Anúncios

Dinâmicas para uso em treinamentos de Boas Práticas

3 min leitura

Independentemente do seu tamanho, todas as empresas de alimentos, bebidas, embalagens e ingredientes alimentícios devem ministrar treinamentos frequentes em Boas Práticas de Fabricação.

Muitas vezes, inclusive, nos deparamos com os mesmos assuntos a serem abordados, para os mesmos colaboradores. Então nos perguntamos: o que fazer para tornar este assunto mais leve, didático e fixar melhor os conceitos? Pensando nisto, preparei uma lista com algumas técnicas e dinâmicas que uso em meus treinamentos. Algumas, talvez, não sejam novidade para muitos leitores, mas é justamente a troca de experiências e ideias que aviva a nossa criatividade. Vamos lá?

Dinâmica da tinta guache: esta é clássica para o treinamento sobre a higienização das mãos! Muito simples de ser feita e também muito engraçada, esta dinâmica precisa apenas de uma tinta guache e de dois voluntários. Um voluntário fechará os olhos do colega que terá de lavar as mãos com o “sabonete” que o facilitador colocará em suas mãos, sem saber que, na verdade, o “sabonete” é a própria tinta.

Ao “higienizar” as mãos com o “sabonete”, a tinta marcará as partes onde o funcionário realmente lavou as mãos e deixará de marcar onde houve a ausência da lavagem. Esta atividade ilustra muito bem as partes das mãos mais esquecidas durante e higienização.

Dinâmica da touca: quem ministra o treinamento também tem que entrar na dança! Essa dinâmica é realizada com a apresentação pelo facilitador dos modos incorretos do uso da touca de proteção dos cabelos. Pode ser apresentado o modo duende, no qual as orelhas ficam para fora, o modo sedução, quando a franja fica para fora da touca, o modo artista do programa de culinária da TV, no qual somente o topo da cabeça é coberto pela touca deixando todo o cabelo para fora (pasmem, isso acontece de verdade! Não posso expor aqui o nome do artista, mas em uma breve pesquisa na internet, você encontrará esse case recente). Esta dinâmica é engraçada e os participantes fixam o conteúdo do modo correto de usar a touca ao se lembrarem de você fazendo o jeito errado de um modo engraçado, mas que conscientize sobre os riscos.

Dinâmica da cola glitter: esta é uma das minhas favoritas pois acaba muitas vezes chocando os participantes. Os materiais para a dinâmica são: cola com glitter (aquelas usadas em trabalhos infantis), placa de altileno (apara-cortes), luvas descartáveis, faca e bombom.

O facilitador deve vestir as luvas descartáveis falando aos participantes que agora será apresentado o modo de manipulação do bombom. Sem que os participantes notem, o facilitador deve colocar um pouco de cola com glitter nas mãos. O facilitador simula um espirro, protegendo o nariz e boca com as mãos. Após o espirro deve esfregar uma mão na outra e dizer: “vamos ao trabalho!”. As mãos cheias do glitter devem ser mostradas aos participantes. Nesse momento o facilitador deve pegar a placa de altileno, abrir o bombom, cortar o bombom com a faca e oferecer aos participantes, sugerindo que comam o bombom. O objetivo é que todo o glitter da cola se espalhe para os demais materiais (placa de altileno, faca e bombom) alertando os participantes de que, ao espirrar de modo incorreto ou tocar em algo contaminado, as mãos são o veiculo que propaga a contaminação.

Vídeos: vídeos de surtos alimentares são facilmente encontrados na internet e ajudam muito nos treinamentos de Boas Práticas. Muitas vezes, por tratarem de surtos que causaram doenças graves ou até levaram pessoas à óbito, os vídeos ajudam o facilitador a tocar os participantes quanto à importância e seriedade das Boas Práticas de Fabricação.

E você, caro leitor? Tem alguma dinâmica para compartilhar conosco? Para mim será de grande valia receber suas ideias, afinal é compartilhando experiências e informações que chegaremos mais longe.

26 thoughts on

Dinâmicas para uso em treinamentos de Boas Práticas

  • Vanessa

    Achei ótimo o conteúdo, pode me informar alguns vídeos? Obrigada

    0
  • Jo

    Nossa amei a matéria, estava precisando de algumas ideias de dinâmicas diferentes, vou aplica-las, com certeza será um sucesso!!! Eu faço tbm uma dinâmica sobre a importância da identificação do produto, pego potinhos, em média 5 e coloco pó na cor branca tipo sal, açúcar, sanitizante de hortifruti,farinha de trigo, amido de milho e os identifico com números e dou aos participantes para adivinharem o que é sem abrir os potinhos. Depois de os participantes terem identificado o q acham que é, aí mostro para eles se acertaram ou não. Essa dinâmica é muito legal, pois incentiva a identificação do produto após aberto ou retirado da sua embalagem original!! Espero ter ajudado com mais uma dinâmica para darmos em treinamentos.

    0
    • Everton Santos

      Genial ! Obrigado pela dica !

      0
    • Cristina

      Sobre esta dinâmica do pó, é importante frisar sobre a identificação obrigatória dos produtos que são transferidos de recipientes, pois já tive um caso de uma funcionária que colocou sanitizante em açucareiro e a mesma adoçou sua bebida equivocadamente com o sanitizante.

      0
    • Edneide

      Gostei muito! Obrigada por dividir

      0
  • Izabel Francilene Gonzaga de Souza

    Gostei muito, bem explicado.

    0
  • Izabel Francilene Gonzaga de Souza

    Gostei muito, bem explicado. Todos os assuntos são de extrema importância.

    0
  • Adriana Nodari

    Gostei da dinâmica do gliter! Ótima ideia! Parabéns!

    0
  • Sammia de Oliveira Serqueira

    Também adorei as dicas das dinâmicas!
    Se puder me encaminhar o link de alguns vídeos, agradeço.
    E-mail: sammiarj@hotmail.com
    Obrigada!

    0
  • Eliza

    Adorei as dicas sobre as dinâmicas durante o treinamento poderia indicar os videos com links?

    0
  • Elaine

    Olá, gostei muito do conteúdo é uma maneira de ficar bem explicado e fixado. Gostaria de saber sobre o uso de máscara, pois muitas das vezes somos questionados sobre o uso delas. Alguns dizem que não é mais necessário, pois pode o profissional com seu suor contaminar ainda mais. Outros já dizem q é de extrema importância e deve ser trocada várias vezes ao dia. O que seria o correto?

    0
  • Everton Santos

    Adorei as dicas !

    Eu estou pensando em testar uma semelhante a dinâmica de tinta:

    Em algumas empresas as torneiras de fechamento automático são acionadas com as mãos (aqui onde aplico treinamento é) e orientamos eles a acionarem com o cotovelo para enxaguar. Gostaria de usar a tinta para sujar as mãos deles, consequentemente a torneira e quem acionar para enxaguar com as mãos ficará com as mãos sujas e quem acionar com o cotovelo ficará com o cotovelo sujo …

    0
  • Hingrid Nunes Daré

    Adorei as dinâmicas!!!
    Pena que ainda não consigo fazer esses treinamentos na minha empresa, mas gostaria muito.
    Muito bom mesmo!

    0
  • Thais

    Boas Dicas!
    Tem também a dinâmica da purpurina, escolher de 2 a 3 tipos de cores de gliter, e a mesma quantidade de voluntários. Colocar uma pequena quantidade nas mãos de cada um, com cores diferentes, depois faça com que eles se cumprimentem, as cores ficarão misturadas, e assim explicar a importância da higienização das mãos, pois o gliter representa a quantidade de bactérias que carregamos.
    Cores das Tábuas de corte: pegar cartolinas nas cores das tábuas de corte e fazer com que os funcionários colem os respectivos alimentos que devem ser manipulados na cor de tábua correta. Ex: verde=legumes, vermelha=carne, etc.

    0
  • maristela guarizo

    Adorei, envie links….

    0
  • Luanna Müller

    Bom Dia!
    Assim como todos os comentários citados. Matéria excelente de ser lida. Parabéns e peço também algumas referência de vídeos para aplicar em treinamento.

    luanna_muller@hotmail.com

    0
  • Michelle Santos

    Dinâmicas interessantes!

    0
  • Rosemary

    Muito boa as dinâmicas, estava justamente procurando uma forma de treinamento diferente. Parabéns!

    0
  • Jorge Luis Felix de Sousa

    Achei ótimo todo conteúdo! Obrigada…!

    0
  • Carolina Martins Erhardt

    Adorei!! Fico muito agradecida por compartilhares conosco! Coloquei em prática algumas dicas e o resultado foi ótimo! Muito obrigada e parabéns!

    0
  • Edneide

    Ótimo! Agradecemos por compartilhar. Parabéns!

    0
  • Erika Rodrigues dos Santos

    Que matéria excelente! Amo esse blog e todo conteúdo riquíssimo daqui.

    0
  • Dayse Cristina Tavares

    Gostei muito e gostaria de receber os vídeos via emaill.
    Alguém tem algo específico para treinamento de ética de colaboradores de cozinha?

    0
  • Marcela Bandeira

    Mt boa a matéria. Estou pensando em uma dinamica, mas nao coloquei em pratica. Colocar um boneco modelo d loja c barba e colar. Daí pedir a ajuda d um voluntario p arrumar aquele boneco (que seria o manipulador) p entrar em sua area d trabalho. Daí observar junto c outros o q está certo ou errado e o que falta para ele ficar d acordo c as normas da legislaçao.

    0
  • Ana Elisa Loango

    Olá, obrigada pelas dicas das dinâmicas, vou aplicá-las com certeza. Caso tenha disponível opções de vídeos relacionados ao tema de boas práticas agradeço se puder enviar – analoango@gmail.com

    0
  • FABIANE LODI

    Oi. Adoreia as dinâmicas e gostaria de receber mais vídeos de alimentos e manipulação.

    Obrigada

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar