Blog Alimentando a Discussão

4 min leitura

A  tecnologia e a segurança dos alimentos volta e meia são desafiadas pelo sensacionalismo da mídia. Alimentos podem causar câncer, serem fabricados com insperadas matérias primas ou virem de fábrica com determinados contaminantes?  O Engenheiro Pedro Menchik se dispôs a dedicar parte de seu tempo a desvendar certos mitos no blog Alimentando a Discussão, e ele nos conta um pouco sobre seu hobby.

– Por que fazer o Alimentando a discussão?
       A ideia inicial veio de um texto que eu publiquei no meu status Facebook há bastante tempo atrás, sobre a questão do Jamie Oliver x Mc Donald’s. Por conta da grande quantidade de respostas positivas àquele status, resolvi que poderia transformar isso em algo mais estruturado. Sempre gostei de escrever e de informar meus amigos e parentes sobre polêmicas e boatos envolvendo alimentos. Acho que quase todos engenheiros de alimentos são perguntados diariamente sobre coisas como o hambúrguer de minhoca do Mc Donald’s, ou se vai jornal na salsicha, por exemplo. Quis fazer algo que pudesse esclarecer esse tipo de lenda com argumentos bem embasados, para que as pessoas parassem de reproduzir notícias falsas e boatos.

 
O que acha da reação do público leigo às falácias da mídia x seus esclarecimentos?
      A reação do público vem me surpreendendo muito (positivamente). Quando criei o blog, em fevereiro deste ano, não imaginei que atingiria a dimensão que tem hoje em tão pouco tempo. Eu tento fazer posts que possam ser lidos tanto pelo público leigo (nível ensino médio) quanto por profissionais e acadêmicos especializados na área. Felizmente, tenho tido uma boa aceitação das duas partes. É claro que sempre existem aquelas pessoas que denigrem ou menosprezam o trabalho do meu blog, mas essas são apenas uma minoria. O legal é que aos poucos eu fui criando uma base de leitores e seguidores, que inclusive me sugerem temas para postagens futuras. Ou seja, elas retroalimentam o blog não somente com críticas, como também com conteúdo.

– Qual é seu método de pesquisa para que seus esclarecimentos tenham credibilidade?
      Nos primeiros posts, meu método de pesquisa ainda não estava muito estruturado, sendo que a maioria das informações era de elaboração própria (baseadas nas minhas experiências acadêmicas e profissionais), ou no máximo links da Wikipedia. Atualmente, tenho empregado um método um pouco mais criterioso de pesquisa e referência. Geralmente, quando decido que vou escrever sobre algum tema, faço um escopo dos principais pontos que pretendo abordar, tentando separar cada argumento por parágrafo. A partir daí, busco na internet fontes confiáveis que suportem meus argumentos. Mesmo assim, evito utilizar literatura científica muito técnica como única bibliografia, já que grande parte do público não se interessará em verificar esse tipo de referência.

– Quem/O que deve ser feito para educar o consumidor brasileiro de uma forma mais abrangente?
     Estamos vivendo uma época em que as informações são disseminadas numa velocidade muito alta, por conta das redes sociais. O grande problema é que grande parte das informações é falsa, incompleta ou mal-interpretada, mas muitas pessoas as propagam sem checar a veracidade nem refletir sobre o assunto. Isso causa sensacionalismos e alarmismos enormes, principalmente em se tratando de polêmicas envolvendo alimentos. Na minha opinião, o consumidor brasileiro tem que ser educado e conscientizado sobre como utilizar as mídias sociais corretamente a seu favor, para evitar cair nas armadilhas da internet. Isso não é algo simples de se fazer, já que a falta do hábito de ler e se informar está enraizada na própria cultura de grande parte da população brasileira, aliada a um sistema educacional deficiente que não estimula o questionamento e análise crítica de fatos e informações.

– A que tem se dedicado, além do blog?
    Trabalho como professor voluntário de química em dois cursinhos pré-vestibular para jovens de baixa renda. Também estou fazendo pós-graduação e estudando francês. Eu me atualizo principalmente pela internet, através de portais de notícias, blogs e redes sociais (com o detalhe de sempre tentar checar as informações, mas vira e mexe também caio numas armadilhas). Em relação à vida pessoal, sou um jovem bastante nerd: gosto de ler, escrever, viajar, ir ao cinema e teatro, etc. Sou bastante curioso e gosto de conhecer e experimentar coisas diferentes, principalmente comidas. Mantenho bastante contato com meus amigos da época do ensino médio, e os visito com bastante frequência, principalmente para jogar videogame, jogos de tabuleiro ou baralho.

 

Veja alguns dos posts que “Alimentaram a Discussão”.

One thought on

Blog Alimentando a Discussão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar