Onde buscar informações sobre fraudes em alimentos? Quando vamos iniciar ou atualizar um programa de food fraud, podemos ter dúvidas ou dificuldades na busca de informações sobre casos de fraude de alimentos. Primeiramente, um programa de food fraud eficaz deve ser capaz de prevenir situações/ocorrências de fraude alimentar em sua organização. Para desenvolver tal programa, deve-se primeiramente estabelecer uma equipe que irá conduzir, com uma determinada frequência, avaliações sobre suas vulnerabilidades e os riscos de possível fraude alimentar. Este time irá também propor ações de mitigação, assim como o método de monitoramento e verificação destas medidas de controle contra as fraudes consideradas.
A fraude alimentar pode ser definida como alterações intencionais nos alimentos com finalidade de obtenção de ganho financeiro pela empresa que executa a fraude. Podemos classificar em alguns tipos:
- Diluição: processo de mistura de um ingrediente de menor valor agregado a um outro de maior valor para aumento de volume e quantidade.
- Ocultação: encobrimento da baixa qualidade de um determinado produto;
- Falsificação: processo de cópia do nome da marca, embalagem, receita, ou método de processamento. Apropriação indevida da marca;
- Rotulagem enganosa: declaração de informações falsas, que possam induzir o consumidor a compra de um determinado produto por determinada informação, característica ou localidade falsa;
- Transbordo ou mascaramento de origem: refere-se a falsa declaração de origem geográfica;
- Roubo e venda: refere-se a situações em que um alimento, após roubado, é introduzido no comércio através de meios não oficiais.
No Esquema FSSC22000, o requisito 2.5.4 Mitigação da Fraude Alimentar especifica que a organização deve ter um procedimento documentado em vigor para:
a) Realizar uma avaliação de vulnerabilidade de fraude alimentar para identificar e avaliar as potenciais vulnerabilidades;
b) Desenvolver e implementar medidas de mitigação para ameaças significativas.
Diante de um mundo globalizado na cadeia de suprimentos, as empresas devem ter atenção sobre suas potenciais vulnerabilidades de fraude alimentar em nível mundial. Deve-se considerar toda a cadeia de fornecedores envolvidos no processo (matéria-prima, insumos, embalagens, etc). Para isso fizemos uma lista de sites onde é possível fazer pesquisas sobre os casos de fraude alimentar identificadas no Brasil e em todo o mundo:
Brasil
MAPA – O site do Ministério Agricultura Pecuária e Abastecimento publica notificações de fraude
ANVISA- O site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária publica notificações de fraude
Estado Unidos da América – Site FDA (Food & Drug Administration)
https://www.fda.gov/food/compliance-enforcement-food/economically-motivated-adulteration-food-fraud
Canadá – Relatório Anual de fraude alimentar
União Europeia – Relatório Mensal sobre casos de fraude alimentar
https://knowledge4policy.ec.europa.eu/food-fraud-quality/monthly-food-fraud-summary-reports_en
África – Site Food Safety África publica notícia sobre casos identificados de fraude alimentar
https://www.foodsafetyafrica.net/
Ásia – Site Food Navigator-Asia publica notícia sobre casos identificados de fraude alimentar
Leia também:
Referências sobre Food Defense, Food Fraud e Cultura de Segurança de Alimentos
Food fraud e food defense: como realizar uma boa avaliação