Relatório desaconselha exames médicos para manipuladores de alimentos

2 min leitura

Desde a publicação da CVS 18/2008 (Estado de São Paulo) ficou sendo opcional o atendimento daquela lista de exames médicos obrigatórios da CVS 06/99 (hemograma, coproparasitológico, coprocultura, sífilis), passando a ser critério do médico selecionar quais exames são pertinentes para o exercício da função.

 O que eu não conhecia era este relatório técnico da Organização Mundial da Saúde elaborado por um grupo de peritos que em 1989 (atenção para a data!) concluiu como desnecessária e ineficaz a realização de exames médicos admissionais e periódicos com a intenção de se prevenir DTA (doenças transmitidas por alimentos). O documento só valoriza as análises para inquéritos epidemiológicos.

 Os contundentes argumentos foram:

 – Nos casos em que se confirmou que o manipulador foi a causa raiz de um surto, ele estava em fase aguda da doença (e 48 horas depois) e portanto, trabalhando com os sintomas característicos da enfermidade. A literatura não associou casos inaparentes a surtos.

– Um único resultado negativo para Salmonella na coprocultura não é confiável, uma vez que a excreção do patógeno pode ser intermitente e um número maior de amostras deveria ser colhida para um diagnóstico seguro.

– A amostragem pode falhar: no mesmo “lote” de fezes algumas partes podem estar contaminadas e outras, não.

– Não há evidência que HIVou Sífilis  (VDRL), possam ser transmitidas por alimentos

– A pesquisa de cistos parasitários é menos importante que ações de educação das pessoas em higiene pessoal

– Solicitar raio X para pesquisa de tuberculose ou swab de garganta para pesquisa de S. aureus em pessoas que não apresentam infecções não tem nenhuma eficácia para prevenir DTA.

– Curioso: foram citados casos em que as pessoas enviaram amostras de amigos ou parentes ou por dificuldades “técnicas” ou por ter certeza da condição de saúde dos mesmos e portanto ter mais chance de “passar no exame de fezes”.

 Contudo, para as situações acima descritas, a Salmonella tifóide é a que sempre aparece como exceção, e portanto, deve ser considerada.

 Na conclusão, o grupo recomenda que os recursos gastos com análises laboratoriais deveria ser destinado a ações preventivas e educativas para os manipuladores, ao invés de se tentar identificar portadores.

 Eu fiquei surpresa com o relatório, principalmente pela data versus as práticas que conhecemos atualmente e legislações geradas após este período.

 

Qual é a experiência de vocês, leitores?

 

Para saber quais são as recomendações consideradas eficazes para prevenir surtos, não deixe de ler o post: Medidas de controle eficazes para prevenir surtos

 

  Referência: Exames de Saúde e procedimentos gerenciais para manipuladores de alimentos

(Tradução livre): http://whqlibdoc.who.int/trs/WHO_TRS_785.pdf

9 thoughts on

Relatório desaconselha exames médicos para manipuladores de alimentos

  • Ingrid T. Akamine

    Boa tarde.
    Mas, qual é esse relatório da WHO?
    Grata,
    Ingrid T. Akamine

  • FABRICIO HEITOR MARTELLI

    Olá Juliane, boa tarde

    O Brasil tem grandes problemas com alimentação e boas práticas na alimentação. Observamos que faltam no mercado cursos e capacitações adequadas aos funcionários para a área de alimentação, bem como a aplicação do conceito de educação sanitária à população geral do Brasil, que acabam comprando e se alimentando com produtos fora dos padrões de qualidade.
    A realização de exames médicos complementares é de grande interesse sanitário, pois a falta de costumes básicos de educação sanitária traz a tona uma gama de funcionários doentes no ambiente de trabalho. Com a falta de mão de obra especializada o empresário contrata todo o tipo de pessoal para ocupar a vaga de seu restaurante ou estabelecimento de alimento. Muitas clínicas de medicina de trabalho realizam apenas um exame básico como a medição da pressão arterial e carimbam um “apto para função” no ASO. Como pode apenas esta “entrevista” atestar a saúde de um funcionário para alimentos?? Absurda esta observação levantada. No brasil faz-se necessária a pesquisa de parasitas, realização de hemograma completo e, talvez, até VDRL-sífilis. Claro que levantamos conceitos morais, no entanto, caso tivesse uma empresa de alimentos indicaria no PCMSO a realização destes exames ao menos anuais. Aqui na cidade em que trabalho encontramos, ao menos, em 30 % dos manipuladores a presença de parasitas e 1% de sífilis. Com a falta de boas práticas, alimentos fora dos padrões de qualidade vão ao prato do brasileiro. Alimentos que são expostos fora de temperatura, como uma maionese (maionese, batata e cenoura) pode levar à morte centenas de pessoas, uma vez que ela se torna um meio de cultura viável para a manifestação de parasitas que podem ser encontrados nas mãos de um manipulador sem boas práticas.
    Concordo com a realização de campanhas de educação sanitária, mas atualmente o que é mais viável e colocado em prática é a realização destes exames. Pelo menos o médico do trabalho consegue traçar o melhor caminho para o monitoramento de certas doenças em funcionários da área de alimentos. Gostei muito deste post, creio que seja um dos únicos encontrados na web brasileira sobre esta temática.
    Um abraço

    • Marcelo Garcia

      Fabricio,
      Obrigada por compartilhar sua vivência, em especial os dados empíricos de sua cidade, que são um bom termômetro de nossa situação. O estudo traz um contraponto com a visão atual que os exames resolvem muitos problemas, quando na verdade há limitações tanto na educação quanto na capacidade das análises laboratoriais de reduzir os riscos. Integrar as medidas e aplicá-las no momento certo talvez seja o maior desafio.
      Um abraço,
      Juliane

    • Baltasar V. Delazeri

      Bom dia,
      Concordo com o Fabricio quando questiona a aptidão de um trabalhador da alimentação somente com exame básico. No entanto, procurei sobre contaminação de aliementos por pessoas contaminadas por Sífilis, não encontrei, e nem é relatado como bactéria contaminante de alimentos. Sua importância está na saúde pública, não ocupacional. Em empresas do ramo alimentício são obrigadas a fornecer EPIs. Destaco o uso de luvas, se utilizadas adequadamente diminuem o risco de contaminação. Vale lembrar a importância de Procedimentos Operacionais de Higienização e Treinamentos constantes. Em suma, se a empresa obriga e fiscaliza o uso adequado de EPIs, fornece condições de trabalho que estejam de acordo com a ANVISA, treina seus colaboradores para procederem corretamente, com certeza o risco de contaminação é infinitamente menor.

      Abraço.

  • Urzsula

    Bom dia!
    A SMS da cidade onde trabalho nos solicitou os seguintes exames para os manipuladores: Mantoux, hepatite, bacteriológico de secreção nasofaríngea e bacteriológico sublingual, mas conversando com outros que trabalham no mesmo ramo, inclusive com os responsáveis pelo PCMSO, nunca esses exames foram solicitados a empresas que trabalham com alimentos, uma vez que o custo destes é considerável para um grande número de manipuladores. Pelas pesquisas que tenho feito, não encontrei algo específico que exigisse os mesmos, se alguém conseguir contribuir, agradeço!

    • Thomaz Gimenez Junior

      Olá Urzsula, sou Fiscal Sanitário no Município de Leme/SP e realmente esses exames nunca fomos orientados a solicitar e não vemos base legal para tal, porém temos que considerar que os estados e municípios podem legislar sobre esses assuntos, desta forma podemos considerar que seu estado ou município tenham legislações que exijam tais exames.

  • Georgia Lasse

    Olá Juliane, acabei de falar com o Dr Eneo, sobre este relatório, fui pesquisar para saber mais e encontrei exatamente o que precisava aqui no blog!! Muito grata por este trabalho, que facilita nossa vida!! rssrs Eu só não consegui encontrar o post Medidas de controle eficazes para prevenir surtos!! como consigo acessa-lo!!!

    Mais uma vez muto obrigada!!!

    • Marcelo Garcia

      Georgia, que bom ter seu retorno. Pois é, precisamos escrever este post! Mas de forma isolada, publicamos muito conteúdo. Faça buscas com palavras como surtos, e principalmente cuidados, prevenção…. Juliane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar