Independentemente do seu tamanho, todas as empresas de alimentos, bebidas, embalagens e ingredientes alimentícios devem ministrar treinamentos frequentes em Boas Práticas de Fabricação.
Muitas vezes, inclusive, nos deparamos com os mesmos assuntos a serem abordados, para os mesmos colaboradores. Então nos perguntamos: o que fazer para tornar este assunto mais leve, didático e fixar melhor os conceitos? Pensando nisto, preparei uma lista com algumas técnicas e dinâmicas que uso em meus treinamentos. Algumas, talvez, não sejam novidade para muitos leitores, mas é justamente a troca de experiências e ideias que aviva a nossa criatividade. Vamos lá?
Dinâmica da tinta guache: esta é clássica para o treinamento sobre a higienização das mãos! Muito simples de ser feita e também muito engraçada, esta dinâmica precisa apenas de uma tinta guache e de dois voluntários. Um voluntário fechará os olhos do colega que terá de lavar as mãos com o “sabonete” que o facilitador colocará em suas mãos, sem saber que, na verdade, o “sabonete” é a própria tinta.
Ao “higienizar” as mãos com o “sabonete”, a tinta marcará as partes onde o funcionário realmente lavou as mãos e deixará de marcar onde houve a ausência da lavagem. Esta atividade ilustra muito bem as partes das mãos mais esquecidas durante e higienização.
Dinâmica da touca: quem ministra o treinamento também tem que entrar na dança! Essa dinâmica é realizada com a apresentação pelo facilitador dos modos incorretos do uso da touca de proteção dos cabelos. Pode ser apresentado o modo duende, no qual as orelhas ficam para fora, o modo sedução, quando a franja fica para fora da touca, o modo artista do programa de culinária da TV, no qual somente o topo da cabeça é coberto pela touca deixando todo o cabelo para fora (pasmem, isso acontece de verdade! Não posso expor aqui o nome do artista, mas em uma breve pesquisa na internet, você encontrará esse case recente). Esta dinâmica é engraçada e os participantes fixam o conteúdo do modo correto de usar a touca ao se lembrarem de você fazendo o jeito errado de um modo engraçado, mas que conscientize sobre os riscos.
Dinâmica da cola glitter: esta é uma das minhas favoritas pois acaba muitas vezes chocando os participantes. Os materiais para a dinâmica são: cola com glitter (aquelas usadas em trabalhos infantis), placa de altileno (apara-cortes), luvas descartáveis, faca e bombom.
O facilitador deve vestir as luvas descartáveis falando aos participantes que agora será apresentado o modo de manipulação do bombom. Sem que os participantes notem, o facilitador deve colocar um pouco de cola com glitter nas mãos. O facilitador simula um espirro, protegendo o nariz e boca com as mãos. Após o espirro deve esfregar uma mão na outra e dizer: “vamos ao trabalho!”. As mãos cheias do glitter devem ser mostradas aos participantes. Nesse momento o facilitador deve pegar a placa de altileno, abrir o bombom, cortar o bombom com a faca e oferecer aos participantes, sugerindo que comam o bombom. O objetivo é que todo o glitter da cola se espalhe para os demais materiais (placa de altileno, faca e bombom) alertando os participantes de que, ao espirrar de modo incorreto ou tocar em algo contaminado, as mãos são o veiculo que propaga a contaminação.
Vídeos: vídeos de surtos alimentares são facilmente encontrados na internet e ajudam muito nos treinamentos de Boas Práticas. Muitas vezes, por tratarem de surtos que causaram doenças graves ou até levaram pessoas à óbito, os vídeos ajudam o facilitador a tocar os participantes quanto à importância e seriedade das Boas Práticas de Fabricação.
E você, caro leitor? Tem alguma dinâmica para compartilhar conosco? Para mim será de grande valia receber suas ideias, afinal é compartilhando experiências e informações que chegaremos mais longe.
Vanessa
Achei ótimo o conteúdo, pode me informar alguns vídeos? Obrigada
Jo
Nossa amei a matéria, estava precisando de algumas ideias de dinâmicas diferentes, vou aplica-las, com certeza será um sucesso!!! Eu faço tbm uma dinâmica sobre a importância da identificação do produto, pego potinhos, em média 5 e coloco pó na cor branca tipo sal, açúcar, sanitizante de hortifruti,farinha de trigo, amido de milho e os identifico com números e dou aos participantes para adivinharem o que é sem abrir os potinhos. Depois de os participantes terem identificado o q acham que é, aí mostro para eles se acertaram ou não. Essa dinâmica é muito legal, pois incentiva a identificação do produto após aberto ou retirado da sua embalagem original!! Espero ter ajudado com mais uma dinâmica para darmos em treinamentos.
Everton Santos
Genial ! Obrigado pela dica !
Cristina
Sobre esta dinâmica do pó, é importante frisar sobre a identificação obrigatória dos produtos que são transferidos de recipientes, pois já tive um caso de uma funcionária que colocou sanitizante em açucareiro e a mesma adoçou sua bebida equivocadamente com o sanitizante.
Edneide
Gostei muito! Obrigada por dividir
Izabel Francilene Gonzaga de Souza
Gostei muito, bem explicado.
Izabel Francilene Gonzaga de Souza
Gostei muito, bem explicado. Todos os assuntos são de extrema importância.
Adriana Nodari
Gostei da dinâmica do gliter! Ótima ideia! Parabéns!
Sammia de Oliveira Serqueira
Também adorei as dicas das dinâmicas!
Se puder me encaminhar o link de alguns vídeos, agradeço.
E-mail: sammiarj@hotmail.com
Obrigada!
Eliza
Adorei as dicas sobre as dinâmicas durante o treinamento poderia indicar os videos com links?
Elaine
Olá, gostei muito do conteúdo é uma maneira de ficar bem explicado e fixado. Gostaria de saber sobre o uso de máscara, pois muitas das vezes somos questionados sobre o uso delas. Alguns dizem que não é mais necessário, pois pode o profissional com seu suor contaminar ainda mais. Outros já dizem q é de extrema importância e deve ser trocada várias vezes ao dia. O que seria o correto?
Everton Santos
Adorei as dicas !
Eu estou pensando em testar uma semelhante a dinâmica de tinta:
Em algumas empresas as torneiras de fechamento automático são acionadas com as mãos (aqui onde aplico treinamento é) e orientamos eles a acionarem com o cotovelo para enxaguar. Gostaria de usar a tinta para sujar as mãos deles, consequentemente a torneira e quem acionar para enxaguar com as mãos ficará com as mãos sujas e quem acionar com o cotovelo ficará com o cotovelo sujo …
Hingrid Nunes Daré
Adorei as dinâmicas!!!
Pena que ainda não consigo fazer esses treinamentos na minha empresa, mas gostaria muito.
Muito bom mesmo!
Thais
Boas Dicas!
Tem também a dinâmica da purpurina, escolher de 2 a 3 tipos de cores de gliter, e a mesma quantidade de voluntários. Colocar uma pequena quantidade nas mãos de cada um, com cores diferentes, depois faça com que eles se cumprimentem, as cores ficarão misturadas, e assim explicar a importância da higienização das mãos, pois o gliter representa a quantidade de bactérias que carregamos.
Cores das Tábuas de corte: pegar cartolinas nas cores das tábuas de corte e fazer com que os funcionários colem os respectivos alimentos que devem ser manipulados na cor de tábua correta. Ex: verde=legumes, vermelha=carne, etc.
maristela guarizo
Adorei, envie links….
Luanna Müller
Bom Dia!
Assim como todos os comentários citados. Matéria excelente de ser lida. Parabéns e peço também algumas referência de vídeos para aplicar em treinamento.
luanna_muller@hotmail.com
Michelle Santos
Dinâmicas interessantes!
Rosemary
Muito boa as dinâmicas, estava justamente procurando uma forma de treinamento diferente. Parabéns!
Jorge Luis Felix de Sousa
Achei ótimo todo conteúdo! Obrigada…!
Carolina Martins Erhardt
Adorei!! Fico muito agradecida por compartilhares conosco! Coloquei em prática algumas dicas e o resultado foi ótimo! Muito obrigada e parabéns!
Edneide
Ótimo! Agradecemos por compartilhar. Parabéns!
Erika Rodrigues dos Santos
Que matéria excelente! Amo esse blog e todo conteúdo riquíssimo daqui.
Dayse Cristina Tavares
Gostei muito e gostaria de receber os vídeos via emaill.
Alguém tem algo específico para treinamento de ética de colaboradores de cozinha?
Marcela Bandeira
Mt boa a matéria. Estou pensando em uma dinamica, mas nao coloquei em pratica. Colocar um boneco modelo d loja c barba e colar. Daí pedir a ajuda d um voluntario p arrumar aquele boneco (que seria o manipulador) p entrar em sua area d trabalho. Daí observar junto c outros o q está certo ou errado e o que falta para ele ficar d acordo c as normas da legislaçao.
Ana Elisa Loango
Olá, obrigada pelas dicas das dinâmicas, vou aplicá-las com certeza. Caso tenha disponível opções de vídeos relacionados ao tema de boas práticas agradeço se puder enviar – analoango@gmail.com
FABIANE LODI
Oi. Adoreia as dinâmicas e gostaria de receber mais vídeos de alimentos e manipulação.
Obrigada