de novas doenças infecciosas afetando as pessoas nos últimos 10 anos foram causadas por bactérias, vírus e outros patógenos que iniciaram em animais ou em produtos derivados de animais. Muitas destas doenças ocorrendo em humanos estão relacionadas ao manejo de animais domésticos ou silvestres infectados, durante a produção de alimentos – em mercados, feiras livres e nos abatedouros.
Fato nº 5: Minimizar o risco da Influenza aviária
A maior parte dos casos de gripe aviária (Influenza H5N1) em humanos ocorre através do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. Não há evidências de que a doença é transmitida aos humanos através do consumo de carne de aves devidamente cozida e manipulada. Para prevenir o risco de doenças transmitidas por aves:
- Separe carnes cruas dos demais alimentos
- Mantenha a higiene e lave sempre as suas mãos
- Cozinhe completamente (até que a carne atinja uma temperatura de 70ºC em todas as partes, sem apresentar coloração rosada)
http://www.who.int/features/factfiles/food_safety/en/index.html)