“Alimento ozonizado, alimento seguro” é um selo de qualidade para marcas de alimentos que usam ozônio no processo de produção. O selo foi criado pelo fabricante de equipamentos de ozônio brasileiro myOZONE para que empresas do setor de alimentos pudessem informar seus clientes que os seus alimentos utilizam o ozônio em seus processos de produção.
O selo atesta que o alimento embalado utiliza a tecnologia de ozônio em etapas de seu processo produtivo e possui um processo validado com sucesso através de pesquisa científica desenvolvida pela myOZONE em parceria com Universidade Federal de Viçosa -UFV e a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Um processo bem implementado de ozônio em uma indústria de alimentos garante que os produtos foram ozonizados e possuem qualidade superior aos não ozonizados. Isto porque o ozônio é uma tecnologia emergente muito eficiente capaz de eliminar insetos, microrganismos e ainda degradar agroquímicos. Parece mentira, mas é pura verdade. O ozônio é capaz de fazer tudo isso quando implementado de forma correta.
Lançado em 2024, o selo “ALIMENTO OZONIZADO ALIMENTO SEGURO” promete ganhar força na indústria de alimentos do Brasil. Utilizar este selo em seus produtos demonstra a preocupação da empresa com o meio ambiente e reforça o compromisso da empresa com a qualidade dos alimentos que ela produz.
A primeira empresa brasileira certificada pela myOZONE foi a cerealista gaúcha Do Sítio Alimentos que recebeu em Julho de 2024 o primeiro selo de qualidade de alimento ozonizado no Brasil. A implementação do ozônio foi realizada nas linhas de feijão preto e feijão carioca comercializados pela empresa e teve tanto sucesso que o empresário Maico Gross já pensa em expandir a tecnologia para outros alimentos. A tecnologia começou a ser implementada em maio de 2023 e desde então a empresa não teve mais nenhum caso de devolução de produtos contendo insetos vivos. Devoluções assim podem causar não só prejuízos econômicos como também danos à imagem e marca da empresa.
Figura 1: Selo de qualidade alimento ozonizado
O protocolo utilizado para o tratamento do feijão foi desenvolvido pelo pesquisador Eugénio da Piedade Edmundo Sitoe, doutor em engenharia agrícola e pesquisador-chefe da myOZONE. A pesquisa foi realizada nas dependências do laboratório de pós-colheita do departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa.
A pesquisa comprovou que o ozônio elimina ovos e insetos de grãos de feijão armazenados e também controla fungos responsáveis pelo envelhecimento precoce de grãos. Durante a pesquisa, os pesquisadores infestaram uma massa de grãos com o inseto Zabrotes. Após a postura dos ovos, os insetos adultos foram retirados da massa de grãos.
O produto que não recebeu o ozônio teve seus ovos eclodidos e larvas consumiram o feijão. Além disso, o fungo Aspergillus causou envelhecimento precoce no produto (figura 4 – esquerda). Já no feijão tratado com ozônio os ovos não eclodiram, houve controle da ação do fungo e o feijão manteve seu padrão de qualidade (figura 4 – direita).
A myOZONE tem o compromisso de desenvolver e transferir a tecnologia para todos os tipos de alimentos no Brasil. A segunda empresa que estará em breve certificada será a empresa catarinense Belas Aves, umas das mais conceituadas indústrias de ração para aves do Brasil que também sofria prejuízos com devoluções de seus produtos pela presença de insetos vivos dentro em suas embalagens.
Iniciativas como estas precisam ser divulgadas para que o consumidor seja educado a valorizar este tipo de iniciativa. Isto porque, cada vez mais, consumidores estão se tornando cada vez mais atentos ao nível de compromisso e de qualidade, composição e a forma como os alimentos são processados pelas empresas. A empresa que investe no ozônio precisa também investir na divulgação dos produtos que tiveram seus processos certificados.
Uma empresa que se preocupa em aplicar ozônio em seus alimentos precisa divulgar suas ações para que seus clientes saibam e valorizem suas iniciativas. O uso deste selo agrega valor à marca da empresa e aos seus produtos.
Acreditamos que o selo ALIMENTO OZONIZADO ALIMENTO SEGURO ganhará rapidamente fama e aceitação pelos produtores de alimentos. Certamente as empresas que investirem na tecnologia serão recompensadas pelo aumento das vendas e fortalecimento da marca como uma empresa que se preocupa com seus consumidores que entenderão o nível de excelência e o valor do ozônio para o seu negócio.
O que significa ter selo de qualidade: Alimento Ozonizado?
Imagine um cenário onde se tem uma linha de produção com altíssima qualidade, que consegue entregar os melhores produtos e serviços com a eficiência esperada e que promove os melhores indicadores ao seu negócio. Um novo cliente aparece na empresa e pede para que você ateste que seu processo garanta esta qualidade de alguma forma, para que ambas as partes confiem no que foi avaliado e entendam o nível de excelência empregado.
Este é o conceito do sistema de implementação de ozônio desenvolvido pela myOZONE. O selo atesta que o ozônio contribui para garantir um alimento com maior segurança e qualidade. Após a empresa ter seu protocolo validado em um dos laboratórios de ozônio da myOZONE na Universidade Federal de Viçosa ou na Unicamp ela recebe o certificado de empresa OZONE MANAGER e autorização para utilizar o selo Alimento Ozonizado Alimento Seguro em seus produtos validados.
O selo atesta que a empresa conseguiu implementar com sucesso o ozônio em seu processo produtivo envolvendo diversas áreas da empresa, incorporando o ozônio e tornando-o parte do dia a dia da empresa.
Quais vantagens o selo ALIMENTO OZONIZADO ALIMENTO SEGURO pode proporcionar?
Quanto mais uma empresa consegue demonstrar aos seus clientes o quão engajada está com o uso da tecnologia do ozônio e o quanto se preocupa com a qualidade dos seus produtos, mais ela ganhará a sua confiança. E esse fato vai além, tornando-se também um diferencial competitivo para o negócio, pois o ozônio proporciona aumento na validade dos alimentos.
Ter um selo ALIMENTO OZONIZADO ALIMENTO SEGURO agrega valor à empresa como um todo. Ter uma certificação da myOZONE validada pela UFV ou a Unicamp representa um reconhecimento nacional e internacional de qualidade.
Os revendedores e consumidores finais ganham muito por comprar alimentos ozonizados, pois garantem um alimento mais seguro, com maior tempo de prateleira e aumento de receita da empresa com a redução de perdas e devoluções de produtos infestados e/ou degradados por microrganismos. Os revendedores podem repassar parte deste ganho para seus clientes, melhorando ainda mais a satisfação desses consumidores.
A marca da empresa passa a ser atrelada aos seus produtos que possuem padrões maiores de qualidade, entregando também mais confiabilidade aos seus colaboradores, clientes e consumidores finais.
A myOZONE é a principal empresa do Brasil especializada na implantação de ozônio industrial. Possui convênios permanentes com a Universidade Federal de Viçosa – UFV e a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – com laboratórios de ozônio próprios que auxiliam empresas em pesquisas e desenvolvimento de protocolos com ozônio e implementarem com sucesso o ozônio nas empresas.