O direcionamento da definição do planejamento estratégico da indústria de alimentos é tão importante quanto o plano propriamente dito. É um momento de reflexão, compartilhamento de ideias, interação, avaliação interna de forças, análise das oportunidades do mercado, do perfil da concorrência e de elaboração de metas.
Mapeie a direção em busca dos melhores resultados e encontre a melhor estratégia. Depois de desenvolvê-la, veja como colocar sua estratégia em ação, como priorizar positivamente e como gerenciar fornecedores e parceiros de forma eficaz.
Uma mentalidade positiva é vital para a construção de uma estratégia de negócios. Certamente você já deve conhecer a Análise SWOT, uma ferramenta estratégica que desenha o cenário da organização analisando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
A Matriz SWOT
A matriz SWOT é uma ferramenta muito utilizada para análise de cenários e ambientes corporativos, sendo comumente utilizada como base para uma boa gestão e construção de um forte planejamento estratégico. Usamos a análise SWOT para avaliar a posição atual da organização antes de decidir sobre qualquer nova estratégia. As lideranças têm uma grande dificuldade na hora de consolidar um planejamento estratégico e a análise da matriz SWOT traz a validação e definição clara dos pontos mais importantes. Para muitos, essa análise possibilita a construção de caminhos mais assertivos para o desenho do contexto da organização.
A criação desta ferramenta é creditada a Albert Humphrey. Albert liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, nas décadas de 1960 e 1970, usando a ferramenta em grandes corporações internacionais. Naquela época, ele estudou o ranking das maiores empresas americanas do momento, publicado pela revista Fortune 500.
Simples e versátil, a análise SWOT verifica a posição estratégica de negócios dos mais variados tipos e tamanhos. Apesar de sua simplicidade, essa ferramenta é capaz de realizar um diagnóstico completo da organização, mitigando os possíveis riscos no momento de dar um passo ou tomar uma decisão importante na criação de estratégias como a exploração de novos mercados até o lançamento de novos produtos.
Essa análise tem como entrega o desenho real de uma matriz sinalizando todos os fatores a serem trabalhados, as oportunidades e as ameaças externas que demandarão a atenção especial da gestão.
Hoje, tem-se a Análise SWOT aplicada e conduzida dentro das normas como um ponto de inovação na implementação de sistemas de gestão. Seu uso traz às empresas o entendimento que as normas ISO são ferramentas de gestão estratégica e não só um certificado para demonstrar aos clientes. Essa clareza traz força e mostra o grande objetivo atingido e o anseio de vários profissionais de sistema de gestão. Definitivamente, a análise de SWOT nas normas ISO, com o estudo das oportunidades e ameaças, traz a gestão estratégica para o tema central da normativa, ajudando, portanto, as organizações a serem mais fortes e competitivas, construindo assim uma organização mais forte através das certificações.
De acordo com as informações e os levantamentos realizados pela organização, durante a execução da ferramenta, é possível iniciar um Planejamento do Sistema de Gestão, dando mais consistência ao vínculo entre Contexto da Organização e Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos. Com isso, torna-se mais clara a definição da Política da Qualidade, Missão, Visão e os Objetivos a partir da análise do contexto da organização.
A construção de um Planejamento Estratégico é requisito obrigatório! Na verdade, ele não deve ser encarado ou visto como uma exigência, embora muitas organizações já realizam essa prática de forma direta ou indireta durante o seu planejamento. Lembre-se: o monitoramento e uma análise crítica devem ser feitos visando as questões externas e internas para o melhor controle e atendimento aos requisitos da boa prática de gestão.
Para tal atividade sugiro algumas ferramentas para incluir nesse diagnóstico e construir um planejamento mais robusto. Classifique os riscos, as oportunidades, as ameaças e as fortalezas do seu processo ou negócio vinculando sempre as ações de mitigação ou alavancagem em uma Matriz de Probalidade x Impacto x Força. O resultado destes apontamentos será uma matriz de Probabilidade X Impacto que classificará cada atividade do seu processo, em Probabilidade (Remota, Possível, Provável e Muito Provável); Força e Impacto (Baixo, Médio, Alto e Muito Alto). Classifique também suas atividades de acordo com a sua Gravidade, Urgência e Tendência através da Matriz GUT.
A análise SWOT permite que as lideranças tenham uma visão estratégica dos pontos positivos e negativos nos dois ambientes. A busca pela excelência é como um grande jogo de xadrez. Na verdade, em qualquer jogo, devemos conhecer bem as regras e os recursos disponíveis. Isso é fundamental para que as lideranças decidam quais serão as melhores jogadas e tomadas de decisões, sempre olhando para o objetivo final. Dentro dessa ótica, a ferramenta torna-se um instrumento de vital importância para que a indústria possa fazer um mapeamento completo e iniciar o jogo com uma melhor preparação para busca da vitória e dos melhores resultados.
Descubra o que está funcionando bem e o que não está tão bom na organização. Pergunte a si mesmo para onde deseja ir, como pode chegar lá e o que poderá talvez atrapalhar. Conheça o caminho seguro que a organização deve seguir para atingir seus objetivos.
Segundo Philip Kotler, análise SWOT pode ser traduzida como uma avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Um sistema simples que traz a real posição estratégica da organização. Devido à simplicidade da metodologia, pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente. SWOT é uma sigla para as palavras em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. É a análise das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Em terras brasileiras a matriz ganhou outro nome: Matriz FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
De qualquer forma ou definição, a matriz SWOT ou FOFA é a definição das forças e fraquezas do ambiente interno para que as organizações aproveitem bem as oportunidades e evitem as ameaças do ambiente externo. O ambiente interno é o cenário onde serão identificados os pontos fortes e as fraquezas de uma organização e a análise do ambiente externo, é onde encontraremos as ameaças e as oportunidades. Essa didática deve ser considerada devido aos fatores que influenciam o funcionamento da organização munindo de informações muito úteis o processo de seu planejamento estratégico.
O uso da análise SWOT busca aproveitar e explorar ao máximo o cenário para melhorar e alavancar vantagem competitiva da organização. Reduz as chances de fracassar: entender o que está faltando e eliminar os perigos que o pegariam de surpresa. Comece elaborando uma estratégia que o distinga de seus concorrentes concorrendo assim para o sucesso e o destaque no seu mercado.
Passo-a-passo para promover análise da Matriz SWOT
Hora de colocar a mão na massa e construir a Matriz SWOT já visualizando o planejamento estratégico! Desenhe um quadrado dividido em quatro partes iguais. Em cada quadrante, titule com as palavras: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Posicione aqui todas as possíveis oportunidades e ameaças! Use metodologias lúdicas na construção da matriz. Envolva e engaje todo o time.
Essas etapas iniciais devem estar claras para que seja iniciada a análise da Matriz SWOT.
- As forças serão capazes de potencializar quais oportunidades?
- Quais forças serão capazes de combater quais ameaças levantadas?
- Quais fraquezas poderão acabar prejudicando as oportunidades?
- Quais fraquezas podem acabar potencializando as ameaças?
Reúna um time de várias funções e níveis em sua organização. Use a técnica de brainstorming para criar uma lista de ideias sobre onde sua organização está atualmente. Examine cada área com mais detalhes e considere quais perguntas você poderia fazer como parte de sua análise. Para compreender como realizar o passo-a-passo da análise da Matriz SWOT aprenda os seus quatro conceitos principais que traduzem essa sigla!
Forças – Strengths
Pontos fortes que sua organização faz bem e que a distingue dos seus concorrentes. Vantagens que sua organização tem sobre outras organizações. O que a indústria faz melhor do que ninguém! Os maiores valores que impulsionam seus negócios. Os recursos únicos e especiais que só sua organização possui e que se destacam.
Fraquezas – Weaknesses
Seja honesto! Use a verdade nua e crua. Seja realista e enfrente as verdades desagradáveis de forma clara. Cuidado com o excesso de otimismo para que não o impeça de refletir sobre as fraquezas da sua organização. Caso tenha dificuldades, liste então as oportunidades de melhoria e não os pontos fracos. O alvo é reconhecer o que a organização precisará melhorar. As organizações sempre buscam a melhoria contínua. Quanto melhor for o conteúdo e a riqueza dessa lista, melhor serão as oportunidades de corrigir falhas e melhorar o desempenho da organização.
Oportunidades – Opportunities
Oportunidades são aberturas para que algo positivo possa ocorrer e acontecer. São situações que surgem para que a organização possa olhar com uma visão mais estratégica e enxergar o que pode acontecer no futuro. Ser capaz de detectar e explorar oportunidades para fazer a diferença na sua organização de maneira a competir e assumir a liderança em seu mercado. Pense em boas oportunidades que você poderá identificar imediatamente. Isso não precisa mudar o jogo: até pequenas vantagens poderão aumentar a competitividade da sua organização. Que tendências interessantes de mercado você conhece que poderão ter um impacto? Observe as mudanças nas políticas do governo relacionadas ao seu campo, mudanças nos padrões sociais, perfis populacionais e estilos de vida que poderão criar oportunidades interessantes.
Ameaças – Threats
É vital antecipar ameaças e agir contra elas antes de se tornar vítima delas e seu crescimento parar. Pense nos obstáculos que você enfrentará para produzir e colocar seu produto no mercado. Perceba que os padrões ou especificações de qualidade de seus produtos poderão mudar e pode ser necessário alterá-los para permanecer na liderança. A evolução da tecnologia é uma ameaça sempre presente, além de uma oportunidade! Sempre considere o que seus concorrentes estão fazendo e se você deve mudar a ênfase da sua organização para enfrentar o desafio. Lembre-se: o que eles estão fazendo agora poderá não ser a coisa mais certa a ser seguida ou realizada. Evite copiá-los sem saber como isso melhorará sua posição no mercado. Certifique-se de explorar se sua organização está especialmente exposta a desafios externos. Veja se sua organização tem dívidas incobráveis ou problemas de fluxo de caixa que poderão torná-lo vulnerável a pequenas mudanças no seu mercado. Esse tipo de ameaça poderá prejudicar seriamente seus negócios, portanto, esteja alerta.
Depois de examinar todos os quatro aspectos do SWOT, você terá uma longa lista de possíveis ações a serem executadas. Aproveite seus pontos fortes, fortaleça-se em suas áreas mais fracas, evite ameaças e explore todas as oportunidades. Antes de entrar em ação, procure possíveis conexões entre os quadrantes de sua matriz.
Análise SWOT cruzada
Cruze as informações dos quatro quadrantes de forma a obter um resultado que permita delinear estratégias importantes para o futuro da empresa. Para o cruzamento da análise SWOT é preciso primeiro que a análise do ambiente tenha sido clara e assertiva, ou seja, devem ser pesquisadas profundamente as forças e fraquezas e identificadas as oportunidades e ameaças. Para cada cruzamento é importante saber criar objetivos e estratégias.
- Pontos Fortes x Oportunidades = Estratégia ofensiva / desenvolvimento das vantagens competitivas.
- Pontos Fortes x Ameaças = Estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa.
- Pontos Fracos x Oportunidades = Estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades.
- Pontos Fracos x Ameaças = Estratégia defensiva com possíveis modificações profundas para proteger a empresa.
A análise SWOT é uma estrutura simples e útil que ajudará a desenvolver o que se faz bem, a lidar com o que está faltando, a minimizar riscos e a tirar o máximo proveito possível das chances de sucesso. Use para entender seus concorrentes e para promover informações necessárias para criação de uma posição competitiva coerente e bem-sucedida. Seja realista e rigoroso ao realizar a análise com o uso desta ferramenta.
Dicas para bom uso da Análise SWOT
Evite o excesso de otimismo: empreendedores e gestores são pessoas otimistas. Somente otimistas têm força de vontade para montar seu próprio negócio. É normal que acabem focando apenas os pontos fortes e oportunidades e acabem deixando os pontos fracos e ameaças de lado. O problema é que quando algo não sair como esperado, você poderá se perguntar: “Por que não pensei nisso antes?” É fundamental que liste desde o início os pontos fracos e ameaças para que possa trabalhar para superá-las. Revise todos os pontos levantados com outras pessoas. Muitas vezes temos uma visão viciada do nosso negócio e não conseguimos enxergar pontos que estão bem a nossa frente. Para ter mais êxito, peça suporte às pessoas que tenham expertise com o negócio ou que entendam do ramo em discussão. Encontre todas as oportunidades que ainda não tenha percebido! O quanto antes você descobrir, mais fácil será para corrigir o rumo e a direção da organização.
Preencher a análise SWOT não é considerado o fim do processo! Não basta só preencher os quadrantes. Esse é apenas o começo do desenho do planejamento estratégico com o início de um plano de ação. Um plano de ação contendo o que a organização pode e deve fazer para eliminar os pontos fracos, reduzir os riscos das ameaças e aproveitar os pontos fortes e as oportunidades com responsabilidades e prazos para execução das ações.
A análise SWOT traz novas oportunidades e possibilidades. A análise valoriza a participação de todas as áreas, traz um olhar externo com a contribuição das discussões e verdadeiramente aporta diversidade e colaboração criando assim, um Plano de Ação Estratégico robusto e visionário.
Thayna Ribeiro de Almeida
Excelente texto, ótima explicação da análise SWOT!!!
Sem dúvida é uma ferramenta de grande ajuda para quem está querendo montar seu negócio e também para quem quer analisar sua posição no mercado. Saber reconhecer forças, fraquezas, oportunidades e ameaças são requisitos para o sucesso, uma equipe que conhece esses pontos do negócio está preparada para imprevistos que possam ocorrer e conseguem lidar com a situação, mantendo a empresa forte no mercado.
José Macêdo Neto
Bem proveitoso esse artigo, professor. Conheci a ferramenta na graduação. Creio que o progresso exija método e ordem para ser tangível. O método FOFA elucida sobre a situação de uma organização integrando vários setores da mesma. Isso é fomento à cultura de responsabilidade. Relendo nesse artigo sobre os princípios da ferramenta, é perceptível sua fundamentalidade como instrumento gestor e integrador da equipe de qualidade.
Thalyta Vasconcelos
Artigo excelente e atual. A análise SWOT ou FOFA possibilita o desenvolvimento de um Plano de Ação Estratégico eficaz e torna o negócio preparado para o mercado. Uma vez que, possibilita conhecer forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que irão permear as futuras decisões, permitindo que o negócio esteja preparado para as dificuldades que precisará enfrentar e conhecendo suas vantagens diante dos concorrentes.
Amanda Almeida
Uma grande exemplo de método para quem quer abrir sua própria empresa ou expandir! A explicação está bem completa!!
Amanda Moura
Excelente texto!! SWOT é uma ferramenta que auxilia
as pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças. Identifica os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis para alcançar os objetivos.
Carlos Humberto da Silva Araujo
A análise SWOT é uma ferramenta bem completa, a qual, tem grande importância ser realizada por integrantes da empresa de diferentes cargos e áreas, onde assim poderá reconhecer pontos específicos de cada área e aqueles estratégicos que possam atrasar de certa forma o crescimento da empresa. Assim, pode-se traçar um plano de ação para reduzir ou sanar aquele ponto.
É muito importante essa implementação nas empresas, pois, é visto que principalmente quando os donos são os administradores que há aquela visão de bom funcionamento ou mesmo que sempre foi daquela forma e não pode mudar. Trazendo os resultados, pode-se conhecer a realidade e com possibilidades de inovação e melhorar o desempenho da empresa e dos funcionários.
Muito boa análise Sr. João Paulo Ferreira, proveitosa e didática.
Ana Angélica Souza Guarines
A SWOT é uma ótima ferramenta para conhecer os pontos fortes e os fracos da empresa e, assim, melhorar a qualidade do serviço.
Tereza Raquel Pereira Tavares
Ótimo artigo sobre a ferramenta de análise SWOT. Achei bem completo e explicativo. Sem dúvidas, a análise SWOT ou FOFA (em português) é uma ferramenta fundamental para dar direcionamentos na gestão de uma organização, ajudando no desenvolvimento de um plano de ação mais assertivo, por proporcionar uma análise abrangente do cenário, considerando as fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Samara Braz
Maravilhosa explicação! Bem detalhada. Ótima ferramenta para quem deseja melhorar o desenvolvimento da sua empresa. Não conhecia a ferramenta e consegui entender através desse artigo. Muito completo.
Dayane
Excelente texto ! SWOT è uma ferramenta que auxilia na na melhor resolução do problema, assim sendo sempre usado um planejamento entre as equipes analisando os pontos fortes e fracos e o que precisa melhorar visando sempre a ameaça e as franquezas que poderá ter até alcançar o objetivo. È uma excelente explicação para quem deseja empreender.
Daniely Peixoto Forte
Ótimo texto!
SWOT é uma ferramenta utilizada e de grande importância para uma gestão e construção de estratégia para alcançar objetivos.
Mariane Martins
SWOT é uma importante ferramenta que analisa fatores internos e externos e serve de embasamento para a tomada de decisões na empresa.
Daniel Lima
Não conhecia essa ferramenta mas um trecho me chamou bastante a atenção: ela permite desenvolver o que se faz bem e ajuda melhorar as deficiências. Até mesmo como pessoas é bem mais fácil listar nossos pontos positivos do que o negativos, com a empresa não é diferente. O mercado consumidor está cada vez mais instruído, sabedor de seus direitos e hoje, mais do que nunca, preza por um produto e serviço de qualidade, então mais do que nunca, o continuo processo de aprimoramento deve se tornar um hábito rotineiro.