O leite brasileiro vendido em embalagens cartonadas, em forma de caixa, é processado com temperaturas ultra-altas (do inglês Ultra High Temperature), ou seja, são aquecidos a temperaturas entre 137o C a 150oC por 3 a 5 segundos. Nessas condições, todos os microrganismos do leite cru são inativados. Nesse tipo de produto não há adição de conservantes, uma vez que todos os microrganismos devem ser eliminados. Exceções ocorrem (ou seja, há microrganismos viáveis dentro da embalagem) quando altas contagens (superiores a 4 log/ml) de microrganismos esporulados, principalmente do Bacillus sporothermodurans, estão presentes na matéria-prima ou houve falha nos processos térmicos e na vedação da embalagem. É importante lembrar que alguns Bacillus sporothermodurans podem estar no leite UHT, contudo não há risco à saúde ou risco de deterioração significativa do produto. O longo período da vida de prateleira desses produtos (4 a 6 meses) é baseado na ausência de microrganismos vivos no produto processado e também devido à resistência média das embalagens. Embalagens velhas ou danificadas podem apresentar microfissuras, pelas quais microrganismos podem acessar o produto.
Conteúdo autorizado e gentilmente cedido para reprodução no o blog Food Safety Brazil, por Eduardo Tondo e Sabrina Bartz, autores de Microbiologia e Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos.
Maria Ivete Mattos
Interessante que na matéria abaixo dessa, diz claramente, não se iludam, não exixte leite em caixinha que não contenha soda cáustica e e outras coisas maia.
Charles George
Na verdade esse leite de caixinha sao altamente perigosos, porque? eles sao aquecidos em alta temperatura e destruem nutrientes fundamentais juntamente com algumas bacterias e so deixam 2 bacterias perigosas que sao,A da tuberculose e coliformes fecais…. além da Piróxido de hidrogênio e formol.
Rodrigo vaz
DE ONDE VOCÊ TIROU ESSA INFORMAÇÃO? TA VIAJANDO, VAI ESTUDAR PARA NÃO FALAR BESTEIRAS
Marcelo Garcia
Olá Rodrigo,
Esta informação foi retirada de um livro escrito por um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Juliane
Ane
E verdade por eles duram de 4 a 5 meses??
alexandre
Soda Caustica seria para mascarar leite estragado, a história do Formol é balela existem conservantes muito mais seguros hoje, sim pode ter traços de soda caustica porque no processo industrial usa-se soda para higienizar linhas e tubulações uso muito soda onde trabalho a concentração altissimas, leite de caixinha é um leite pobre isso é peróxido de hidrogênio é fantástico seu gosto é amargo mas no leite teria função limitada praticamente não deixaria residuos somente agua e oxigênio e é extremamente amargo e fede na formula industrial , fala-se muita besteira pra pouco dados
alexandre
Então a aplicabilidade do peróxido de hidrogênio e formol seria enviavel fora que formol é proibido e altamente detectável,soda só se o leite azedasse para controle de acidez isso é proibido porque a acidez veio de origem de má conservação no tansporte e deveria o mesmo ser descartado.
otacilio
eu sei que gosto de qualhada, coloco uma garrafa de leite pra qualhar e em dez horas ela esta pronta pra consumo, e pirque o leite em caixinha dura 6 meses e se é igual se falam que ele é aquecido a 150 graus, esae leito é retirado todos microrganismo, porque esse leite após esse tratamento vc poe ele pra qualhar e ele qualha? eu acredito que ele contem inclusive cloro pla emvranquecer uma vez que o leite cozido ele escurece.
eu acho que tem muita quimica, até porque a propria agua vence .
Eu acho que assim como o sal tem cloro e cloreto assim ÷ o leite.
Maria de Paula
Falam tanto do formol nas progressivas, soda cáustica, é o que Alisa cabelos, totalmente corrosiva perigosíssima a saúde humana, ingerida junto com leite, por isso que às pessoas morrem tanto de câncer, outra coisa também São os agrotóxicos na alimentação, vão dar contas a Deus de tanta coisa errada que fazem.
Paulo Adorni
Meu cunhado tem 80 anos e toma leite de caixinha há muito tempo e não tem problema se saúde.
Vagner carlos de goes
Bom dia isto que falao que leite de caixinha não faz mal é uma tremenda mentira se falar oque tem no meio do leite de caixinha não venderia por isso dizem muitas coisas falsas e mentirosas
Fernando
Claro até orque voce que esta certo né amigo. só mimimi ain leite de caixinha mata mimimi cade as provas? ta em um livro que um professor fez pra criar sensacionalismo e vender. quero provas concretas de que esse leite realmente tenha isso parece teoria da conspiração de vegan mimizento
Geziel silva
Desculpe, mas fazer um leite durar seis meses numa caixa é algo duvidoso, você não acha, eles usam produtos químicos para matar as bactérias que ooagulasse o leite.
Moura
Meu amigo isto há muito tempo deixou de ser leite só resta veneno mesmo é do brabo viu quem nunca viu um produto ficar 5 mês nas patileira do supermercado e não ficar ruim diga air
ELISA DOROTEA KIRSTEN
SÓ TOMO LEITE DE CAIXINHA EM ÚLTIMO CASO AQUI É BRASIL ONDE NADA É CONFIÁVEL TANTO QUE TEM PORCARIA NO LEITE QUE ELE APODRECE MAS NÃO COALHA COMO DEVERIA SER
Joana
Eu tomo muito leite de vaticina mas agora vendo esse comentarios ai eu ja estou com muito medo deus me livre
Ademar
Me aponte um outro animal além do animal “RACIONAL” que continua tomando leite, ou seja, mesmo depois de desmamado?
Existe vários alimentos que tem as mesmas propriedades que há no leite, no entanto, os animais “RACIONAIS” são as únicas espécies neste planeta que continuam consumindo leite até o fim da vida.
Paulo
Uma discussão pública entre os experts dos dois lados seria bem mais útil e convincente que as declarações dos fabricantes.
Ela criaria um público mais inteligente e pressão para melhoras onde necessário.
SERAFIM VALASCO DA SILVA
Estou pesquisando mas só estou vendo suposições a indústria não é confiável mas pra que esterilizar o leite,colocar soda cáustica,peróxido de hidrogênio e formos se todos em tese faria mesma coisa