Uma consultoria pode dar garantia de certificação em segurança dos alimentos?

2 min leitura

Geralmente há muita ansiedade quando empresas precisam conquistar uma certificação para atender clientes ou os próprios requisitos, este último sendo o caso de corporações. Neste processo, o fabricante de alimentos ou insumo pode buscar uma consultoria para auxílio. A questão é que algumas buscam uma consultoria que possa dar garantia do sucesso na certificação em segurança dos alimentos. E realmente há consultorias que, segundo dizem, dão em contrato tal garantia.

Pergunto-me como é possível oferecer tal cláusula. É como comparar se a matrícula numa determinada escola, por mais renomada que seja, será a garantia de que o filho irá cursar uma universidade específica no futuro. Dentro das empresas, há inúmeros fatores alheios à atuação de uma consultoria que podem atrasar ou contribuir com a velocidade de implementação de um sistema de segurança dos alimentos. Por exemplo:

– Foco no projeto: muitas vezes está havendo reformas em paralelo, lançamento de novos produtos ou projetos concorrentes, como de otimização de processo e outras melhorias que desviam a energia da implementação da norma desejada.

– Disponibilidade de recursos humanos e financeiros para adequação, pois sem eles não se fazem as melhorias.

– Tempo natural para adequação, mesmo que haja recursos. No caso de uma obra, há etapas como orçamentos, comparação e escolha de materiais e profissionais, agendamento da execução em melhor ocasião (sendo muitas vezes necessário parar a fábrica), supervisão da reforma, validação do resultado.

– Tempo natural para mudanças comportamentais e modo de trabalho. Não é porque se decretou que não se pode mais dormir no chão do banheiro na hora do almoço que de um dia para o outro este hábito irá desaparecer, principalmente sem diálogo e implementação de opções.

– Tempo natural para mudanças externas à organização. Pode-se descobrir que, por exemplo, um fornecedor é inadequado, mas o mercado não oferece opção e um novo fornecedor terá que ser desenvolvido. E isso leva tempo.

É comum nas visitas que faço às indústrias me perguntarem quanto tempo leva para uma empresa obter certificação X ou Y de Segurança dos Alimentos reconhecida pelo GFSI. Costumo fazer a seguinte comparação: se você for a um nutricionista ou personal trainer e perguntar “em quanto tempo perderei vinte quilos?” qual será a resposta? Depende! Depende de que? Claro que depende da metodologia e interação competentes dos profissionais que farão diferença, mas o fator principal de sucesso é o próprio interessado, que não pode “sabotar a dieta” e tem que fazer os exercícios direitinho. Da mesma forma, a empresa tem que estar disponível e “fazer a lição de casa” para resolver todas as suas não conformidades rumo à certificação.

Assim, quando uma empresa me diz que uma consultoria “deu garantia de certificação”, me espanto com a promessa.

E você, acredita em garantia de certificação?

5 thoughts on

Uma consultoria pode dar garantia de certificação em segurança dos alimentos?

  • Juliana Levorato

    Assunto muito importante de ser abordado, muitas vezes a consultoria é vista como solução de todos os problemas. Porém, depende dos fatores citados e do comprometimento de todos os envolvidos. Consultoria não faz milagre!

  • Jose de Ribamar

    Oi Juliane,
    muito importante este seu esclarecimento…pois não existem milagres! A garantia vem do esforço, dedicação e de muito estudo e aprendizagem… e com muito trabalho!
    A certificação sera consequência, mas claro que uma boa e experiente consultoria muitas vezes faz toda diferença! Mas sem promessas!
    Grande abraco!

  • Camila Miret

    Muito bom o texto! O tema pode ser polêmico para certas pessoas, mas estou plenamente de acordo com você, Ju. Fico muito espantada com este tipo de garantia. Porém, isto infelizmente existe no mercado e às vezes pode fazer com que empresas de consultoria sérias percam a concorrência unicamente pela tal “garantia de certificação” prometida por alguns…

  • Isys Amoedo

    Adorei o texto Juliane…..muitas empresas acreditam que o êxito na certificação depende exclusivamente do trabalho do consultor….e na verdade não e assim…..a empresa precisa ter o foco e realizar as atividades previstas pelo consultor em tempo hábil para que acha êxito no processo!!! Parabéns pela abordagem !

  • valeria de oliveira marchetti

    Parabéns Juliane pela colocação, por coincidência hoje acordei pensando sobre este assunto a consultoria sozinha não faz nada, depende do engajamento de toda a equipe além de investimentos e tempo, você traduziu meus pensamentos em palavras e que as indústrias estejam atentas antes de fazer investimentos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar