A FSSC divulgou em seu site informações sobre o processo de atualização do esquema de certificação da atual versão 4.1 para a versão 5. As principais razões para mudanças na nova versão da FSSC 22000 v.5 são:
– Publicação do novo padrão ISO 22000: 2018
– Inclusão da lista de decisões do Conselho de Partes Interessadas
– Conformidade com os requisitos da GFSI
– Processo de melhoria contínua
A seguir algumas informações importantes que foram divulgadas:
– O novo esquema (versão 5) será publicado em maio de 2019;
– As auditorias na versão 4.1 só poderão ser feitas até 31/12/2019;
– As auditorias para atualização do certificado deverão ocorrer entre 01/01/2020 até 31/12/2020;
– Certificados da versão 4.1 serão válidos até 29/06/2021;
– Serão mantidas as Fases 1 e 2 da auditoria;
– Não haverá alteração no tempo de auditoria (leia mais sobre tempo de auditoria neste post).
Organismos de certificação (OC)
A publicação trouxe informações importantes para os Organismos de Certificação, que terão até 31/12/2019 para atualizar o escopo. Caso o prazo não seja atendido deverão informar a Fundação. Todo o pessoal envolvido no processo de certificação deverá receber treinamento na versão 5 do esquema.
Os auditores deverão passar por uma requalificação. Serão válidos como evidências registro do treinamento incluindo um exame. O conteúdo deverá conter:
– Requisitos padrão da ISO 22000: 2018
– Requisitos adicionais do FSSC 22000 v.5 (consulte a Parte II dos requisitos do esquema)
– Novos auditores: o OC deve seguir os requisitos descritos no Esquema FSSC 22000 v.5 para qualificação de auditor.
Organismo de Acreditação
Também foram definidos requisitos para os organismos de acreditação. Estes deverão avaliar se todos os requisitos da versão 5 foram incluídos no sistema de gerenciamento dos organismos de acreditação, se o pessoal envolvido foi treinado e auditores qualificados. As deficiências identificadas no sistema de gestão deverão ser tratadas em plano de ação.
Organizações de treinamento
Já as Organizações de treinamento licenciadas pela Fundação FSSC só poderão oferecer treinamentos do novo esquema após a publicação do mesmo em maio/2019, antes disto somente pode ser oferecida a versão vigente (4.1).
Veja o comunicado completo no link:
Helena
Bom dia, qual será o impacto causado para as industrias de embalagens nessa nova versão 5.
Juliana Levorato
Olá Helena,
Ainda não é possível dizer qual o impacto, pois a atualização do esquema (versão 5) será divulgada apenas em maio/2019. Por enquanto a FSSC só divulgou informações mais genéricas.
Continue acompanhando as novidades aqui no blog.
Abraço
Marco Antonio Felizardo
Há alguma informação sobre a publicação da versão 5.0?
Juliana Levorato
Olá Marco,
A FSSC ainda não divulgou a atualização que estava prevista para maio. Continue nos acompanhando, assim que sair a atualização será divulgada aqui no Blog.
Abraço
Jaqueline
Bom dia. A empresa que quer certificar ainda em 2019 poderá usar a versão ISO22000:2018 com a versão 4.1 ainda? Tive informação que deveremos esperar a 5.0 em 01/2020.
abraço.
Neil
Trabalho com matéria prima para fabricação de embalagem para alimentos, tenho implementadas sistemas de BPF (Boas Práticas de Fabricação) e APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) dede 2002 objetivando atender os clientes da indústria de alimentos que utilizarem nosso produto nas suas embalagens. Estou com a intenção de obter certificação para um dos padrões reconhecidos pela Global Food Safety Initiative (GFSI) ainda deste ano (2019). No Brasil identifiquei que as certificações FSSC22000 ou BRC estão os mais acessíveis para fornecedores de matéria prima para a indústria de embalagem devida a disponibilidade de entidades de certificação que trabalham com estas certificações. Procuro entender quais destas cerificações seria mais apropriada para matéria prima fornecidas aos fabricantes de embalagem? Se for a FSSC22000, precisa certificar na versão 4.1 se a certificação for em 2019?
Etiquetas
Teremos novas dentro das novas legislações em 2020? Fiquei encantado com o post
Ana Lucia
Etibrasil