Controle de Qualidade x Garantia da Qualidade

< 1 min leitura

Controle e Garantia da Qualidade são a mesma coisa? Quais são as funções de cada uma destas áreas?

Há muitas dúvidas se existe ou não diferença entre as áreas, principalmente em empresas menores, onde o departamento de Qualidade atua como Controle e também como Garantia. Já em empresas maiores, são dois setores distintos.

De acordo com a NBR ISO 9000-2005 “controle da qualidade é parte da gestão da qualidade, focada no atendimento dos requisitos da qualidade”, ou seja, é responsável por fiscalizar, controlar e tem como objetivo avaliar se a especificação esta ou não sendo atendida. Já “garantia da qualidade é parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos”, portanto, é uma área mais abrangente, esta relacionada ao atendimento dos requisitos de qualidade no processo como um todo (produção, pessoas, equipamentos, demais departamentos).

Para ficar mais claro, dentro de uma indústria, o setor de Garantia de Qualidade, esta relacionada ao processo, será responsável por verificar e garantir que as políticas e procedimentos, de todas as áreas envolvidas no sistema de gestão da qualidade, estão sendo cumpridos. Já o Controle de Qualidade, esta relacionado ao produto, é responsável por analisar as matérias-primas e produtos acabados estão atendendo a especificação.

[table id=11 /]

Se você ainda tem dúvidas sobre quais são as funções de cada área, veja na tabela acima alguns exemplos, dentro da indústria de alimentos.

21 thoughts on

Controle de Qualidade x Garantia da Qualidade

  • João Paulo Dias

    Bom dia Juliana,
    Gostei da explicação. Estou estudando para PMP e essa diferença me ajudou a consolidar o conceito.

    Obrigado.

    • Juliana Levorato

      Olá João Paulo,

      É sempre um prazer e muito gratificante ajudar nossos leitores!Continue nos acompanhando!

      Abraços

  • Evelyn Toledo

    Bom dia Juliana,

    Então para um empresa que não tenha os dois setores separados, é mais adequado nomeá-lo de Garantia da Qualidade, uma vez que este termo é de maior abrangência?

    • Juliana Levorato

      Bom dia Evelyn,

      Não há uma regra, você pode chamar o setor simplesmente de Qualidade, assim abrange as duas áreas!

  • Wellyton

    Boa noite Jú! Adorei o esclarecimento, vai me ajudar muito no meu TCC e na minha carreira profissional. Bjs e obrigado…

    • Juliana Levorato

      Olá Wellyton,

      Fico feliz em ter ajudado!

      Abraço

  • andre domingos

    temos o departamento d equalidade, sou inspetor de qualidade, porem faço toda a parte de garantia da qualidade. como convencer eles a mudarem o departamento?

    • Juliana Levorato

      Olá André,

      A situação apresentada por você é muito comum, muitas empresas tem o departamento de Qualidade, que realiza tanto as atividades de Garantia como de Controle e os colaboradores realizam atividades de ambas, muitas vezes por falta de mão de obra.
      Não há uma regra, é necessário uma mudança de cultura e entendimento que é preciso dedicação nas duas, o que não é uma tarefa fácil!
      Uma forma de mostrar isso é detalhar as atividades realizadas, verificar se são de GQ ou CQ e o tempo que elas demandam. Referencie requisitos legais e exigências de clientes para o atendimento das atividades.

      Boa sorte! Depois nos conte o resultado!

      Abraço

  • Marcos

    Bom dia.

    A área de Garantia da Qualidade e Controle de Qualidade deveriam reportar para diretorias diferentes? Fiquei com essa dúvida, pois, se a Garantia irá validar se os procedimentos estão sendo cumpridos, ela iria fazer um tipo de Auditoria na área de Controle de Qualdiade. Essa situação não geraria um conflito de interesse?

    • Juliana Levorato

      Olá Marcos,

      Não necessariamente precisam reportar para diretorias diferentes, uma vez que faz parte das atribuições da Garantia auditar as demais áreas, o que não pode é que o auditor audite seu próprio trabalho. Entendo seu ponto de vista em gerar um conflito de interesse, uma vez que você “auditaria” sua diretoria, porém num sistema de gestão maduro, as atribuições de cada área são bem claras.
      Eu particularmente, nunca vi estas áreas responderem para diretorias diferentes, mas não existe uma regra.

      Obrigada pelo seu contato!

      Abraço

  • Naiara Andrade

    Olá Juliana,

    Legal entendi, sou Gestora de um E-commerce, logo nós testamos todos os eletrônicos antes de enviar para os clientes. Mas hoje Testar produto é função dos estoquistas.

    Quando o cliente recebe e diz que esta com defeito, normalmente por conta de dano no transporte, clientes devolvem a peça e ai que esta precisamos definir um nome para esse departamento: RMA, GARANTIA, CONTROLE DE QUALIDADE, pode me ajudar?

    Pelo que explicou teremos até que definir uma pessoa para ficar full time testando e ser desse departamento que vamos escolher o nome.

    Assim o estoque fica com a função de estoque, contagem, controle e embalagem dos produtos ja testados para a logística enviar para os clientes.

    Aguardo sua opinião.

    Bjs!

    • Juliana Levorato

      Olá Naiara,

      Não há uma regra para definição do nome do departamento. Pelo que entendi é uma atividade pontual, só ocorre quando há reclamação, então não há problema em ser uma atribuição do estoquista.
      Mas se você quer criar um departamento, pode chamá-lo de Qualidade,uma vez que vai exercer funções de Controle ( analisar o produto devolvido, checar se a reclamação é procedente ou não) e de Garantia (elaborar e acompanhar o plano de ação, verificar a eficácia da ações, criar indicadores de reclamações).
      Espero ter colaborado! Depois nos conte qual foi o nome escolhido!

      Obrigada pelo seu contato.

      Abraço

  • Mário

    Olá bom dia Juliana,
    Começarei a trabalhar com o controle de qualidade em um laticínios que produz queijos e manteiga. Quais seriam minhas principais funções e pontos críticos a serem observados.OBS: Atuarei como supervisor.

  • Mykaella C Gomes

    Olá como faço pra analisar uns leites que tenho em casa comprei no mercado mas ele está com aspecto estranho queria saber como proceder.

    • Marcelo Garcia

      Olá Mykaella,
      Como o consumidor não dispõe das ferramentas adequadas para esta análise, diante de qualquer dúvida ou anormalidade naquilo que é percebido pela aparência, odor e em último caso, sabor, é mais seguro não consumir.
      Juliane Dias.

  • Pedro Antonio

    Excelente resenha! Por favor Juliana, necessito de uma ajuda sua. Sou engenheiro de alimentos e apaixonado pela área de qualidade. Na próxima semana serei entrevistado para a vaga de analista da garantia da qualidade. Tenho experiência nos pacs e sou um profissional muito observador, me destacando na produção de prés auditorias. O que devo ter de qualidades para ser selecionado? Uma excelente semana para sra. Grato.

  • Karien Barbosa

    Olá Juliana,

    Podes me indicar artigos que tenham referências bibliográficas sobre Garantia da qualidade e Controle da qualidade?

    Meu mestrado está sendo sobre esse assunto e estou tendo uma certa dificuldade para encontrar essas referências.

  • Dino Martinho

    Gostei da explicacao fooi muito clara e especifica, agradeceria o favor se me indica-se o manual que retarda o assunto que contem a referencia bibliografica

  • Karini

    Boa noite, gostaria de mais informações relacionado a microbiologia de frango e os contaminantes da carne. Nas granjas até o produto final!

  • Adriano Carvalho

    ola juliana trabalho em frigorifico no controle de qualidade
    aqui agente e bem cobrado e rigorozissimo o nosso trabalho porem acho que o salario e muito pouco pela nossa responsabilidade 1400 mil e quatrocentos reais . vc poderia me informar pq agente tem tanta responsabilidade e ganha tao pouco , acho que deveria ser um pouco mas ,,, obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar