Vamos falar um pouco sobre pamonhas. Recentemente, um pequeno produtor de pamonhas nos escreveu com a seguinte dúvida:
“Gostaria de saber se os elásticos (liguinhas de elásticos) podem ser utilizados para amarrar as pamonhas? Na composição, consta que é borracha natural (= látex natural) e os elásticos não são alimentícios!”
Antigamente, o processo de fechamento das pamonhas para cozimento era feito com barbantes ou outros tipos de cordões. Hoje em dia, este procedimento foi simplificado pelo uso de elásticos. Estes elásticos são comumente chamados de “elásticos de dinheiro”, pois sempre foram usados para este fim, mas assumiram outras funções como o uso em produtos alimentícios.
A borracha natural (látex), que é o material utilizado na fabricação destes elásticos, está presente na lista positiva da RDC 123 de 19 de junho de 2001 da Anvisa, sem restrição de uso em produtos alimentícios, tendo que ter atenção somente para o composto alergênico, conforme RDC 26, de 02 de julho de 2015. Em pesquisa de produtores de elásticos para uso alimentício, encontrei produtos fabricados a partir de borracha natural e, em consulta ao fabricante, o mesmo informa que seus produtos são atóxicos, não interferem no sabor e que para o fornecimento em cores diversas são feitos estudos de migração conforme RDC 52 de 26 de novembro de 2010, porém não foram apresentados os laudos comprobatórios nem fichas técnicas.
Assim, respondendo à dúvida do leitor, a borracha natural tem seu uso permitido em alimentos de acordo com a Anvisa e há produtos específicos no mercado, aos quais você pode recorrer para manter seu produto e consumidor seguros. Contudo, é importante obter do fornecedor de elásticos, laudos que comprovem a não migração de substâncias, conforme RDC 52/2010. Além disso, o látex natural é substância alergênica; portanto, deve-se considerar a possibilidade de contaminação por contato na produção do alimento e a necessidade (ou não) de sua declaração nos rótulos, conforme RDC 26/2015.
Foto: Karin Lise de Souza
maria rosi
Minha dúvida em relação ao látex é quando os colaboradores utilizam a luva deste material e fazem contato com os alimentos. Pela lógica devo declarar como alergênico né?
Anellize Lima
Maria Rosi, o látex natural está na lista de positiva para uso em indústrias de alimentos, conforme RDC 123 de 19 de junho de 2001, no entanto após publicação da RDC 26/15 o látex passou a ser tratado com atenção por estar na lista dos alergênicos sendo necessário a sua menção na rotulagem como “ALÉRGICOS PODE CONTER LÁTEX NATURAL”. Essa informação somente deve ser declarada quando houver a comprovação do látex no produto ou ingrediente. Em nosso blog temos outros posts sobre este tema, os quais podem auxiliar. Segue os links:
http://foodsafetybrazil.org/latex-nas-toucas-de-producao-e-agora/#more-51396
http://foodsafetybrazil.org/latex-na-industria-de-alimentos-afinal-ele-e-permitido/#more-10668
Iza Guarezi
Como saber se o elástico é de borracha natural ou de derivado do petróleo ?
Lisi
Só uma observação,uso o látex próprio para alimentos.
O látex para dinheiro amarga o alimento qd fervido, que no meu caso ultilizo para amarrar as pamonhas,e qd cozida com o elástico para dinheiro o tradicional ele amarga as pamonhas.
Porém o látex próprio para alimentos como são vendidos não amargam e nem deixam cheiro de látex.
Alice Mendonça
Eu tenho alergia ao látex e isso é um incômodo muito grande porque eu não consigo ver em rótulo nenhum, as letrinhas mágicas que indicam: CONTÉM LÁTEX.
Para não ser injusta, li em uma palmilha como contra indicação: contém látex
Gostei porque calçados para alérgicos é muito difícil.
Deveria ser lei em todos os produtos o alerta de que contém látex.