A proibição de barba e bigode na indústria de alimentos

2 min leitura

Volta e meia as empresas para as quais prestamos consultoria nos perguntam: mas afinal, pode ou não usar barba e bigode baseado em legislação? Algumas empresas permitem o uso dos mesmos, desde que cobertos. Outras são radicais e exigem o rosto do seu pessoal lisinho.

Realizei um levantamento dos requisitos legais brasileiros a este respeito.  Atenção: o assunto não se esgota e você deve averiguar com a autoridade de sua cidade ou estado (se não estiver citado abaixo) se há algum posicionamento diferente para sua região. Observe também se existem regulamentos específicos para seu segmento de produto.

NORMAS NACIONAIS

Portaria 368/97 do MAPA – a palavra “barba” não é citada

RDC 275/02 da Anvisa

3.1.3 Asseio pessoal: boa apresentação, asseio corporal, mãos limpas, unhas curtas, sem esmalte, sem adornos (anéis, pulseiras, brincos, etc.); manipuladores barbeados, com os cabelos protegidos.

IN 05/2000 – a palavra “barba” não é citada

RDC 216/04 – para serviços de alimentação, ou seja, para o pessoal do refeitório de qualquer empresa:

4.6.6 Os manipuladores devem usar cabelos presos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, não sendo permitido o uso de barba. As unhas devem estar curtas e sem esmalte ou base. Durante a manipulação, devem ser retirados todos os objetos de adorno pessoal e a maquiagem.

REGIONAIS

CVS 05/12 (Estado de São Paulo)

Art. 10. Asseio e estética dos manipuladores de alimentos: banho diário; barba e bigode raspados diariamente;

Portaria 2619/11 (Município de São Paulo)

15.1

III – Barba e bigode aparados. Os funcionários que possuam barba ou bigode devem utilizar protetor específico e descartável, que deve ser mantido corretamente posicionado. Os protetores devem ser trocados frequentemente durante a jornada de trabalho e descartados imediatamente após o uso.

Portaria Nº 78/2009 (Estado do Rio Grande do Sul)

7.6. Manipuladores dotados de boa apresentação, asseio corporal, mãos higienizadas, unhas curtas, sem esmalte, sem adornos, sem barba ou bigode e cabelos protegidos.

RES 002/DIVS/2012 para Serviços de Alimentação (Estado de Santa Catarina) 

4.1.3 Asseio pessoal: mãos limpas, unhas curtas, sem esmalte, sem adornos (anéis, pulseiras, brincos, etc.) e maquiagem. Cabelos presos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, não sendo permitido o uso de barba.

E você, é a favor da completa proibição da barba e bigode para quem trabalha em contato direto com alimentos?

93 thoughts on

A proibição de barba e bigode na indústria de alimentos

  • Luciana

    Acredito que pela junção da maioria das legislações a barba deve ser proibida, pois se formos pensar em questão de uso de mascara também está poucas vezes será trocada ao longo de um dia de trabalho por questão de custo.

    • Oscar Reckziegel Neto

      Sem defender barba e bigode (não uso), seguindo o raciocínio da Luciana, baseado no achometro, devemos também abolir o cabelo, pois a touca é usada durante o dia inteiro e não é trocada ou quando muito apenas uma vez ao retornar do intervalo de almoço

      • DANIEL

        Exato. E tudo tão sem pé nem cabeçía que não faz o menor sentido.

      • Pablo

        Boa colocação.Tudo pautado em achismos e preconceitos.

        • Edson

          Mulher dando opnião sobre o que não é de sua conta.

    • claudio

      é engraçado mesmo só as mulheres querem que seja proibido o uso de barba, queria ver se fosse proibido o uso de cabelo ou entao proibido ouso de chapinha, elas iriam dar chilique, concordo com OSCAR, eu trabalho em uma padaria e ninguem troca a touca durante o dia de trabalho, na teoria do achismo eu acho que deveria ser igual cabelo, vc quer usar entao use protetor e pronto, sem frescura.

    • Cristina L

      Uma pergunta aos colegas que comentaram neste thread: se a Luciana for a Gestora da Qualidade da empresa, sua “opinião” (como colocado) também seria “achismo” ou “coisa que não é de sua conta”?

      Como os meninos podem ver pelos 35 comentários deste post, o uso de barba e bigode é controverso, e vai muito além da questão estética e pessoal. Há homens e mulheres pensando no tema, não do ponto de vista “achista”, mas sim com uma visão abrangente de legislação e estado atual do conhecimento científico.

      Existem diversas controvérsias nas Boas Práticas de Alimentos, e todas estão abertas à discussão – sendo que tal discussão não cabe apenas ao seleto grupo de seres agraciados pelos cromossomos XY, afinal não são os únicos detentores do conhecimento científico. Pelo menos, a julgar pelos bancos escolares e população que se dedica à pesquisa e Qualidade no mundo.

      Dentre as controvérsias, convido aos meninos a comentarem sobre uma delas: o que acham do uso de maquiagem por manipuladores nas linhas de produção?

      • Dalva Silva

        Realmente … a touca não é trocada com periodicidade … mas um fator ha de ser levado em conta … a saliva que é cheia de bactérias está em contato com a barba aumentando a proliferação … e … não é incomum o portador da barba acariciar e até mesmo coçar eventualmente colocando as mãos em contato e depois em contato com o alimento e muitas vezes fios da barba ou bigode caem sobre o alimento.

  • Vinícius

    Juliane. A RDC 275/02 ANVISA fala sobre os “manipuladores de alimentos”. Como fica o pessoal que trabalha na industria nos setores de logística e manutenção, por exemplo, que não são “manipuladores” de alimentos. Eles também precisam estar de barba feita?

    • Marcelo Garcia

      Vinicius, pessoas que tem contato direto com o produto, independente da área de atuação, devem seguir as legislações conforme o campo de aplicação. No caso da RDC 275/02, o texto é:
      1.2. Âmbito de Aplicação
      Aplica-se aos estabelecimentos processadores/industrializadores nos quais sejam realizadas algumas das seguintes atividades: produção/industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte de alimentos industrializados.

    • TARCISIO APARECIDO BARBOSA

      Seria o meu caso trabalho na expedição de uma indústria alimentícia, e aqui na expedição fui liberado de ter a minha barba. Mas surgiu uma oportunidade de trabalhar no estoque como empilhadeirista e agora estão exigindo que eu tire a barba….

  • Juliana Levorato

    Esta questão da barba é muito polêmica, uma vez auditando um fornecedor o mesmo me disse que não podia proibir o uso por questões trabalhistas.
    A máscara também é uma questão complicada, o uso inadequado que não cobre toda a barba/bigode também não tem muita serventia.

  • Ana Paula Loch

    Juliane, existe alguma tolerância para o tamanho da barba? Alguns funcionários ficam com a pele irritada ao fazer a barba todos os dias, com pequenas erupções na pele. Nestes casos é melhor permitir a barba levemente crescida?

    • Marcelo Garcia

      Ana Paula,
      A legislação não entra nos pormenores deste aspecto, cabendo uma interpretação da empresa e da fiscalização local, dentro do bom senso.

  • Larissa Menon

    E a questão dos pêlos nas mãos e braços dos manipuladores?

  • Gabriela Back

    Este é realmente um tema polêmico. Na minha opinião a barba ou bigode deve ser proibida, a não ser na exceção das alergias, ou seja, é melhor ficar com a barba (pequena) do que o rosto sangrando ou algo parecido.
    Uma vez um colaborador disse que a barba causava um mal cheiro, acredito que pela proliferação da bactéria Staphylococcus aureus, sendo o ideal, evita-la.

    • claudio

      como assim o uso de barba e bigode deve ser PROIBIDO, a pessoa tem o direito de usar ou nao, e se fosse proibido o uso de cabelo, vc iria gostar de raspar sua cabeça, isso não existe, nao tem nada a ver, cabelo tambem fede se não lavar sabia disso, qualquer coisa fede se nao tiver higiene, da mesma forma que se usa proteção para os cabelos eu acho que so deve ser cobrado a proteção para a barba tambem, aff

  • Heloisa Melo

    Também temos muitos questionamentos aqui na fábrica. Spe que chamamos a atenção, a resposta é: e o cílios, e a sombrancelha, e o cabelo…
    Outra questão é realmente de identidade da pessoa, por legislação trabalhista não podemos obrigar que tirem a barba, desse modo, a melhor saida é na contratação destes operadores (não devem ser adptos de barbas, bigodes ou cavanhaque).

  • JULIO

    OI EU TRABALHO NA EMPRESA DIGASPI ROUPAS E CALÇADOS
    MINHA GERENTE FALA QUE NÃO POSSO TER BARBA
    MAS EU TENHO EU ASINEI O CONTRATO DIZENDO QUE LA QUE TEM QUE TER CABELOS E BARBAS FEITAS (FEITAS ) PRA MIM E PEQUENA ENTÃO POSSO TER UMA BARBA PEQUENA FEITINHA?

  • Victor Sales

    Eu trabalho numa empresa de refrigerante, sei que não posso ter barba, no caso quando entro na linha de produção, sou programador de manutenção, fico maio parte do tempo na sala, entro nas linhas umas 3x por semana, e fui pego com a barba, bem ralinha ainda, começando a crescer, e fui ameaçado de punição, sendo que não estava gerando risco direto ao produto, posso ser punido sem ta causando risco direto ao produto?

    • Marcelo Garcia

      Victor,
      Certas situações fogem da interpretação legal e passam a ser normas internas da empresa, que tem total liberdade de estabelecer suas regras disciplinadoras perante os empregados. Assim, somente seu empregador pode lhe confirmar essa possibilidade de punição.
      Juliane

  • Hingrid Nunes Daré

    Bom dia Juliane,

    Não encontrei a RES 002/DIVS/2012 do Estado de Santa Catarina Serviços de Alimentação na internet.
    Será que ela tem outro nome ou algo assim?

    Obrigada.

    Hingrid.

  • Eliana

    Não consegui encontrar a regulamentação em MG. Em BH/MG pode usar bigode durante a produção de alimentos?

  • Tiago Alberto Ranghetti

    Olá..
    Fiquei com uma duvida, eu trabalho numa padaria, na parte do balcão, não diretamente na fabricação de nenhum alimento ou algo do tipo.
    Posso ter uma barba ou não ?

    • Rosemari

      Manipulador de alimentos são todos que trabalham direta e indiretamente com a produção dos alimentos. Padaria a pessoa te contato direto com o alimento, pois os pães não são lacrados.

  • FRANCISCO ROSARIO

    Ola Juliane,
    Sou aluno do 3.0 periodo de Gastronomia na Fac Guararaoes em Recife PE. Tenho 60 anos e uso batba/bigode há + de 40 anos ininterruptos… Durante o 1º e 2º períodos frequentei as aulas práticas com protetores faciais sem problemas . Agora no 4º periodo uma professora me impediu de entrar na cozinha para aula prática… Alega q a RDC da Anvisa respalda a sua decisão; Tenho foliculite e nao posso barbear me diariamente ois a pele nao resiste, PERGUNTA: a RDC em questao se aplica a cozinhas didáticas?
    Agradeço sua atenção
    Francisco

    • Marcelo Garcia

      Caro Francisco: as legislações não são específicas para cozinhas didáticas, principalmente se os alimentos ali produzidos não serão consumidos. Contudo há de se averiguar se a escola tem seus regulamentos a serem cumpridos, pois a priori quando se matricula numa entidade, se supõe aceite às suas regras internas. Juliane

      • Vivaldo de Sousa

        JULIANE, se o regulamento da faculdade não tem essa restrição e ela não constar também no edital de inscrição do vestibular, a faculdade pode proibir que alunos com bigode e/ou barba participem das aulas práticas?

        • Marcelo Garcia

          Vivaldo,
          Não me sinto confortável para opinar sobre regulamentos internos de instituições. Apoiada em bom senso, entendo que uma eventual violação sanitária em ambiente aula, onde os produtos produzidos não serão comercializados, não tem o impacto de uma fábrica real. Por outro lado, um profissional que trabalha em uma cozinha deve incorporar as exigências de seu ofício. Se não começar o condicionamento ainda em sua formação, quando irá ser higiênico?

    • BoniPanela

      Óla meu caro amigo Francisco,temos que buscar esse lado da folha de normas, didaticas para que possamos lutar ou ñ lutar, nessa guerra da Barba ou ñ Barba !!!
      então estamos falando que !! Uma hora teremos que depilar nossos braços e dedos ????

      • Marcelo Garcia

        Boni, então você vai gostar de ver esta discussão sobre os pelos dos braços de manipuladores:
        http://artywebdesigner.com.br/legislacao-sobre-os-pelos-do-braco-dos-manipuladores-de-alimentos/

        • Victor Lima Rodrigues

          E mais, sobrancelhas e cílios…

        • Augusto florindo..

          Juliane dias..
          Minha pergunta é em relação a pelos nos braços….
          Se funcionário egirem salário reajustados, pois são obrigados a aparar suas barba e bigodes, as empresas sentiriam pressão e lutariam para mudar a lei isso mostraria total hipocrisia da parte de quem aplica e decide as leis.. Mostrando que nao passa de um preconceito medieval.. Pois minha barba garanto ser mais limpa do que muitas pessoas por ai…
          E finalmente sobre pelos nos baraços é lei depilar?
          Pois se não for lei nos mesmos casos onde a barba é.. Acredito que tudo nao passa de preconceito o q seria crime.. E uma lei sem fundamentos.. Pq quem nao pode ter barba nao poderia jamais ter nenhum tipo de pelos expostos..
          E os cílios q podem cair facilmente..
          Acho que as leis deveria se basear na realidade do mundo. Vale lembrar das sombrancelhas gigantes também..
          Trabalho no ramo alimentício desde meus 14 anos e hoje com 23 tenho cuidados extremos com minha barba..
          Obrigado pela atencao, e por ler um texto tao grande e com apelos de quem faz um trabalho dedicado e com carinho..
          Dedicação e limpeza que nao vejo em pessoas sem barba alguma.. Obrigado!

          • Rosemari

            Manipuladores de alimentos têm que usar uniformes de mangas compridas e luvas. Mas acredito que no caso da barba é só cobrí-la, mas acho que deve ser desconfortável.

        • Dayanni

          Olá, eu queria ver esse post sobre pelos dos braços, mas não estou encontrando…

  • Mischel siqueira

    Olá…
    Trabalho como promotor, e corro de mercado em mercado. Faço reposição de alimentos totalmente lacrados na área de frios, hoje fui barrado na portaria e não me deixaram entrar, pois estava de barba bem feita e bem aparada. Alguém pode me dizer se posso usar barba bem feita e aparada para mexer com alimentos lacrados?

  • Marion Gomes

    O uso de barba pela legislação do MAPA, é proibido, pois não justificaria ter os cabelos presos e protegidos e a barba com seus pelos liberados. O uso de protetor é extremamente desconfortável para quem trabalha o dia todo. O bigode pode ser permitido desde que haja a proteção com a mascara. Ressaltamos também que as empresas através do controle de qualidade tem total liberdade para exigir que seus colaboradores se apresentem de barba raspada para o trabalho. É prerrogativa delas fazerem esta exigência.

    • Sheila

      Certa vez fui informada que, juridicamente falando, é ilegal alterar a aparência de um funcionário. Desta forma, não poderia solicitar a retirada da barba ou do bigode; pois seria como pedir para que cortasse os cabelos. Teria que orientar a “aparar” e proteger, somente. Caso solicitasse a retirada do bigode e da barba, a empresa poderia ser processada (justiça do trabalho).

  • Roberto perpetuo

    Tenho a dúvida se a mesma regra eh aplicada com garçons, os mesmos podem ter barba?

  • JOSBEL CRISTINA BORGES

    Juliane Dias, tenho duvidas sobre a utilização de barba nas instalações de estocagem, onde os alimentos estão todos embalados e a manipulação dos mesmo não é de forma direta. Qual norma utilizar nesses casos, visto que é um entreposto frigorificado com SIF.

    • Juliane Dias Gonçalves

      Josbel, você tem que consultar legislações estaduais e municipais de sua região. Muitas vezes são elas que “dão a palavra final”. Repare no âmbito de aplicação da mesma, pois em muitos casos o armazenamento está sim dentro do escopo. Já há normas de certificação hoje que dão margem à avaliação de risco, mas isso nem sempre se reflete nas nossas legislações que são restritas.

    • Maria Dajuda

      Você já respondeu à sua dúvida (Forma Adequada) Pesquisar então a forma adequada.l

  • Marcelo Garcia

    Caros leitores,

    Observamos que diversos comentários a estes posts acusam a restrição de barba e bigode como algo arbitrário e sem fundamento. As legislações são cuidadosamente estabelecidas para proteger a saúde da população e não há discussão quando elas existem: apenas devem ser cumpridas.
    Nossa redação repudia o teor preconceituoso e machista dos comentários, que serão mantidos com a finalidade de se demonstrar aos responsáveis por negócios em alimentos, o desafio cultural a ser enfrentado.

    Juliane Dias, editora-chefe

    • Roberto

      Sim, mas as legislações são portarias, instruções normativas e resoluções
      Não devemos esquecer das posturas de direitos do trabalhador por leis e decretos

      • Rosemari

        Nenhum trabalhador tem o direito de colocar a saúde de seus clientes em risco e, como já falei anteriormente, cabelo pode cair na comida e devemos cobrí-los. É obrigatório usar toucas e mangas compridas. quanto a barba, se houver uma maneira de cobrí-la totalmente não precisa tirar, mas tem que cobrir. Isso se chama Segurança Alimentar.

  • Francisco Rosario

    O fato de estar previsto na legislação vigente.. é óbvio que nos obriga a cumprir! Mas …combo seres pensantes… isto não nos impede de discutir se a legislação se justifica!
    Veja o exemplo dos famosos extintores de incêndio obrigatórios em todos carros de passeio no Brasil até pouco tempo segundo a legislação jaboticaba ….
    Ao final de anos e muitas multas aplicadas… Chegou se a conclusão que tal exigência era absurda… E mudou se a legislação !
    No mundo inteiro …. Só o Brasil tem tais restrições a barba e bigode… Mas não impede que pontos de venda self-service mantenham alimentos expostos a clientes com vasta cabeleira que desfilam sobre os pratos para servirem-se… Balançando a vasta cabeleira de um lado para outro enquanto selecionar os alimentos que irão compor seu prato…
    Fica a reflexão
    Francisco (barbudo)

    Sent from my iPad

    • Maria Dajuda

      A proibição é descabida, desde que barba e bigode estejam limpos,aparados e protegidos por protetores proprios. O cidadão não pode deixar de ter direito a sua vida normal só porque seu trabalho é na cozinha de um restaurante. Maria i

      • Rosemari

        Maria, quem trabalha com alimento tem que pensar sim na qualidade do que está servindo. Fio de cabelo na comida é fio de cabelo na comida, independente de ser limpo. Barba pode cair no alimento e eu não conheço nenhum protetor para isso. Se existe não precisa tirar, mas tem que cobrir, assim como devemos usar toucas para os cabelos e manga comprida nos braços. Eu sou Nutricionista de qualidade de uma rede de restaurantes e, não uso esmaltes nem base, tiro os acessórios quando chego no trabalho, uso touca e jaleco. Não é bonito, mas faz parte do meu trabalho.

      • Wallace

        Concordo com vc Maria, e agradeço por vc pensar em um meio termo sobre a situação, muitas mulheres colocam um ponto final na situação facilmente apenas dizendo que deve proibir, sem levar em consideração o impacto disso em nossa auto-estima, principalmente pelo fato de que isso não as afeta. Para muitos homens a importância psicologica de se ter a barba é tão forte quando a mulher se maquiar, pintar cabelo ou algo algo que impacta em sua imagem, mas infelizmente a maquiagem vc pode colocar após o expediente, nós não temos como colocar a barba após o trabalho. Eu sou Nutricionista e pagaria do meu bolso os protetores de barba para poder manter La.

  • Wagner Geraldo

    Boa noite, como proceder com os garçons, nesta época em que barba está na moda? Como fazer com os homens que trabalham de garçom ? Porque é proibido se muitos chefes famosos tem barba?

    • Marcelo Garcia

      Wagner, a priori os garçons, se não adentram na área de manipulação, não estão inclusos nesta interpretação.

    • Akemi

      Boa parte dos chefs famosos mais administram os negócios do que realmente produzem. E estas normas só valem para o Brasil. Tu vai lá fora, tem gente que sequer usa touca no cabelos e até prova algo com uma colher e usa a mesma para mexer o alimento que está sendo preparado.

  • Bruno Prado

    Acho engraçado a legislação ter de ser cumprida pela grande maioria dos restaurantes, mas um dos melhores restaurantes do mundo, com estrelas Michelin inclusive, o D.O.M, De Alex Atala, tal regra se aplica aos funcionários, mas não ao dono, que é um chef famoso, conhecido e barbudo. O mesmo se aplica ao Sal, de Henrique Fogaça, também famoso e com cavanhaque. Como levar a sério a legislação se ela não se aplica a todos?

    • Fernando Rodrigues

      Esses grandes chefes não fazem mais parte do operacional da cozinha. Esses se tornaram chefes executivos, ou seja, não atuam diretamente na cozinha todos os dias.

    • Andre Sanches

      Ei amigo já trabalhou em cozinha?
      Eh sumemo bro, hierarquia.
      Equipe é isso, sem questionar regras.

    • carlos castro

      principalmente em um país que as leis foram feitas para serem descumpridas, os maiores exemplos vem do planalto central. . .

  • Marcelo

    Há de se fazer distinção entre quem manipula, quem serve e como o alimento é exposto. Pelas legislações diversas quem manipula não pode usar barba pela possível contaminação de partículas, sujidades ou micro-organismos que possam desprender-se da barba. Este risco cai brutalmente quando se trata de quem serve o alimento. Os chefs famosos não exatamente cozinham ou participam da manipulação. Os restaurantes self service devem atender à exigência de vidros ou estruturas que protejam o alimento da barba e cabelos de quem se serve. Cabe, também, ao consumidor fiscalizar e acionar os órgãos competentes caso irregularidades sejam avistadas. Informar-se sobre as legislações é sempre melhor antes de opinar ou levantar alertas irrelevantes.

  • ray

    droga minha barba tava tão top

  • Jefferson

    Eu sou técnico de refrigeração em maquinas de suco…minha função é consertar as maquinas..as vezes passo pela cozinha pra chegar até a maquina..é preciso tirar minha barba???

  • maria

    olá boa tarde!trabalho como operadora de caixa em uma padaria e minha patroa proibiu todas as funcionárias de usarem,esmaltes escuros,brincos grandes,pulseiras e anéis ,mais só que eu sou operadora de caixa,ela pode exigir isso de mim

    • Marcelo Garcia

      Oi Maria,
      Do ponto de vista sanitário, que é a proteção da saúde do manipulador, não há risco à saúde dos frequentadores da padaria. Será que sua empregadora não deseja passar a imagem aos clientes que todos tem cuidados higiênicos, desde o caixa até a produção?
      Juliane

    • tais coelho

      Também vivo esse drama,sou obrigada a usar touca que são horríveis.kkkk

  • Victor.

    Oi Juliane, trabalho em uma industria de alimentos, na cidade do rio de janeiro, e nao tenho contato direto na area produtiva, sou do administrativo, e um novo gestor quer proibir o uso de barba para todos os funcionarios, inclusive os da area administrativa. é sabido que isso envolve questoes de assédio e descriminação, ele pode fazer isso?

  • Gustavo Hoffet Pires

    Tenho uma dúvida, trabalho em uma empresa de alimentos e a faxineira deu de teimar de usar esmalte, há alguma legislação a respeito do pessoa da limpeza em relação a não usar esmalte e afins ou isso se aplica apenas aos manipuladores?

    • Diego

      Em questão do esmalte por ele ser químico então pode entrar em contato com alimento e assim acarreta problemas se ela é faxineira creio que não há problemas e acho que nas tarefas ele deve usar luvas

  • carlos castro

    que tal depilar os braços de quem manipula massa de pizza, saibam que esses pelos caem mais que os da barba. . .

    • Sandra Dantas

      Concordo. Acho nojento ver um pizzaiolo com braços peludos manuseando as pizzas. Atendo clientes da área de alimentação e vendo para estes, mangotes plásticos para proteção do produto. Não são necessariamente pizzaiolos mas acho interessante depilar os braços pois me dá a sensação (como consumidora), de limpeza.

      • EU

        Os pelos simplesmente fazem parte do corpo, vc tem nojo de pelos no braço, mas nao tem nojo da pele tocando no alimento. Mto contraditório.

  • Lenhador

    No nosso país de soluções tupiniquim, continuamos sendo mais realistas que o rei. Depois da Carne fraca, e agora a nova de fraudes nos alimentos. Depois de termos os alimentos industrializados mais caros e de baixa qualidade do mundo, tudo permitido e autorizado pela ANVISA, a mesma exige ao contrário do mundo, que as pessoas se barbeiem. Não bastasse, os apetrechos de barba no Brasil, são de 5 a 10 vezes mais caros que nos outros países, e demonstram que todos não sabem diferenciar entre pelo e cabelo. Não fosse isso verdade, teríamos que tirar barba, bigode, pelos dos braços e das mãos, cílios e sobrancelhas, mas é melhor matarmos as formigas, pois os elefantes são difíceis. Assim, sem antecâmaras, pressão positiva, e várias outra adequações que não são cumpridas ataquemos o barba e o bigode, e tiremos o foco do que realmente deveria preocupar.

  • chris

    A empresa onde trabalho, um supermercado, sempre exigiu touca no caixa. Até ai tudo bem, mas a partir dessa semana eles querem q as operadoras nao tenham mais franja e prendam todo o cabelo para tras. Isso pode ocorrer? sendo q nao esta no contrato q nao pode ter franja, e o pessoal da sessao, os repositores, q mexem muito mais com o produto q nós, eles nem usam toucas, só amaram um rabo de cavalo. isso esta correto?

  • Luan

    Eu trabalho como açougueiro em um supermercado SC, amo oq faço, mais adoro usar barba, e no meu ponto de vista é besteira de não poder usar, sendo que tem lugar como pelos do braços, nunca nem um cliente meu reclamou da minha barba e sim ganho muito elogio por ela ser tratada, e tem outra quando to com barba vendo muito mais carne doque quando estou sem isso é verdade!!

    • Luan

      #NÃOAPROIBIÇÃODABARBAPARAOSAÇOUGUEIROS
      VAMOS TURMA LEVANTAR ESSA TEG E DEIXAR DE LADO ESSA BESTEIRA DE NÃO USAR BARBA, AJUDA NOS TURMA, A E VAMOS E VIEMOS AS MULHERES NE QUE TÃO AI DE MIMI DUVIDO SE NÃO GOSTAM DE UM QUEIXO COM BARBA PRA ESFREGAR NO PESCOCINHO DALICENÇA NE… VAMOS TURMA!!!

  • Dr med vet. Ariosto. oliveira

    Eu,sou. A favor. Do uso da.barba, e bi gode aparado. E higienizado comc produtos específicos, diariamente e uso
    De máscara. Cobrindo. O rosto.

  • Franco

    o ponto em questão é a proliferação de bactérias, questionamos o uso de barba ou não; mas o ideal é que a vestimenta seja macacão com touca e mascara de pano que fica preso a touca; mas vale lembrar que o ambiente de trabalho deve ter condições mínimas para que os funcionário não transpirem por motivo do uniforme. Deve ser tudo colocado para que caminhem juntos a sanidade e o conforto do setor e dos que nele ficam.

  • Laura Emilia Carlos

    Baseado na CVS 5/2013, posso legalmente cobrar dos funcionários que raspem a barba e não utilizem protetor de barba? Ou o protetor de barba protegendo os pêlos atende a legislação?

    • Eduardo

      Sim. Segundo o item
      15.1- Estética e asseio


      – Barba feita diariamente e bigode aparado.

  • Eduardo

    Muita discussão desnecessária, basta ter bom senso. Por exemplo, se o trabalhador estiver em contato direto com o alimento (principalmente com grande atividade de água e ph neutro ou próximo de 7) que não passará por nenhum tratamento que no minimo inative os microrganismos patógenos, então é claro que a manipulação deve ser feita com todo o cuidado, sendo feita a utilização de luva, máscara, touca, probarba e outros, se for o caso e trocados com um certa periodicidade (a cada 3 horas por exemplo). Já se a manipulação for no caso de cervejas a necessidade de toucas, probarba, luvas (não levando em consideração a parte de inoculação das leveduras) não existe a real necessidade já que a ultima etapa da produção que existe contato com o manipulador é a fervura onde o fluido é aquecido a 100ºC por uma hora, logo todos os microrganismos patogênicos já estariam no minimo inativados. Por fim, se você é dono de uma empresa e não possui conhecimento sobre a real necessidade da retirada da barba de seus funcionários consulte um Biólogo ou Eng. de Alimentos. Para implantação de sistemas de qualidade como ISO 9000 nenhum funcionário deve ter barba.

  • DEIVID

    O pessoal bruto vou ser bem simples e claro , se vc vai em uma padaria e a barba do camarada grande e feia tenho certeza que vc será o primeiro a falar nossa que padaria veia não manda nem cortar a barba , então tem que cortar sim se o funcionário não entende manda embora é pronto chama outro pro lugar !

  • Raul

    Mas quem trabalha em uma empresa de alimentos “mercado” mas não trabalha com manipulação, dever tirar a barba também?

  • Eduardo Martins

    E quando o alimento é industrializados?
    Exige também a barba feita?
    Sendo que não manípulo alimentos frescos e sim já fabricados.

  • gilson rosa da silva

    Este tema esta muito comentado,me chamou atenção,se todos estabelecimentos que manipulam alimentos buscasse por via de regra os parametros de segurança alimentar este assundo nen precisaria ser comentado.
    Nossa legislação e bem clara,mas hoje as tendencias acabam desmoralizando qualquer norma tecnica,e acaba abrindo precedendes.
    uma determinada empresa que exporta alimentos para um pais mulsumano teve que criar junto a ANVISA,uma forma de atender os pedidos do mercado,ou seja,seus colaboradoes por serem mulçumanos malipulam os alimentos com barba….
    Grandes chef aparecem nos programas de tv exibindo suas barbas,mas eles sao diferentes de nós?
    Penso quese voce se capacitou para sua profissao,conhece os conceitos de manipulação de alimentos, E voce escolheu esta area de atuação profissional,entao tera que escolher em ter barba e nao poder trabalhar na cozinha ou em contato com alimentos ou cumprir com o regulamento da empresa e com certeza com base da RDC .
    Nao me importa se voce achar que e pre-conceito ,nao e mesmo,na minha sala ditadica nao entra,e simples assim,ah mas eu …estou pagando! nao importa, se é didatico entao segue as normas tecnicas de manipulçao de alimentos.
    O tema é polemico sim,por que esta na moda ter barba,é moda.
    Ah ! voce é um restauranter,goumet,cozinha para os amigos,so administra estabelecimento que manipula alimentos então parabens nao precisara se preocupar com ter ou nao barba.
    gostei muito da materia…podemos buscar mais informações no que tange a lei. e por falar em leis e regulamentos entre no site da ANVISA.

  • Peter Lunardi

    Olha. Esse assunto é muito mais de preconceito, do que de realmente a barba ou bigode criar algo. Existe a lei para não usar ok. Só que primeiro veja as normas em outros países, que estão a anos luz, da nossa ANVISA ,que não se adapta ou moderniza, ou eles fazem inspeções em restaurantes ou indústrias de alimentos, toda semana? Não né. .
    o que é errado, que a própria pessoa que criou a lei diz que os estudos, sobre a contaminação pelo uso de barba é INCONCLUSIVO, ou seja, nem quem fez a lei sabe ao certo se é mais perigoso uma barba e bigode, do que uma mulher que fez chapinha, usa tranças, cabelos cacheados, pode ser mais ou menos contaminantes. A proteção existe para ambos, no caso de mulheres, é uma questão de apresentação e estima pessoal. Mas os homens também não tem o direito de ter a barba? pode ser moda, mas quem está brigando assim como eu, é porque tem barba a muito tempo, é estilo de vida, afirmação pessoal, é minha personalidade, e posso ir mais longe, minha cara é minha marca, logo da minha empresa de produtos alimentícios. Então, usar proteção e pronto.
    Ps: testes biológicos, feito entre uma barba (coleta de material), e cabelos, provou que a barba tinha tinha menos ou quase nada de contaminação do que cabelos, mulheres menstruadas, e outros. Portanto, testes feitos na lei indicam. São inconclusivos

  • Lenilson Alves

    E muito estranho essa lei nao acha ,eu tenho 90 por cento do corpo com pelos e sou alérgico barbeador, até aparo pra ter um pouco de higiene pessoal mas parando pra pensar as pessoas se preocupam mas com barba cabelo e bigode que lei maluca fazer o que né.

  • jose carlos

    Parei em uma praça e lá tinha um food truck, mas não tive coragem de comprar nada pois os dois rapazes que tendia; parece que tinha acabado de chegas da era das cavernas barbudos.

  • Domingos

    Se barba e bigodes são naturais
    Não tem nada a ver comparar com maquiagem

  • Anésio Paz

    Opinião de mulher sobre barba e bigode não é válida.

  • Marcos Alves Pereira

    Se vc entrar em uma cozinha de um restaurante de primeira todos estarão perfeitos unha cabelo e sem barba mas em 90 % dos restaurantes, usam brinco anel barba não lavam a mão quando saem do banheiro, não há fiscalização.
    As palavras da senhora são maravilhosas mas como fazer isso funcionar.

  • Nilma Francisco

    As leis já são contraditórias, aí vem os “reality show” da vida “pacabá” com as BPFs!!! Gente… existe um mundo de oportunidade… Quer ter barba? Quer usar bigode? Não abre mão do piercing? Não vive sem uma maquiagem? Não trabalhe com alimentos!!! Não trabalhe, simples! Você não serve!!

  • THEc

    Discordo, assim como as mulherada pode usar touca descartável no cabelo, pq nós não na barba? Eletizar problema sem solução e descriminação assim como foi lido na maior parte do assunto abordado acima…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar