Um bom controle de pragas é fundamental em uma indústria de alimentos e como o próprio nome já diz, controle é a resposta, ou seja, tão importante quanto você ter todas as medidas possíveis como armadilhas, placas adesivas, químicos, desinsetizações, é ter também uma boa interpretação de dados e um histórico de ocorrências.
Quando avaliamos os dados, podemos fazer correlações das pragas com as estações do ano, em qual época do ano há mais incidência para um determinado inseto, se temos uma área dando sinais de alerta sobre um início de infestação.
Através de informações numéricas, também é possível identificar qual a praga de maior incidência e direcionar medidas corretivas mais assertivas. Consequentemente você também pode avaliar se os resultados finais foram efetivos e o risco da presença da praga foi controlado.
Compartilho um dashboard para análise dessa tendência de pragas ao longo do ano. Com essa planilha é possível estratificar a quantidade por praga, os períodos e estações do ano, analisar a tendência por praga de forma individual e indicar as áreas de ocorrência.
Baixe o arquivo clicando aqui: KPIPRAGAS
Compartilhe conosco suas experiências após a utilização.
Everton Santos da Silva
Ótimo assunto André! Muitas empresas pagam pelo serviço de dados e não o aproveitam 100%. O avistamento de pragas é mega importante. A reincidência de consumo ou mofo também. Pode indicar infestações, acessos ou até mesmo armadilha em local inadequado.
Mário Filipi
Estou amplamente de acordo com um sistema de monitoramento e registro num programa de Controle Integrado de Pragas e o faço quando implemento um programa desses em meus clientes, com apresentação de relatórios mensais mostrando não só os números absolutos mas também avaliando estatisticamente os dados apresentados e sua significância dentro do programa. Faça reuniões periódicas com o gestor do seu contrato pois esses dados devem ser avaliados em conjunto com o profissional especialista em Controle de Pragas que é quem poderá interpretar de forma mais eficiente esses dados e propor ações mais assertivas. Se sua empresa contratada não é capaz de fazê-lo, troque de empresa.
Pingback: