Esse post contem dicas e instruções de algumas legislações vigentes para a elaboração do Procedimento Operacional Padronizado de Potabilidade da Água.
Apresento a estrutura base que indico para um POP ser mais completo, organizado e atender à legislação RDC 275/2002:
Cabeçalho/Rodapé: O cabeçalho do documento deve conter o nome do procedimento, o código do documento, a data de elaboração do documento, o número da revisão atual do documento, a data da revisão atual do documento, a pessoa responsável pela elaboração do documento, a pessoa responsável pela aprovação do documento e as respectivas assinaturas dessas pessoas. Essas informações podem ser dividas entre o cabeçalho e o rodapé do documento ou caso seja de sua preferencia, o documento pode conter apenas cabeçalho.
Objetivos: Esse item descreve quais são os objetivos desse documento, como por exemplo: “estabelecer procedimentos que garantam a potabilidade da água para o preparo dos alimentos, higiene pessoal dos colaboradores e consumo interno”.
Documentos de Referência: Nesse item devem ser descritas as legislações vigentes usadas para sustentar as informações descritas no procedimento, bem como as bibliografias ou materiais de referencia utilizados.
Campo de Aplicação: Esse item descreve quais são as áreas e/ou setores e/ou pontos e/ou pessoas e etc. para os quais o procedimento foi estabelecido.
Definições: Esse item contém as definições de termos técnicos ou específicos usados na redação do procedimento a fim de garantir a compreensão do documento por todos.
Responsabilidades: Esse item descreve quais são as responsabilidades e os responsáveis por tornar o procedimento vigente.
Descrição: É nesse item que o procedimento efetivamente é descrito. Todos os itens envolvendo a potabilidade da água devem ser destrinchados um a um, contando como funciona, quem são as pessoas envolvidas em cada atividade (recomendo nunca citar nomes e sim cargos, pois as pessoas saem das empresas e são substituídas, já seus cargos permanecem), qual a frequência de realização daquela atividade, onde essa atividade é registrada. Para o POP de Potabilidade da Água a legislação cita como itens obrigatórios:
ü Conter informações sobre o tipo de abastecimento da água (rede pública de abastecimento, água de poço água de rio, água de caminhão pipa e etc.) e volume utilizado;
ü Conter o local de armazenamento da água, localização do(s) reservatório(s), capacidade(s) e periodicidade de higienização de cada reservatório;
ü Descrição do método de higienização, incluindo as características da superfície a ser higienizada, identificação do princípio ativo e do produto utilizado, concentração e tempo de contato dos agentes químicos;
ü Operações relativas ao controle da potabilidade da água, incluindo as etapas em que a mesma é crítica para o processo produtivo, especificando os locais de coleta das amostras, a frequência de sua execução, as determinações analíticas, a metodologia aplicada e os responsáveis pela operação.
ü Nos casos em que as determinações analíticas ou a higienização do reservatório for realizada por empresa terceirizada, o estabelecimento deve apresentar, para o primeiro caso, laudos de análises e, para o segundo, o certificado de execução do serviço devidamente datado, assinado e contendo todas as informações.
Lembre-se de descrever bem cada etapa e cada processo onde haja água envolvida, por exemplo: se seu estabelecimento possui filtro de água todas as informações pertinentes a esse filtro de água devem estar descritas no procedimento, incluindo as frequências de limpeza do filtro e troca do elemento filtrante.
Se o seu estabelecimento utiliza uma fonte de água alternativa (poço ou rio) devem estar especificados quais são os sistemas utilizados para tratamento dessa água que garantam a sua potabilidade.
Se seu estabelecimento utiliza gelo ou vapor entrando em contato direto com os alimentos ou com superfícies que entrem em contato com os alimentos devem estar especificados no procedimento todas as informações que envolvem esses itens e que garantam a potabilidade dos mesmos.
Monitoramento: Esse item descreve quais são os métodos utilizados pela empresa para monitorar as medidas descritas no POP que garantam a potabilidade da água. Não se esqueça de especificar quem são os responsáveis pelos monitoramentos e quais são as frequências estabelecidas.
Ação Corretiva: Esse item determina qual a ação tomada quando é constatada uma não conformidade em algum ponto ou processo descrito no POP. Além da ação imediatamente tomada para a correção do problema e as disposições realizadas com o produto que possa potencialmente estar contaminado com água não potável, deve também ser estabelecido o conjunto de ações a serem tomadas para que a não conformidade não torne a se repetir.
Verificação: Esse item determina quais são os métodos adotados pela empresa para verificar se o procedimento operacional padronizado para potabilidade da água está devidamente implementado e funcionando adequadamente, ou seja, se a água, gelo e vapor utilizados no estabelecimento estão realmente potáveis e sem risco de propiciar qualquer tipo de contaminação ao produto e às pessoas. Além de estabelecer o tipo de verificação, devem também estar estabelecidos os responsáveis e as frequências de verificação.
Nunca se esqueça de apenas descrever no POP os procedimentos que realmente estão implementados em seu estabelecimento, não devendo ser descritos procedimentos ideais, porém, irreais.
Juliana Levorato
Muito útil!
Aurimar Vilaça Maia
Boa tarde, preciso por favor de um modelo de POP -Procedimento Operacional Padrão da água, encaminhe para meu email: aurimarvilaca@bol.com.br
Aurimar Vilaça Maia
Boa tarde, estou cursando o Técnico em Meio ambiente, preciso de um modelo de POP- Procedimento Operacional Padrão da água, pode me encaminhar por favor para meu e-mail?
Luis Destefani Neto
Boa tarde,
Por favor teria como enviar um modelo do POP sobre Potabilidade da Água.
Obrigado
claudia
quero que vcs me envie um modelo de pop de potabilidade da agua
Marcelo Garcia
Oi Cláudia,
Por favor acesse a aba “quem somos” do blog para entender nossa política de atendimento aos leitores, feita toda por voluntários.
Atenciosamente,
Juliane Dias
claudia alves
oi boa noite porfavor me elabore um pop de potabilidade da agua por favor
Erika
Boa tarde, preciso por favor de um modelo de POP -Procedimento Operacional Padrão da água, encaminhe para meu email: erikasantanacruz@hotmail.com
dilson vasconcelos
Boa dia,
Por favor teria como enviar um modelo do POP sobre Potabilidade da Água.
Obrigado
Herily Sato
Boa tarde!
Uma dúvida. Na empresa que trabalho analisamos todos os parâmetros indicados na Portaria 2914 para todos os pontos de consumo de água.
Solicitar um laudo completo dessa portaria para a rede de abastecimento e garantir a qualidade e segurança na fábrica, monitorando alguns parâmetros que fossem julgados importantes na análise de riscos, seria válido?
Obrigada!
Josilene Sena
Tenho a mesma dúvida que Herily, poderiam nos ajudar? Muito obrigada!!
Michell
Bom dia!
Por gentileza, poderia me enviar um modelo de POP referente ao Monitoramento da Potabilidade da Água.
Grato.
Andrea Carla
Boa tarde Daniele,
E quando a empresa de alimentos não utiliza água da rede pública em sua produção, quando a usa, usa água mineral, como proceder na montagem desse POP?
Josilene Sena
Bom dia Andrea,
Tenho a mesma dúvida que você, espero que possam ver esta mensagem e nos responder.
Abizáguia Santos
Bom dia . Por favor , vc pode me enviar o modelo do Pop potabilidade da agua? Obrigada
Meu e-mail:vitoriaaloe1@hotmail.com
Juliane Dias
Olá Vitória,
Somos uma associação sem fins lucrativos e não temos estrutura para enviar informações em particular. Todos os nossos modelos e materiais estão disponíveis no site. Aproveite a ferramenta de busca!
Juliane