Atendendo ao pedido de nossos leitores, resolvi fazer um post com uma metodologia prática e divertida para saber se a barba está ou não na hora de ser barbeada.
Esse teste pode ser usado em treinamentos sobre asseio pessoal como dinâmica, mas é também de grande valia para ajudar os colaboradores a saberem quando devem se barbear.
O teste é bem simples:
- Pegue um algodão
- Abra o algodão
- Passe o algodão no rosto do manipulador de alimentos em diversos sentidos
- Se nenhum algodão ficar grudado no rosto, o rosto está adequadamente barbeado
- Se os fios do algodão ficarem na barba é sinal que é hora de barbear-se!
Lembrando que a barba não barbeada, apesar de permitida por algumas legislações desde que usada com o protetor de barba, é grande foco de contaminação, assim como os cabelos.
O uso dos protetores de barba muitas vezes é incômodo para o funcionário, uma vez que a área acaba ficando muito quente e propiciando coceiras, havendo o mesmo risco de contaminação gerada pelas máscaras buconasais, ou seja, de levar-se as mãos até a área do rosto e boca, contaminando as mãos.
Há, no entanto, algumas legislações do Brasil e algumas empresas que optam internamente por proibir o uso de barba e bigode por manipuladores de alimentos.
Fique de olho nas legislações do seu segmento e da sua região para saber se há proibição do uso de barba ou se há permissão desde que com o uso do protetor.
Espero ter contribuído com mais uma dinâmica que pode ser usada em treinamentos e também no dia-a-dia!
Luis Claudio
Aprendi este teste com o sargento Fara, em 1983. Funciona mesmo.
N Santos
Temos o foco em cabelo e barba grande. Mas e os pêlos das mãos de alguns colaboradores?