Hoje trago um post sobre um tema no qual tenho forte interesse e experiência: jogos e Campanhas de Qualidade para a indústria de alimentos.
Eu acredito muito neste tema e em minha opinião esta é uma das melhores estratégias para compartilhar conhecimento e disseminar conteúdo de forma rápida e assimilável. Uma campanha bem estruturada será lembrada e com certeza trará ótimos resultados.
Durante anos em indústria de alimentos passei por diversas situações e experiências e tive a liberdade de realizar diversas atividades lúdicas. Realizei atividades musicais, jogos, dinâmicas entre grupos, sorteios, entre outras inúmeras situações… o objetivo? Conscientização.
Hoje quero compartilhar alguns exemplos para você poder aplicar e o melhor de tudo isso é que eles podem ser executados sem custos, ou talvez com custos simbólicos como um papel, uma caixa de bombons para premiação, impressão de cópias.
Vamos às sugestões. Separei três campanhas que podem ser aplicadas na indústria, em treinamentos ou em sala de aula.
Caça-Palavras – Segurança dos Alimentos
Nível de dificuldade: Leve
Materiais:
- Folha impressa com o jogo
- Folhas avulsas para demais anotações
- Canetas
O objetivo deste jogo é simples e de fácil execução, consiste em encontrar 10 palavras relacionadas à Segurança dos Alimentos dentro de uma matriz com letras aleatórias.
Distribua aos participantes uma folha com a atividade impressa e uma caneta para preenchimento e convide-os a encontrarem as palavras.
Momento de reflexão: Após encontradas todas as palavras, promova uma discussão entre os envolvidos sobre o que cada palavra representa, quais as diferenças entre elas, como por exemplo: monitoramento x verificação, peça exemplos. Essa reflexão inclusive pode ser feita formando pequenos grupos e solicitando a todos que usem folhas avulsas para preenchimento e talvez uma pequena apresentação.
No caso de colaboradores em uma indústria: é possível explorar a realidade deles, direcionando para a sua linha ou sua área nesses jogos.
DOWNLOAD
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O JOGO E RESPOSTA
Parcerias entre fornecedores
Nível de dificuldade: Médio
Materiais:
- Pertinentes e disponibilizados pelo fornecedor
- Mesa para mostruário (opcional)
Essa é uma ótima oportunidade de estreitar os laços com nossos parceiros, como por exemplo os fornecedores de aromas, a empresa de controle de pragas, fornecedores de insumos de laboratório.
Ter a oportunidade de convidar um parceiro de negócio para sua empresa e convidá-lo a fazer uma apresentação rápida sobre alguma tecnologia é uma forma interessante e diferente de atrair a atenção das pessoas.
De um modo bem simples, você pode desde posicionar uma mesa pequena em formato de estande no corredor exibindo os recursos utilizados para controle de pragas, como armadilhas, exemplos de aplicações e inclusive com a presença do representante explicando o seu uso, até realizar pequenas sessões rápidas em uma sala, com seu fornecedor de aromas, exibindo algumas amostras e curiosidade sobre cores, odores e padrões.
Nós naturalmente temos a tendência a dar mais atenção para coisas diferentes, para pessoas com autoridade no assunto.
Desafio dos Perigos e Medidas Preventivas
Nível de dificuldade: Leve
Materiais:
- Folhas avulsas para anotações
- Canetas
Esse jogo é realizado em grupos. Divida as pessoas em duas turmas, cada turma receberá papeis e canetas.
Peça aos grupos para anotarem 3 perigos físicos, 3 perigos químicos, 3 perigos biológicos.
Nessa hora ocorre a reflexão sobre o que é cada perigo.
Após anotadas as informações, os grupos disputam quem inicia a atividade, peça a eles para selecionarem um representante de cada. O jogo consiste em o representante escolher um dos perigos anotados por seu grupo e dizê-lo em voz alta. O outro grupo deve responder ao perigo com uma proteção, uma barreira de controle ou uma medida preventiva.
- Exemplo:
- Grupo 1: – Cabelo!
- Grupo 2: – hummm… touca!
Após respondida a defesa, é a vez de o outro grupo falar o perigo, e a brincadeira segue alternando a cada perigo. Não podem ser repetidas as medidas e proteções, ou seja, se um grupo disse detector de metais, essa resposta não poderá ser mais usada.
Esse jogo não tem ganhadores, ou seja, todo mundo ganha com a reflexão sobre os perigos e como evitá-los ou minimizá-los.
Espero que os exemplos acima auxiliem nas suas atividades do dia-a-dia. Não se esqueça de explorar brindes e momentos de reflexão. Estimule a participação de todos.
Depois volte aqui e comente como foi!
Maysa
Amei o tema… Vai ajudar muito nos cursos para manipuladores de alimentos…
Gostaria de saber mais sobre esse assunto.
André Pontes
Muito obrigado Maysa! Também tenho forte afinidade com assunto e sempre procuro compartilhar ferramentas como esta! Acompanhe as postagens!
Willian
Excelente artigo! Parabéns André
André Pontes
Muito obrigado pelo elogio! espero que o mesmo contribua em seu dia a dia!
Josilene Sena
Adorei as dicas, espero ver mais por aqui!
Vou aplicar aqui na fábrica.
Gláucia Helena Mões Galvão
Parabéns pelo artigo André, gostei demais das suas dicas!
Muito obrigada.
Gláucia Mões
Fabiana Bernardes
Ótimas ideias, parabéns!!
Jovanna
Oi,
Qual o significado que a palavra arisco entraria para o jogo de caça palavras?
Paulo Mauricio Bernardini Basto da Silva
Boa tarde. Existem outros jogos que possamos adquirir relacionados ao tema?