Se a sua empresa exporta para os Estados Unidos, é importante entender quais são os resultados das fiscalizações domésticas, pois elas podem se refletir em preocupações sobre o Programa de Verificação de Fornecedores Estrangeiros, o Preventive Controls for Human Foods and Foreign Supplier Verification Program (FSVP). E se não exporta, as informações abaixo também são úteis a título de eventual comparação com as dificuldades aqui do Brasil.
Ao longo dos anos foram sendo publicados os resultados das fiscalizações (os americanos chamam de inspeções) que nos permitem enxergar as maiores questões do mercado americano.
Aqui está uma visão geral rápida (resumo realizado por Jose Sabal em seu perfil do LinkedIn):
– Foram levantadas 5.701 infrações (que ele também chama de violações) individuais aos requisitos legais de alimentos para humanos.
– 91% de todas as infrações foram levantadas contra: Controles Preventivos para Alimentos Humanos, Programa de Verificação de Fornecedores Estrangeiros, Suplementos Alimentares e HACCP de Frutos do Mar.
– 66% de todas as violações são entre Controles Preventivos para Alimentos Humanos e Programa de Verificação de Fornecedores Estrangeiros (FSVP).
– 33% de todas as infrações foram levantadas contra Controles Preventivos para Alimentos Humanos.
– 36% de todas as violações contra o FSVP são porque os importadores de alimentos não desenvolveram absolutamente nenhum programa.
– 14% de todas as violações são contra o regulamento de Suplementos Alimentares.
– 10% de todas as violações são contra o regulamento Seafood HACCP.
– Dentro dos Controles Preventivos para Alimentação Humana, 72% são infrações aos requisitos de BPF e 28% ao plano de segurança de alimentos.
– Dentro dos Controles Preventivos para Alimentação Humana, Subparte C – Análise de Perigos e Controles Preventivos Baseados em Riscos, 63% de todas as violações foram levantadas contra o plano de segurança de alimentos, a análise de perigos, os controles preventivos e as ações corretivas.
Aqui no Brasil, infelizmente, não contamos com a publicação de relatórios claros para visualizarmos o que está acontecendo em nossas empresas.
Para acessar a base de dados de fiscalizações do FDA, acesse:
https://datadashboard.fda.gov/ora/cd/inspections.htm
Leia também:
https://foodsafetybrazil.org/referencias-americanas-de-food-safety/
https://foodsafetybrazil.org/os-sete-pontos-de-impacto-da-lei-fsma-no-mercado-brasileiro/
Andrea Barbosa Boanova
Cada vez fico mais desapontada como as inconformidades são conduzidas aqui no Brasil. Quando vemos a ação do FDA, temos a certeza absoluta de que estamos engatinhando ainda. Infelizmente!