Ao limpar ralos industriais corretamente é preciso cumprir etapas básicas de limpeza e avaliar os procedimentos diários em cada ambiente, mas o que é mais importante é entender que ralos são uma das maiores fontes de contaminação da indústria de alimentos.
Um turno médio de oito horas de processamento nas fábricas gera muitos resíduos de alimentos que são misturados algumas vezes com água. O acúmulo de materiais nestes locais pode aumentar o número de bactérias no ambiente, já que ele não é estéril e naturalmente é muito propício à contaminação. Soma-se a essa condição a multiplicação extremamente rápida das bactérias, em ritmo logarítmico.
Por isso, o tecnólogo e mestrando em ciência de alimentos, Olavo Conte, explica que “outro fator tão importante quanto a avaliação dos procedimentos de limpeza é a drenabilidade e construção sanitária dos drenos (ralos), que deve seguir normas sanitárias com projeto que não permita o acúmulo de água residual de produtos e apresente uma estrutura totalmente em aço inoxidável, que seja de fácil remoção e/ou montagem.”
Em auditorias é fácil verificar fontes de contaminação por patógenos nos ralos e, consequentemente, no produto final. É a revisão de procedimentos de limpeza e dos produtos utilizados que pode auxiliar na solução do problema.
Para limpar ralos industriais, siga sistematicamente as etapas:
- Remoção grosseira de sujeira
- Desmontagem das partes móveis
- Pré-enxágue
- Aplicação do detergente alcalino (dê preferência para alcalinos clorados)
- Esfrega
- Enxague
- Aplicação de sanitizante (ideal que seja com residual. Exemplos: com base em iodo ou quaternários)
- Enxague final da área externa e no interior (sifão). Recomenda-se imersão com o sanitizante citado acima.
Nunca utilize jatos de alta pressão. “Esta atividade forma aerossol e tudo que estava no chão poderá respingar nos equipamentos e alimentos”, alerta Conte.
Quando o ralo proporciona uma drenagem correta e não há o acumulo de água, reduz-se a atividade de bactérias e também a possibilidade de que sejam transportadas de um ambiente para outro.
Izabel Francilene Gonzaga de Souza
Eu gostei muito realmente os ralos necessitam de uma limpeza correta
Michele
Diariamente realizamos a tratativa abordada parabéns pelo post !!!