Os 10 fatos sobre segurança dos alimentos (OMS) parte 3

2 min leitura

Fato nº 6: Prevenir que as DTAs iniciem-se na produção primária

Prevenir a infecção dos animais na produção primária pode reduzir as DTAs. Por exemplo, a redução da quantidade de Salmonella em 50% nas granjas de criação de frangos (através de um melhor sistema de manejo e gerenciamento da criação) resulta em 50% menos pessoas adoecendo devido a esta bactéria. Frangos livres de Salmonella estão ficando cada vez mais comuns em certos países.

 Fato nº 7: Perigos químicos que podem contaminar os alimentos

 

Acrilamida, substância que pode causar câncer, é formada em ingredientes naturais durante o cozimento de determinados alimentos em altas temperaturas (normalmente acima de 120ºC), incluindo batatas fritas, produtos de panificação assados e café. A indústria alimentícia está trabalhando para encontrar novos métodos para diminuir a exposição dos alimentos a tais substâncias químicas. Evite o super cozimento ou passar demais os alimentos quando for fritar, grelhar ou assá-los.

Fato nº 8: Todos desempenham um papel na segurança de alimentos

A contaminação dos alimentos pode ocorrer em qualquer estágio, desde o campo até a mesa. Todo mundo na cadeia de distribuição de alimentos deve empregar medidas para manter o alimento seguro: o agricultor, o fabricante, o vendedor e o consumidor. A segurança em casa é vital para prevenir os surtos das DTAs. As mulheres são os principais alvos para a educação em segurança de alimentos, uma vez que elas são as responsáveis pelo preparo das refeições domésticas em muitas comunidades.

Fato nº 9: A segurança de alimentos começa na escola

Educar as crianças desde cedo em comportamentos adequados para a manipulação e preparo seguros dos alimentos é chave para a prevenção das DTAs hoje e no futuro. Integrar matérias na escola ou lições referentes à segurança de alimentos proporciona às crianças uma habilidade essencial para a vida, que pode ajudá-las a manter a saúde de si próprias e de suas famílias.

Fato nº 10: Cinco elementos-chave para a segurança de alimentos

A Organização Mundial da Saúde e seus Estados-Membro estão promovendo os benefícios da segurança de alimentos, da alimentação saudável e da atividade física. Os cinco elementos chave para um alimento mais seguro são:

1)      Mantenha a higiene

2)      Separar alimentos crus dos alimentos cozidos

3)      Cozinhe completamente todos os alimentos

4)      Mantenha os alimentos em temperaturas seguras

5)      Utilize água potável e produtos crus seguros.

 

Fonte: http://www.who.int/features/factfiles/food_safety/en/index.html)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar