Retirar um produto alimentício do mercado é muitas vezes o pior cenário para uma empresa de alimentos. O custo de notificar o público, o transporte do estoque retirado e subsequentemente a destruição do produto podem chegar rapidamente a milhões. O pior ainda é o dano irreversível que uma retirada do produto pode fazer para a reputação de uma marca sempre que um susto de saúde pública está envolvido.
Neste texto, calcularemos o custo real de um recall de produtos na indústria de alimentos, considerando como um produto pode se contaminar e o que as empresas podem fazer para evitar que isso ocorra.
As recordações ruins associadas a alimentos são uma grande ameaça para a lucratividade da marca e podem resultar em resultados catastróficos tanto para a empresa como para o consumidor.
Veja aqui os custos estimados para a retirada de um produto alimentar, com os conselhos viáveis sobre como preveni-los de devastar sua empresa.
No ano de 2016, o Reino Unido retirou 540 produtos do mercado, um crescimento de 24% quando comparado com o ano de 2015, quando foram retirados 437 produtos. Já nos Estados Unidos da América (USA), em 2016, 84 produtos foram retirados do mercado, e em 2015 retiraram-se 65 produtos, um crescimento de 29%.
- O custo de um Recall
As quatro áreas afetadas diretamente pelo custo de um Recall:
- Estimativa dos custos mínimos diretos de um recall
Os custos diretos mínimos enfrentados por uma empresa durante um evento de recall podem ser estimados pelo modelo abaixo, projetado por Moisés Resende-Filho e Brian Buhr.
- Caso real em 2016
Em 2016, uma marca perdeu cerca de 10 milhões de libras em farinha – cada pacote era vendido por cerca de £ 0,50. O recall aconteceu depois de o produto ter sido associado a um surto de E. coli. Abaixo iremos representar a estimativa mínima do custo direto do recall (em libras):
- PREÇO
Abaixo mostraremos casos reais. Usaremos a fórmula mostrada acima, mas excluiremos os nomes das marcas.
FRANGO:
Custo médio de cada frango no varejo: $ 1.10 o kilo
Motivo da retirada: material estranho
Quantidade x preço: $ 4.152.800
Quantidade retirada: 4.568.080 kilogramas
Mínimo do custo direto: $ 4.734.192
CACHORRO QUENTE:
Custo médio de cada cachorro quente no varejo: $ 1.44 a unidade
Motivo da retirada: patogênico
Quantidade x preço: $ 535,680
Quantidade retirada: 372,000 kilogramas
Mínimo do custo direto: $ 610,675
- Custos indiretos
Estes custos, dependendo das circunstâncias particulares de um evento de recall, podem ser mais significativos do que os custos diretos.
- Onde estão os negócios mais proativos sobre controle de pragas?
- Como pragas causam contaminação?
Pragas como ratos e baratas prosperam em ambientes alimentares como cozinhas, áreas de armazenamento ou depósito de resíduos.
BARATAS
As baratas causam salmonelose alimentando-se ou contaminando alimentos através de seu vômito ou fezes.
MOSCAS
Transmitem E.coli alimentando-se de matéria fecal, levando-as em seus corpos e depois mudando-se para áreas limpas.
PÁSSAROS
Pesquisas sugerem que os pássaros podem transportar mais de 60 doenças em seus excrementos, como também 50 ectoparasitas.
Fabiola de Mattos Potzik
Parabéns e obrigada por compartilhar informações importantes para o mercado de alimentos e bebidas
Jacqueline Navarro
Muito obrigada Fabiola, que amável foi seu comentário.
Natália
Qual a fonte dessas informações?
Jacqueline Navarro
Olá Natália, tudo bem?
O post teve como fonte esse infográfico: https://d6prv7be4nrvy.cloudfront.net/wp-content/uploads/Product_Recalls-002.jpg.
Se tiver mais dúvidas, me escreva