Os POPs, como são popularmente chamados, são procedimentos de operação padronizados e devem ser realizados sempre da mesma forma para garantir a unificação dos procedimentos de uma unidade processadora de alimentos ou afins. Estes procedimentos aplicam-se a todas as etapas do processo produtivo e seu objetivo primário é fazer com que pessoas que executem a mesma tarefa, o façam de forma uniforme.
É usual conhecer os POPs como instruções de trabalho, porém há pequenas diferenças entre os dois, que veremos a seguir:
- Os POPs usam linguagem mais técnica, seguindo orientações da legislação vigente, e estão descritos de maneira mais formal;
- A IT tem linguagem mais simples, deve ser escrita apenas com as informações realmente necessárias para execução da tarefa, serve para atender a demanda dos manipuladores e facilitar a execução das tarefas rotineiras. Podem ser em forma de gráficos ilustrados a fim de facilitar o entendimento dos funcionários. Como exemplo de IT, veja o procedimento de higienização de caixa d´água, ilustrado abaixo:
Alguns profissionais acreditam que o POP é um conjunto de instruções composto pelas etapas de IT (descrição da operação) + Monitoramento com ações corretivas e preventivas + Verificação, enquanto a IT é composta apenas pela descrição da operação contemplando as etapas: O que fazer? Quando fazer? Como fazer? Quem vai fazer?
Em termos de legislação, porém, não há diferença entre os dois, sendo apenas uma questão de conceito. O mais importante é que o documento apresente as instruções de forma clara e acessível aos manipuladores, de modo que qualquer pessoa que o leia saiba como realizar a tarefa perfeitamente e que atenda aos requisitos de legislação.
Antes da implantação do POP ou da IT, o procedimento deve ser testado para garantir que aquilo que está descrito é realizado de fato na prática e se está sendo efetivo para aquilo a que se propõe.
Savio Dois Reis Lima
boa noite.
tudo bem?
Meu nome é Sávio e participei do treinamento de plano de segurança de alimento.
Poderia me enviar essa imagem, por favor?
“Como limpar a sua caixa d’agua”
Desde já agradeço, obrigado!
GREICE MARA CORREIA ALVES
PARABÉNS excelente texto.👏👏👏👏👏
Bruno Oliveira de Melo
Ótimo texto, Juliana. Agora, gostaria de saber se para elaborar esses POP’s em uma empresa, precisa da certificação de algum órgão, como a ANVISA, por exemplo? Ou deve ser criado e implantado na empresa e, só após uma vigilância de rotina, é que é necessário a sua apresentação? Enfim, como é o passo a passo de uma aprovação de um POP? Desde já, agradeço e aguardo o retorno!
Iane
Muito bom! Esclarecedor!