Depoimentos de brasileiros vítimas da síndrome de Guillian Barré

2 min leitura

Se por um lado são poucos os dados de surtos e sequelas por doenças transmitidas por alimentos, me surpreendeu o número de pessoas vítimas da Síndrome de Guillian Barré, dando seu depoimento no Youtube. Lembrando que esta síndrome pode ser um desdobramento da infecção pela bactéria Campylobacter jejuni, presente em alimentos, principalmente frango mal cozido ou outros que possam ter tido contato com frango cru.

Abaixo você pode conferir vídeos de processos de reabilitação. A síndrome também pode ser originada por outras causas, como por exemplo, vacina. Mas repare que no campo “comentários” se encontram depoimentos associáveis à infecção alimentar.

“Tenho um filho com o Guillain-Barre desde 25 12 2011 começou com uma constipação seguida de uma diarreia. Em 3 dias ficou paralisado foi detectado com uma punção lombar de imediato começaram a administrar-lhe as hemoglobinas durante 5 dias e só depois e que começou a recuperação esteve internado 5 meses ao fim desses 5 meses passou para o ambulatório 3 horas por dia as quais fazia mais 3 num ginásio esta com 14 meses de restabelecimento e já vai andando bem. Falta-lhe ainda o ponto de equilibrio”.

 

“Estou também com essa doença, e tudo começou a quatro dias antes do Natal e durou uma semana com uma forte intoxicação alimentar causada por um patê de alho de uma lanchonete, depois disso fui em uma UPA e ninguém sabia o que era, depois fui internado e fiquei 20 internado, sendo 7 dias na UTI, mas graças a Deus não precisei ser entubado. Hj faz 53 dias q estou lutando contra essa síndrome, faço fisioterapia 2 vezes por dia e mais em casa, mais ainda não estou andando, espero voltar a andar o quanto antes e tenho fé que tudo vai melhorar.”

trabalhos científicos que mostram prevalência de 56% de Campylobacter sp em cortes de frango no Brasil.

22 thoughts on

Depoimentos de brasileiros vítimas da síndrome de Guillian Barré

  • Joelcy

    Estou com Guillain Barré e gostaria de contar com informações de alimentos que possa ajudar e os que não se deve comer!

    • Marcelo Garcia

      Joelcy,
      Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica, os alimentos mais implicados para Campylobacter são frango, leite e água não clorada, veja aqui. ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/hidrica/campylobacter.pdf
      Infelizmente não temos competência para fazer aconselhamento médico ou nutricional. Você deve consultar os profissionais que estão ajudando em seu tratamento. Desejo uma plena e rápida reabilitação, pois ela acontece!
      Juliane

  • Michele

    Meu irmão teve essa Síndrome na época pouco se sabia mas ficou sem sequelas e graças a Deus conseguiu se recuperar plenamente na época ele tinha 21anos ficou três meses internado ele estava andando de moto e não conseguiu apertar o freio da moto foi ao médico e identificou essa doença .Existem casos mais graves que o dele.

  • andreia

    Meu irmão esta A 21 dias hoje na UTI com a síndrome tv que ser entubado porque atingiu o pulmão, tv parada respiratória foi uma corrida contra o tempo, infelizmente o diagnóstico veio tarde ,so depois de estar todo paralizado pagamos um neurológista particular onde veio o diagnóstico, depois de vários tentativas frustradas no SUS sem saber o que era.

    • Marcelo Garcia

      Andreia,
      Lamento muito pelo diagnóstico do seu irmão e desejo que ele supere com muita força o período de recuperação que o levará à reabilitação. Os vídeos mostram os guerreiros que com muita determinação voltaram à vida normal.
      Juliane

  • Marcus Alberto Rodrigues

    Estou no hospital a 3 dias recebendo imunoglobilina. Segundo o médico devo fica mais 2 dias. Todavia, nao vejo relatos com poucos dias em hospital.sera que o medico esta me enganando?

    • Maria

      Boa noite, Marcus, o médico não edta te negando, eu tbm fiquei 5 dias recebendo imoglobina, fiquei uma semana no hospital, depois disso que ganhei alta. tive guilain barre em Janeiro desse ano, ainda não estou cem pôr cento, mas estou fazendo minhas atividades.

      • MARCUS A RODRIGUES

        realmente acabei ficando por 5 dias…antes de sair do hospital ja estava andando, porem, agora ainda sinto , pois, as vezes volto a ter dificuldades para andar. outro problema , porem, bem mais simples é que saí com a imunidade baixa e ja peguei varias gripes e agora estou com caxumba, mesmo ja tendo pego quando criança..rss

        • Maria

          olá, tbm peguei gripe esse ano rsrsrs, mas graças de Deus estou me recuperando muito bem, ja fazem 3 meses que sai do hospital, ainda não consigo correr e nem pular tenho certa dificuldade pra levantar qndo agacho, dias quentes sinto calafrios e suo muito, isso tudo e normal por causa da doença, com o passar do tempo vai melhorando. EU Tenho muita fe que vai dar tudo certo, eu acredito e sou positiva sempre!!! força pra você tbm.

      • Fabiane

        Ei Maria, estou a uma semana com o meu marido internado, entrou no hospital com a perna direita e à mão esquerda sem movimentos, em 24h já não andava, nem conseguia segurar nada. Há 2 dias começou o tratamento c imunoglobina. Temos mais 5 dias de aplicações do remédio. Ele não perdeu a sensibilidade, mas perdeu totalmente as forças e o equilíbrio. Meu deus, é assustador, estou em pânico.

  • Jane

    Eu também tive a síndrome de Guillian Barré em janeiro de 2017. Passei 11 dias na UTI e tomei a imunoglobulina. Graças a Deus ela não afetou o meu aparelho respiratório. Fiquei 3 messes acamada e com a ajuda de Deus é dos fisioterapeutas que cuidaram de mim, hoje estou bem. Sem sequelas alguma. Deus é fiel!

  • Amanda neres

    Olá pessoal. .
    Minha filha teve a doença com 1 ano e 2 meses ele aja andava e falava um pouco. .
    Essa doença paralisou ela com 2 dias no terceiro elateve paradacardiorespiratoria por 24 minutos. .
    Ficou 26 dias entubada no cit..
    Ficou com várias sequelas ñ anda e ñ fala mais ..
    Morreram várias células do celebro devido a falta de oxigênio. .
    Ela ñ sabe nem sorrir mais ..
    Essa Doença terrível. .

  • Cleide Nunes

    Eu estou internada em um hospital em Israel. Os médicos suspeitam dessa doença
    Cheguei do Brasil há 2 semanas com os sintomas da dengue, os médicos disseram que era alergia

    Parecia que estava melhorando, mas minhas pernas começaram a doer muito e vim pro hospital sem conseguir caminhar

    Estou internada há 3 dias, fazendo exames pra saber se é isso

    As dores nas pernas melhoraram muito mas ainda tenho dificuldade em andar por causa da dor

  • William

    Li todos os comentários e me identifiquei em cada um deles. Tive Sindrome de Guilain Barré em junho de 2015. Tempos terríveis. Mas hoje estou totalmente reestabelecido, infelizmente fui acometido da forma mais grave da doença, do tipo Axional, onde alguns nervos tbm foram comprometidos. No entanto, 9 meses depois do diagnóstico voltei a trabalhar… Costumo dizer que nasci de novo… Hoje cada dia pra mim é uma vitória. No final do ano passado fui e voltei de moto de Brasília à João Pessoa na PB, esse ano vou ao Rio Grande do Norte, quero incentivá-los com isso a persistirem firmes na recuperação. Pouco do meu tratamento foi no hospital, somente o período que fiquei internado do diagnóstico até terminar de tomar a himunoglobulina.11 dias. 38 frascos, nunca vou esquecer… Depois disso fiquei um bom tempo desejando dormir, de preferência em um quarto escuro… Minha família dizia que eu estava depressivo, quiseram me dar remédios, mas isso era só o que o meu corpo queria, dormir em um sono profundo e com qualidade, depois de estar bem alimentado, para que o meu corpo se regenerasse. A alimentação é muito importante porque a bainha de mielina é constituida basicamente de gordura. Mas não é qualquer tipo de gordura, são gorduras especiais que encontramos em nozes, castanhas, abacate e outros alimentos…
    Deus abençoe a cada um de vcs!
    Força!

  • Lenice

    Olá!
    Essa diença é horrivel!
    Tive ela em julho agora passei 9 diaa interna tomwi 30 frascoa de imonoglobulina dueante 5dias
    Voltei para casa sem andar.
    Mas com o poder denosso pai senhir Deus em 2 semanas já andava.
    Hohe vai dazer 3 meses queeatou na reabilitação , ando bem já…só faltachehar a força total
    Tenha fé em Deus quw Ele cura!
    Crêia só Elw pode🙏🙏

  • Adriana E. Lissi

    Bom dia!

    Eu passei por um episódio a um ano atrás em que perdi os movimentos das pernas e braços, resumindo..parecia que eu estava morta do pescoço para baixo. Foi tudo muito rápido, em três dias eu já não andava e não tinha controle nenhum de meu corpo. Foi muito triste! Na época eu estava amamentando e precisei ficar internada. Fiquei no hospital por 15 dias totalmente dependente dos outros. Foi humilhante a maneira a qual me trataram como se eu quisesse estar ali!
    Colaborei o tempo todo para saber um diagnóstico o qual não fechava pelo fato de eu ter dores fortes de cabeça, mas isso devido ao nervosismo, atacou minha enxaqueca. Enfim… graças a Deus, consegui a alta, fui pra casa sem andar, fiquei em uma cadeira de rodas por qse dois meses.
    Quando vim pra casa, minha filha me levava pro meu trabalho, o de ela me ajudava nas aulas, pq sou professora de dança. Não desisti em nenhum instante!
    Ia para as aulas mesmo em uma cadeira de rodas, era vida poder ir e ver minhas alunas.
    Quanto ao diagnóstico?
    Até hj não sei exatamente o que tive, até pq nunca mais retornei ao médico. Hj sinto fortes dores nas pernas, tenho alguns movimentos não consigo fazer e sinto muita adormências no pés, as vezes na ponta dos dedos da mão. Mas o despreparo de alguns profissionais, me deixou com receio em voltar pro mesmo local. A síndrome não foi descartada, porém não voltei para saber. Fiquei sabendo por uma amiga que meu diagnóstico foi Guilain Barre.

    • William

      Adriana, aconselho a vc que retorne ao médico. É imprescindível fechar o diagnóstico para direcionar o tratamento. Hoje, mais de três anos depois do meu diagnóstico, levo uma vida normal, mas ainda tenho pequenas limitações. Fisioterapia passiva, para evitar diminuição de tendões… Um acompanhamento nutricional adequado, primeiro para reconstituir a bainha de mielina e posteriormente voltado a fibras para refazer os tecidos musculares.
      Estimo sua recuperação completa!
      Se puder ajudar em alguma coisa, estou a disposição!
      Deus abençoe!

    • Nubia De Oliveira Santana

      Fui diagnosticada com essa sidrome estou sem movimentos com dificuldade para escrever assim que melhorar volto para falar mais sobre tudo que aconteceu com migo

  • Aurea Silva Teixeira

    Tenho 63 anos tive síndrome de guillan barre em agosto de 2016 na chegada ao hospital tive uma parada cardíaca de 9 minutos reanimada no terceiro ciclo sequência mais 4 paradas fiquei na UTI 37 dias intubação e ventilação mecânica passei por traqueostomia , fiquei 58 dias internada passei a responder as expectativas médica após tomar 7 fusão de imonoglobolina ,tive que aprender a falar mexer as mãos o corpo fiquei na cadeira de rodas passei por todos as fases da síndrome ela atingiu todas as partes do meu corpo chegou até meus olhos eles não fechava,eu digo venci a Guillan barre hoje falo ando como estou viva .

  • Edilson Tomaz

    Edilson/São Bernardo do Campo No dia 31/05 /2018 ,comecei a sentir uma dormença em baixo do pé esquerdo ,corri para o hospital pensando que era um AVC ,chegando lá fizeram alguns exames e falaram que era coluna ,mas a perna esquerda já estava adormecida em duas horas ,me mediram e voltei para casa no dia seguinte a perna direita começou adormecer também já não tinha força nenhuma nas pernas ,fiquei paraplégico,retornei em outro hospital me falaram a mesma coisa coluna a perna esquerda dois muito me deram até morfina .,voltei para casa sem andar ,No domingo dia 3/06/2018 ,Fomos em outro hospital falaram a mesma coisa me mediram ,e estamos indo embora minha filha resolveu passar no mesmo hospital que fui a primeira vez ,falaram que não tinham vaga que o meu caso era só nervo ciático,então o medico deu uma diga para nos irmos no Hospital Alvorada em Moema ,e fomos chegamos lá já fui internado e começaram a fazer os exames ,o Ortopedista verificou que na minha medula tinha alguma coisa errada ,mas ele marcou a minha coluna para operar mas Deus deu sabedoria para ele foi pesquisar melhor e conversar com outros médicos ,tiraram o licor da minha coluna .,e começaram a fazer perguntas ,e chegaram a uma conclusão eu estava com a Síndrome de Guillan Baré pós vacinal .Vacina da gripe começei a tomar imonuglobolina nove por dia um total de 45 frasco ,fiquei dezoito dias internado com três dias de UTI ,sai do hospital de cadeira de roda dia 21/06/2018 ,Primeiramente agradeço a Deus por estar aqui hoje minha família foi e é uma benção na minha vida ,faço fisioterapia deixei a cadeira de roda o andador ,hoje uso uma bengala por enquanto,sinto algumas dores e dormenças nas pernas ,a neurologista falou que é normal vou ficar 100% pois Deus tem me abençoado muito ,nunca perca a FÉ ,obrigado

    • Luci

      A sindrome Guillan barre em 1992. Pouco conhecida na época. Hoje não tenho coragem de tomar vacina h1n1, hepatite e hj pra covid-19. Jamais vou esquecer o que passei.

  • celsonilio dos reis fraga

    CELSO FRAGA CAMPO GRANDE MS , Estou com essa sidrome desde 14 09 2021 , tomei 50 ampolas de hemoglobina fiquei 11 dias CTI , mais 90 dias hospital sao juliao , eu so mexia os olhos , apos alta do hospital comecei a fisioterapia em casa , com 5 meses em casa comecei a mexer o bracos , apos muitas fisioterapia comecei a toma agua , alimentar , pentea cabelo , escova dente com certa dificuldade , conforme vamos intensificando as fisioterapia estou melhorando , eu ainda nao ando mas ja estou quase la , no meu caso inicio da doenca tive diareia fortissima uma semana antes, e tbm tomei vacina da Jasen a qual ajudou a doenca a se manisfesta mais rapido . mas gracas a Deus hj estou bem , melhorando dia apos dia , tenho conciencia q o tratamento lento demorado , mas tenho certesa q a vitoria vem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar