Dúvida de leitor: Utensílios para preparação de alimentos

2 min leitura

Recebemos a seguinte pergunta de um leitor:

Boa noite, gostaria de saber qual material plástico posso usar em contato direto com alimento que esteja em alta temperatura (até 80ºC). Apenas aqueles que contém um símbolo de garfo e faca? Ou qualquer tipo de polietileno e/ou polipropileno?”

Para responder esta pergunta, precisamos analisar duas informações:

  1. Qual material plástico é indicado para contato com alimento em alta temperatura (80ºC)?

Na RDC 216/04, que estabelece diretrizes de BPF para serviços de alimentação, determina que: “4.1.15. Os equipamentos, móveis e utensílios que entram em contato com alimentos devem ser de materiais que não transmitam substâncias tóxicas, odores, nem sabores aos mesmos, conforme estabelecido em legislação específica. ”

Isto significa que a composição do utensílio deve estar de acordo com a legislação relacionada, e caso haja algum tipo de restrição ou limite de migração específico, ensaios laboratoriais devem ser conduzidos com o objetivo de comprovar que o utensilio nas condições de uso é apropriado ao contato com alimentos. Isso significa que não transmitirá substâncias tóxicas, odores, nem sabores aos mesmos. As legislações da ANVISA, aplicáveis a material plástico para contato com alimento, são: RDC 17/08, RDC 51/10. RDC 52/10, RDC 56/12.

Essa responsabilidade é do fabricante que, em teoria, antes de comercializar os utensílios para uso culinário, deve garantir a segurança do produto.

Comumente, utensílios resistentes a temperaturas altas e fabricados para uso culinário são: Nylon/Poliamida (plástico) e Silicone (elastômero)

  1. Apenas aqueles que contém um símbolo de garfo e faca?

Não necessariamente. O significado deste símbolo é que o material está apto a ter contato com alimentos, entretanto, por não ser uma obrigatoriedade legal, fica a critério do fabricante. Por exemplo: conheço embalagens que tem sua segurança testada e não há presença deste símbolo. Ou seja, não ter o símbolo não é indicativo de produto impróprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar