Termômetro espeto ou infravermelho? Qual devo usar?

< 1 min leitura

Quando falamos sobre o uso de termômetros na indústria de alimentos e em serviços de alimentação algumas duvidas podem surgir, em especial sobre qual o tipo de equipamento devemos usar.

Muitas pessoas têm duvidas se há um tipo especifico que a legislação sanitária permita ou proíba, então vamos esclarecer:

A legislação somente proíbe (por questões óbvias) o uso de termômetros de vidro.

Entretanto, a legislação não define a obrigatoriedade de usar-se um termômetro do tipo espeto ou um termômetro infravermelho.

Contudo, vale a pena lembrar que a legislação contempla a obrigatoriedade de algumas aferições. Abaixo listamos algumas dessas situações e os prós e contras do uso desses dois tipos de equipamentos:

[table id=1 /]

A decisão fica então por sua conta! Eu, particularmente possuo os dois modelos de equipamento, se preciso de rapidez utilizo o termômetro infravermelho, havendo porém, alguma situação de dúvida esclareço com a exatidão do termômetro espeto.

Vale a pena lembrar que os dois modelos de equipamento devem ser calibrados conforme a recomendação do fabricante ou ao menos uma vez ao ano. Clique na imagem para vê-la ampliada.

espeto_ou_infravermelho

 

3 thoughts on

Termômetro espeto ou infravermelho? Qual devo usar?

  • Vagner Silva de Lima

    Olá Daniele

    Primeiramente parabéns pelo post, é muito bom ver a cada dia mais pessoas publicando assuntos relacionados a medição de temperatura, percebemos que este tópico ainda gera muita duvida.

    Com relação a recomendação de termômetros infravermelho em alimentos congelados e embalados a vácuo, vale ressaltar que este tipo de medição de ser efetuada com cautela, visto que este tipo de alimento/ambiente possui alto índice de reflexão, e como sabemos termômetros IR não se comportam bem com superfícies reflexivas.

    Com base em testes feitos em laboratório, durante nossos treinamentos temos orientado aos usuários deste tipo de equipamento que evitem a utilização de termômetros IR nestes tipos de situação, embora o termômetro espeto seja mais lento e mesmo com a dificuldade de envolvimento da ponta do sensor, quando conseguimos instruir adequadamente o manipulador os resultados são mais eficientes.

    Um grande Abraço, Sucesso !!!

    • Daniele Parra

      Olá Vagner, tudo bem?
      Agradecemos muito seu contato e comentário no post!
      E muito obrigada pela informação fornecida!
      Á propósito: sou cliente da sua empresa, tenho alguns equipamentos de vocês, e também recomendo para os meus clientes mas não sabia que vocês ofereciam treinamentos.
      Como funciona esse serviço?
      Obrigada,
      Daniele Parra

  • orlando

    OI Daniela, aqui orlando, estudante finalista do curso de medicina veterinária na faculdade de veterinária da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. estou agora a realizar um trabalho com o tema avaliação das condições de conservação pelo frio de produtos de origem animal, em talhos, supermercados e restaurantes na cidade de Maputo. e uma das constatações que estou a ter é de que o melhor mesmo é usar o termómetro tipo especto, pois oferece maior fiabilidade dos resultados e com ele podes ainda confirmar a temperatura do centro térmico do produto, enquanto que o infravermelho, faz a leitura da temperatura superficial, não apresentando dados fiáveis.

    cmpts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar