A ISO 9001:2015 chegou! O que ela tem a ver com segurança de alimentos?

3 min leitura

Dia 23/09/2015 foi oficialmente publicada a nova versão da ISO 9001:2015 no site da ISO. Embora em nosso blog o grande foco é a segurança dos alimentos, resolvi escrever algo sobre esta novidade, por vários motivos:

  • Gratidão a todos os profissionais que contribuíram na minha caminhada em sistemas de gestão, iniciado com implantação e certificação da ISO 9001:94 (com inclusão de BPF e HACCP no extinto 4.9 Controle de processo),
  • Compartilhar alguns pensamentos,
  • Promover a troca de ideias sobre um tema polêmico: Onde começa e termina segurança de alimentos no contexto da ISO 9001?

Então vamos ao tema polêmico: Onde começa e termina segurança de alimentos no contexto da ISO 9001? Na minha visão a resposta é o clássico “depende”! Sem ficar em cima do muro, mas compartilhando com vocês meus pensamentos para discutirmos sobre o assunto. Confesso que para mim todas as normas começam e terminam promovendo o crescimento das pessoas. Mas vamos a um fato.

Ela pode começar, quando um cliente passa a exigir que a organização tenha um sistema de gestão de segurança de alimentos e a organização ainda não tem maturidade e recursos para atender 100% dos requisitos de segurança de alimentos. Esta organização pode, por exemplo, começar como comecei no passado: incluindo questões básicas e primordiais no seu sistema de gestão da Qualidade e iniciar engatinhando em segurança de alimentos com o 5S integrado ao BPF, estudo HACCP, procedimento para identificar requisitos legais aplicáveis e muita consultoria.

Penso que é melhor um início na caminhada do que ficar estagnado aguardando ter a condição ideal de infraestrutura para atender todos os programas de pré-requisitos, pois o aprendizado é grande dando um passo por vez, e isso posso dar depoimentos e mais depoimentos.

No meu primeiro desafio para implementar segurança de alimentos não existia norma de referência reconhecida na área, mas a missão nos foi designada. Mesmo com muitas dificuldades, principalmente conhecimento e nível de escolaridade baixo da equipe, encaramos de frente o desafio e iniciamos a caminhada acreditando que conseguiríamos deixar nossos clientes felizes e conseguimos com muito, muito esforço da equipe da empresa. Sou eternamente grata a quem vivenciou comigo esta história, pois muitos passaram a frequentar escola, coisa que há muito tempo não faziam, para concluir seu primeiro ou segundo grau, requisitos mínimos de escolaridade definido na nossa primeira descrição de cargo.

Desde o mais simples funcionário até o Presidente, que muito me ajudou com o grande dilema das organizações: ações corretivas. Assim que eu emitia o relatório com as “benditas” carinhas com status Feliz e Triste das ações corretivas e respectivos responsáveis, ele pessoalmente ligava para a pessoa para ter um papo que funcionava, pois no mês seguinte o status mudava.

Não me esqueço de uma auditoria de um cliente Top Ten (10 maiores clientes no mundo), que muito contribuiu para nosso aprendizado e crescimento em BPF e HACCP, onde levamos as inesquecíveis 63 não conformidades. Até hoje sinto frio na barriga ao lembrar… Mas valeu! E muito! Graças ao rigor das duas auditoras e das consultorias que nos ajudou na ocasião, chegamos na nossa primeira certificação de ISO 9001:1994 incluindo requisitos da tal Segurança de Alimentos.

É com base nesta vivência, que venho discursando para vocês sobre a cultura de segurança de alimentos, lembrando da importância da gestão pelo exemplo, do respeito pelo ser humano e no investimento e atitude que é cuidar de gente! Foi cuidando de gente, respeitando, ensinando, fazendo e aprendendo juntos, tendo o maior apoio que tive na carreira por parte da alta direção que digo: Seja bem vinda ISO 9001:2015! Foi graças à sua versão 1994 que hoje estou aqui dando este meu depoimento de vida, atuando bravamente em Segurança de Alimentos com um universo ampliado de conhecimentos das diferentes normas e agradecendo com a alma e o coração, cada operador, cada encarregado, cada engenheiro de alimentos, cada gerente, cada diretor e o grande presidente que tive oportunidade de conviver para ver, sentir e poder afirmar: SEM APOIO DA ALTA DIREÇÃO, seja ISO 9001, FSSC 22000, IFS, BRC e qualquer outra norma, nossa vida fica sendo dar murros em ponta de faca sem atingir o resultado esperado de cada norma que se tenha colocado como objetivo implantar e certificar. Sem atingir resultado para o crescimento de quem faz um sistema de gestão acontecer: Pessoas e suas ATITUDES!

E você, o que pensa sobre isso?

Recebemos ou não de braços abertos a ISO 9001:2015? Onde começa e termina segurança de alimentos no contexto da ISO 9001?

 

 

 

Fonte da Imagem: HGB

8 thoughts on

A ISO 9001:2015 chegou! O que ela tem a ver com segurança de alimentos?

  • Nadja Valadares

    Eu implantei, há uns 18 anos atrás, a ISO 9002 nos procedimentos de produção de alimentos num Hotel Escola, à época, do Sebrae, em Natal RN. A implantação levou 1 ano e 2 meses até receber a certificação. O resultado foi excelente e é continuado até hoje. Em todos meus clientes aplico a norma, mesmo sem o cliente requerer a certificação.

    • Silvana Chaves

      É isso aí Nadja. Isso mostra que você foi contaminada pelo mesmo bichinho da qualidade que eu rsrsr E descobri que quanto mais o tempo passa, mais encantada a gente vai ficando com os efeitos causados por ele!
      Forte abraço
      Silvana

  • Adriana Menezes

    Arrasou Silvana! Amei seu artigo pois relatou o meu sentimento com a Norma ISO 9001! Parabéns!!!

    • Silvana Chaves

      Obrigada Adriana. E sigo sempre em frente fazendo este discurso, envolvendo a alta direção e deixando claro a importância do apoio deles nos projetos e busco sempre ter bons diálogos com eles dando exemplos de sucesso e de fracasso (sem contar o santo é claro…rs) por falta do bom funcionamento do tripé que acredito para um sistema de gestão?Alta direção, auditoria e ação corretiva. Forte abraço

  • Leandro Costa

    Olá Silvana, Parabéns pelo texto.
    Como sempre você sempre certeira em suas colocações.
    Um filme passou pela minha cabeça…relembrando toda sua trajetória de dedicação e comprometimento.
    Grande Abraço e obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

    • Silvana Chaves

      Ah Leandro, me emocionei ao ver que se reconheceu aqui no post. Lutas e lutas, conquistas e conquistas e um aprendizado que carregamos para a vida toda, não é? Só tenho que agradecer por ter você em minha história de vida. Você sabe o quanto amo o que faço! Acredito no ser humano e no poder da transformação a partir do querer. Nós conseguimos muito!

      Forte abraços querido!

      Silvana Chaves

  • Maria

    parabéns pelo crescimento !
    mas pergunto: Tenho iso. Posso substituir por BRC e não manter o certificado ISO?

  • Izabel Francilene gonzaga de Souza

    Hoje com HACCP e ISO 22000 ainda implanta ISO 9000/2015 em indústria de alimentos
    E nesse caso quem comanda autocontrole ou ISO 9000/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar