Movimento dos Profissionais de Cultura de Segurança de Alimentos: você conhece?

5 min leitura

Você já ouviu falar do Movimento dos Profissionais da Área de Cultura de Segurança de Alimentos?

Nesta semana tive o prazer de entrevistar o querido Marcus Vinícius Oliveira que é graduado em Tecnologia de Leite e Derivados e em Psicologia Organizacional. Marcus também é fundador da Liner Consultoria, ao lado de sua esposa, Telma Galle.

Há quase um ano Marcus me convidou para fazer parte do Movimento e desde então tenho aprendido muito nestes encontros. Gostaria de compartilhar um pouco desta jornada com vocês!

 


Marcus, por favor, conte como surgiu a ideia de organizar o Movimento dos Profissionais da Área de Cultura de Segurança de Alimentos?

A ideia surgiu após uma longa conversa informal sobre cultura para a segurança dos alimentos com o consultor Marcos Custódio. Na época ele sugeriu que pensássemos em fazer esta mesma conversa com mais pessoas participando. Diria, portanto, que a ideia original é mais do Marcos Custódio do que exatamente minha. O que eu fiz foi operacionalizar a sugestão que ele enunciou.

A concepção de Movimento dos profissionais da área de cultura de segurança dos alimentos ficou formalizada a partir do primeiro encontro, dada a aderência das pessoas e de suas participações, sendo importante frisar o que ficou basicamente constituído enquanto regra:

a)   É um movimento e não um grupo. Não existe exatamente a figura de um líder ou uma concepção hierárquica, mas um facilitador em cada encontro responsável pelo start do assunto, sendo que os caminhos de aprendizado a serem trilhados serão de acordo com os direcionamentos dos participantes. De certa maneira, é uma concepção de trabalho com grupos à la José Bleger e Pichon-Rivière, onde o conhecimento vai se consolidando via insights ao longo dos encontros, sem uma pauta fechada;

b)  Não possui número mínimo ou máximo de participantes e nem obrigatoriedade de presença em todos os encontros. Todos são bem-vindos dentro de suas disponibilidades e tempos;

c)  O tema precisa sempre estar apoiado em publicações ou artigos técnico-científicos para que tenha credibilidade.

Como funcionam os encontros? Qual a dinâmica e periodicidade?

Os encontros acontecem quinzenalmente às terças-feiras das 19h00h às 20h30h.

Sempre funcionam a partir de uma pauta de trabalho divulgada momentos antes do encontro. Por premissa, estas pautas de trabalho usam como base, mas não se restringem a ele, o guia publicado pelo GFSI em 2018. Talvez este seja o ponto principal: não se restringir ao Guia publicado em 2018 ou às referências bibliográficas ali citadas.

Quem são os participantes?

Todos os profissionais da área de alimentos e bebidas que estejam envolvidos ou interessados no tema cultura para a segurança dos alimentos. Não se exige nenhum pré-requisito, além do interesse legítimo ou momentâneo para falar sobre este tema.

Qual o objetivo do trabalho? 

Existem dois grandes direcionamentos:

a)    Ser um local de insights que funcione como um respiradouro para que os profissionais possam trazer os temas, as frustrações, as vivências etc. sem muitas proteções. Ou seja, é um espaço para que exista um diálogo dentro das realidades vivenciadas pelos profissionais. E a partir destes diálogos construirmos aprendizados. É preciso compreender as vivências da cultura organizacional e seus efeitos na segurança dos alimentos à luz de um embasamento com referências bibliográficas para que as práticas sejam consolidadas e possam ser repetidas com o mínimo de eficiência.

b)   Ser um espaço de produção real de artigos, livros e seminários. Este segundo ponto está em construção, apesar de termos a organização de um workshop em curso. Creio que este segundo movimento exija maior confiança e conhecimento consolidado para além dos aspectos relacionados à gestão da segurança dos alimentos. Grande parte dos profissionais possui a concepção da cultura para a segurança dos alimentos como um constructo onde existe uma parte técnica e uma parte comportamental e que ambas as partes pudessem ser isoladas entre si. É uma concepção válida e, de certa forma, simplista. Por ser simplista, em si, carrega nas entrelinhas, que a tal parte comportamental se institui por uma prática sem um grande arcabouço teórico. Nos encontros, esta concepção de cultura organizacional é ampliada à luz da Administração de Empresas, Psicologia, Antropologia, da diferença entre qualidade e segurança dos alimentos, sendo possível questionar, inclusive, as formulações do próprio Frank Yiannas e o quanto são efetivamente sustentáveis em seus aspectos teóricos.

Como você vê o desenvolvimento de estudos sobre maturidade de cultura de alimentos dentro de empresas?

Cultura é tempo presente, sempre em construção. Durante os trabalhos de avaliação, o volume de observações é muito grande, geram conclusões para verificar se estímulos intencionais da liderança fazem sentido. Esta uma é das maiores dificuldades para os consultores, pois não há um modelo e resposta esperada. O exercício em conjunto gera vínculo (diferentemente de conexão que se dá entre máquinas) e quando a Cultura não está a serviço das mudanças naturais e das evoluções dos hábitos, principalmente urbanos, provavelmente os resultados não serão os esperados.

O que se mede é a gestão, a efetividade das ações de treinamento e o nível de engajamento enquanto motivação ou predisposição para efetuar o trabalho conforme os padrões estabelecidos. Está baseada em processos, que têm entradas e saídas conhecidas e que podem ser controladas. Em contrapartida, a cultura é anterior à gestão, é concebida pela construção histórica da ordenação e percepção dos fatos, dos estímulos, dos hábitos, dos valores, dos princípios, das intercorrências, dos compassos e descompassos etc. que, posteriormente, são organizados através da linguagem social e científica em seus aspectos racionais-cognitivos e, sobretudo, afetivos.

Por isto, a importância de ter um psicólogo ou um profissional da área de ciências humanas durante os encontros do MOVIMENTO para avaliar como essas elaborações do grupo e como são ou podem ser trabalhadas dentro das empresas. Isto quer dizer que nem sempre, mesmo com padronização de processos e controle dos estímulos, conseguiremos os resultados esperados, pois são pessoas e é muito complexo predizer suas formas de percepções, foco de atenção, elaboração cognitiva e afetiva dos fatos que geram seus comportamentos.

Como você entende que seja possível introjetar a Cultura de Segurança de alimentos, para que haja engajamento nas questões de comportamento entre os manipuladores de alimentos?

Precisa-se avaliar os movimentos das percepções coletivas e como elas se organizaram historicamente naquele contexto organizacional. Isto significa compreender a linguagem organizacional para identificar princípios, valores, crenças e comportamentos em suas percepções da realidade versus seu caráter ideológico. Atualmente existe um foco muito específico no indivíduo e seu comportamento, como se este indivíduo não fosse um ser social, mas um ser humano em si mesmo.

Este pensamento faz com que se crie uma enorme atomização das pessoas e uma ruptura dos relacionamentos, travestidas em uma linguagem sobre liderança, influenciadores e empoderamento que mais nos isola do que nos faz, historicamente, crescermos enquanto coletividade. Lembrando que coletividade é uma manifestação física corporal e não uma representação virtual.

Nesta área, os termos e conceitos científicos estão misturados como a linguagem do senso comum e quando perdemos o conceito também perdemos o senso crítico da realidade. E quando digo perder o senso crítico da realidade é aprisionar a realidade a uma representação que caiba em meu desejo individual. Isto só funciona no contexto virtual, por isso o perigo das frustrações e ampliações dos níveis de ansiedades.

Esta é das maiores dificuldades para os consultores, pois não há um modelo e resposta esperada. A Cultura precisa da preocupação do cuidar, para gerar laços afetivos, o que é diferente de controlar. Cultura envolve seres vivos e seus relacionamentos, as organizações têm que ter e apurar este olhar humano para além de seus processos de gestão. 

Ficou interessado? Quer saber mais sobre como participar deste movimento?  Qualquer profissional da área de alimentos que se interesse pelo tema de cultura para segurança dos alimentos pode participar. Para começar é necessário fazer sua inscrição através do e-mail cursos@linerconsultoria.com.br. Você receberá um convite para a próxima reunião por e-mail!

Junte-se a nós neste movimento em prol da saúde pública!

2 thoughts on

Movimento dos Profissionais de Cultura de Segurança de Alimentos: você conhece?

  • Marcelo Makoto

    Participo dos encontros do grupo, sempre que consigo, e é um local de muitos aprendizados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar