Independente do sistema de gestão adotado por uma empresa de qualquer ramo, é de consenso geral que uma das ferramentas mais importantes para garantir a uniformidade do sistema consiste na comunicação, pensando desde objetivos da empresa, diretrizes, a procedimentos e atividades a serem executadas.
Quando falamos em processos produtivos, as instruções de trabalho sempre foram consideradas um dos meios mais eficazes para garantir a padronização de processos, monitoramentos, composições entre outros.
Em processos iniciais que envolvem a pesagem e pré mistura dos materiais não é raro encontrar as formulações descritas em instruções de trabalho específicas e disponíveis na área, mas também não é incomum encontrar quem defenda que essa divulgação de informações pode colocar em risco segredos industriais, como formulações de produtos.
Desta forma, durante uma auditoria, enquanto checava o conhecimento de um colaborador da área de pesagem a respeito da política de qualidade e segurança de alimentos, verifiquei que não havia instruções disponíveis na área.
Ao ser questionado a respeito da metodologia de mistura, o colaborador estendeu sua mão, apontando para algumas anotações feitas com caneta na palma de sua mão. Quando questionado a respeito das anotações, o líder da área alertou que desta forma, além do colaborador ter acesso às informações, haveria proteção dos segredos industriais, uma vez que até ao final do dia, contando as lavagens de mãos que o colaborador realizaria, as informações teriam sido consumidas pela água e sabonete.
Me coloquei em uma posição entre pedir a validação do número de lavagens de mãos até o desaparecimento das informações e o absurdo desta medida de controle, que não só induzia ao erro e contrariava as regras de controle de documentos, como colocava os colaboradores numa posição de não confiança por parte da empresa.
E você, o que faria diante dessa justificativa para segurança de informações?
DIEISON WILLIAM DA ROSA
NÃO SEI O PORTE DA REFERIDA EMPRESA, MAS EM PEQUENAS EMPRESAS PRINCIPALMENTE PADARIAS É MAIS FÁCIL DE ENCONTRAR ESTE TIPO DE SITUAÇÃO. SE A INFORMAÇÃO É ASSIM TÃO SIGILOSA, ELES AINDA ASSIM PODERIAM TER AS INFORMAÇÕES NA FORMA DIGITAL, SENDO CONFIGURADO PARA NÃO SER POSSÍVEL CÓPIA E IMPRESSÃO. TAMBÉM PODERIA SER POSTO ACESSO RESTRITO COM SENHA…QUALQUER TI PODE FAZER ISSO.SE A INFORMAÇÃO É SIGILOSA TEM IMPORTÂNCIA E SE NÃO TEM PADRÃO, PODE TER ERRO E IMPACTAR NO PRODUTO.
Aline Cabral
Concordo com o Dieison, eu como auditora orientaria a não realizar este registro, e sugeriria recorrer a Tecnologia da Informação para auxiliar nos processo de registros destas informações.