Um escopo elaborado exclusivamente para comprovação da verdadeira origem de mel, esta é a proposta da True Source, um sistema independente de certificação de terceira parte para verificar a conformidade do mel com leis internacionais de comércio .
A certificação surgiu para evitar as fraudes , quando corretores de mel adulteravam produtos de qualidade com mel Chinês contaminado por antibióticos , pureza alterada e preços inferiores aos praticados ao do justo comércio.
A auditoria avalia :
Apicultores : se o mel é produzido diretamente de sua própria operação.
Processador/ exportadores: compram mel apenas de seu país de origem. Verificam o sistema de rastreabilidade deste mel até a identificação para cada embarque do mel. Análises de polén são realizadas através de coletas aleatórias do mel armazenado no armazenamento, formação do mix ( mais de um fornecedor) e na expedição . As análises de polén comprovam a origem da florada. As análises são realizadas em laboratórios internacionais e após a verificação dos resultados o certificado é liberado. Além da origem do polén a análise de certificação avalia a cor, odor , consistência, condutividade, odor.
O mel brasileiro é de excelente qualidade a certificação impede fraudes e o reconhecimento internacional do produto, hoje a exportação é uma fonte lucrativa para o setor do mel , já que o consumo per capita no Brasil é pequeno .
Conheça mais acessando o site da True Source. No Brasil a certificadora NSF Internacional realiza estas auditorias.