O Guia de controle de Salmonela em Alimentos de baixa umidade, de autoria do GMA-SAFE é uma das referências mais importantes de boas práticas para a indústria de alimentos visando mitigar este patógeno. Numa iniciativa totalmente colaborativa, um grupo de dedicados voluntários realizou a tradução livre em português para compartilhar aqui no Food Safety Brazil,
Já sabemos que a salmonela se adapta se torna uma “superbactéria” em ambientes secos. Segundo o guia, para minimizar o risco de contaminação por salmonela, os sete elementos a seguir podem ser aplicados para controlá-la em produtos de baixa umidade:
1.Prevenir a entrada ou disseminação de Salmonela na instalação de processamento.
2.Melhorar o rigor das práticas de higiene e controles na Zona Primária de Controle de salmonela (ZPCS) (do inglês, Primary Salmonella Control Area (PSCA))
3. Aplicar princípios de projeto sanitário no desenho de edifícios e equipamentos
4. Prevenir ou minimizar o crescimento de salmonela dentro das instalações.
5. Estabelecer um programa de controle de ingredientes/matérias-primas.
6. Validar medidas de controle para inativação de salmonela
7. Estabelecer procedimentos de verificação dos controles de salmonela e ações corretivas.
Ou guia oferece uma rica revisão bibliográfica focada na realidade dos alimentos secos, além de referências técnico-científicas para parâmetros, explicação de cada um dos sete elementos de controle e benchmarking com as práticas comuns nas indústrias.
Conheça esta referência super útil, agora no conforto deste idioma, graças ao trabalho de pessoas que quiseram fazer diferença na nova seção que estamos inaugurando no blog: Traduções.
Clique AQUI e boa leitura!
Pingback:
Luccas Paiva de Farias
Venho aqui dividir com vcs minha satisfação e orgulho de ver ações benéficas e proativas da entidade .
Publicamente desejo colocar minha empresa para apoiar no que for necessário para a continuidade e expansão desse trabalho da Associação.
Atenciosamente
Luccas Farias
Foodtech Preciatti Segurança Alimentar