Quero ser auditor de segurança de alimentos: o que faço? – Parte 2

inspeção
2 min leitura

Dando continuidade a nossa série “Quero ser auditor de segurança de alimentos: o que faço?”, cujo primeiro post você pode rever aqui, hoje vamos abordar os treinamentos e conhecimentos importantes para um auditor de sistema de gestão da segurança de alimentos.

A primeira e mais evidente necessidade é um profundo conhecimento da norma ou esquema que será auditada. Falando em FSSC 22000, é imprescindível que o auditor entenda muito bem os requisitos das partes componentes: sistema de gestão segundo ISO 22000, programa de pré-requisitos da ISO/TS 22002-1 (se for auditar fabricação de alimentos, bebidas e ingredientes) e os requisitos adicionais da FSSC. É claro que não é obrigatório que o auditor “decore” os requisitos, e sim, que saiba interpretar, compreender e aplicar. Normalmente, durante as auditorias, levamos as normas conosco para consulta. A FSSC requer que o auditor tenha um treinamento de técnicas de auditoria + interpretação do esquema com duração de pelo menos 40 horas (5 dias). Um curso de formação de auditor líder em segurança de alimentos que contenha a ISO 22000, a ISO/TS 22002-1 e os requisitos adicionais da FSSC, com duração de 40 horas, cobre a exigência.

Outro assunto de extrema relevância é a análise de perigos (APPCC). Qualquer auditor de segurança de alimentos deve dominar os conceitos e princípios do APPCC. A FSSC exige que o auditor realize um treinamento de pelo menos 16 horas (2 dias) em APPCC. O auditor deve ter conhecimento nos perigos relevantes dos materiais, produtos e processos do setor a ser auditado. Por exemplo, se você vai auditar uma fábrica de massas, você deve conhecer os principais perigos relacionados aos materiais (exemplo: farinha de trigo, ovos, embalagens plásticas, etc), ao produto e ao tipo de processamento e equipamentos envolvidos. Também é essencial que o auditor tenha domínio dos programas de pré-requisitos e das boas práticas de fabricação dos setores a serem auditados, incluindo toda a legislação pertinente de segurança de alimentos.

Embora nem sempre esteja claramente requerido pela FSSC, subentende-se que ter um sólido conhecimento em temas específicos que aparecem dentro do esquema ou que estejam relacionados a sistemas de gestão da segurança de alimentos é bastante importante. É recomendável que o auditor busque treinamentos em: ferramentas da qualidade, gestão e tratamento de não conformidades (PDCA, abordagem por processo, análise de risco, Ishikawa, Pareto, 5 Porquês, 5W2H, entre outros); metrologia e calibração; interpretação da ISO 17025 (até em função do requisito adicional da FSSC); princípios de projeto sanitário para a indústria alimentícia; gestão de alergênicos; Food Defense e prevenção de fraudes em alimentos; microbiologia de alimentos; tecnologia de alimentos e processamento de alimentos; rotulagem de alimentos; gerenciamento de crises; entre outros. Há muitas outras sugestões que poderíamos incluir aqui. Boa parte deste conhecimento é coberta pelo curso de graduação, mas o bom auditor está sempre estudando e mantém-se continuamente atualizado.

Nos próximos dias, vamos falar sobre as práticas de auditoria e habilidades de um auditor de sistemas de gestão da segurança de alimentos.

Fique de olho no blog!

Créditos de imagem: Food Engineering.

26 thoughts on

Quero ser auditor de segurança de alimentos: o que faço? – Parte 2

  • Adriana Louro

    Camila,

    Vocês poderiam adordar também em um outro post, os requisitos adicionais da FSSC 22.000!! 🙂
    O que acha?

  • Renata

    Quando vc fala de segurança alimentar estamos nos baseando em uma norma. Mas para auditar os programas BPF e APPCC precisa de formação específica?

    Aguardo retorno.

    • Camila Miret

      Olá, Renata, convém que o profissional seja formado em áreas relacionadas a alimentos, como por exemplo, engenharia de alimentos, tecnologia de alimentos, entre outros.

  • Renata

    Vocês fazem referência a auditoria com base nas normas. Mas se for auditar os programas de BPF e APPCC precisa de algum treinamento específico além do conhecimento do programas?
    Aguardo retorno.

    • Camila Miret

      Olá, Renata, obrigada pela participação. Se você for auditora interna da sua empresa, é recomendável realizar treinamento de auditor interno em BPF e APPCC. Se for trabalhar em certificadora, normalmente exige-se um curso de auditor líder em segurança de alimentos.

      • Elaine Gouvea

        Boa tarde,
        Para ser auditor eh necessario cirso superior em alimentos ?
        Sou tecnica em alimentos e tenho superior em licenciatura plena em Biologia… Eu poderia ser uma auditora?
        Vc poderia me recomendar cursos da serie ISORio de janeiro?
        Obrigada!

        • Camila Miret

          Olá, Elaine, obrigada pela visita. Se você pretende ser auditora de certificação, existe uma exigência por ensino superior. Se for trabalhar como auditora interna de sua empresa ou como auditora de 2ª parte (auditoria de fornecedores), cabe a empresa contratante definir qual a formação requerida. Estou enviando mais informações por e-mail.

  • Luana Cavalcanti

    Camila, você indicaria uma boa escola para realização do curso de ISO?

    E essa escola deve ter algum tipo de credenciamento?

    Estou acompanhando as postagens, excelente !!! Obrigada por partilhar seus conhecimentos.

    • Camila Miret

      Olá, Luana, respondi a sua dúvida por e-mail. Obrigada pela participação.

      • Luana Cavalcanti

        Recebido Camila, muito obrigada!

      • Duane de Almeida

        Olá gostaria também de saber sua indicação de uma escola para realização do curso de ISO. Parabéns pelas postagem, é de grande importância para quem está começando e tem interesse no assunto.

        • Camila Miret

          Olá, Duane, muito obrigada pelo prestígio. Respondi através do seu e-mail. Ótima semana!

      • Valeria Melo

        Ola Camila, tbm estou precisando de indicação uma instituição formadora de profissionais. Pretendo me qualificar em Auditor Lider ISO e FSSC 22000.

        • Camila Miret

          Valeria, obrigada pela visita. Resposta enviada por e-mail.

  • Patrícia

    Olá!

    Também gostaria de informações sobre os cursos, se você sabe quais organizações oferecem, especialmente os de auditor líder.

    Obrigada!

  • Simone Faria

    Boa noite, Camila!

    Sou Técnica de Segurança do Trabalho e gostaria de atuar na área de Segurança Alimentar e posterior faze um curso de auditoria. Gostaria de saber se há algum impedimento por eu ser da segurança do trabalho? Preciso de curso específico? Qual o melhor curso que forneça certificação para atuar na área você indica? Desde Já Obrigada.

  • Luciana Gonçalves

    Olá Camila, estou me formando em Nutrição, já posso prestar consultorias?

  • Bruna Baia

    Olá. Poderia me indicar im curso dr treinamento de auditor interno em BPF e APPCC? Sou de Campinas, sp.

  • Gustavo Hoffet Pires

    Camila*, bom dia, sou Químico e atualmente curso Ciências dos Alimentos e a área de auditoria me interessa muito, já trabalho faz 4 anos no setor de Qualidade de uma empresa de conservas e agora estou na busca pelos cursos de certificação necessários, você pode me indicar alguns sites / empresas que forneçam os treinamentos citados por você? Sou de Limeira, interior de SP

  • Dayana Xavier

    Boa tarde!
    Qual instituição você recomenda para cursos de auditoria?

  • natanne souza

    Ola Camila, tbm estou precisando de indicação uma instituição formadora de profissionais. Pretendo me qualificar em Auditor Lider ISO e FSSC 22000.

  • Edilma Medeiros

    Boa noite! Sou nutricionista e gostaria de orientação sobre instituições confiáveis para cursos de auditor e ISO, tenho interesse em ser auditora mas não sei por onde começar. Na verdade estou procurado as especializações cujos investimentos sejam indispensáveis para este cargo.

  • Camila Menezes

    Boa tarde Camila! Estou com algumas dúvidas quanto a auditorias. Sou Zootecnista e gostaria de fornecer serviços de auditoria em fazendas e pisciculturas visando a implementação de boas práticas agrícolas e boas práticas de manejo. No entanto, através de pesquisas, não consegui encontrar escolas de formação para tal formação, apenas para BPF e APPCC. Poderia me ajudar nisso? E quanto a auditor externo, encontrei dificuldade em escolas de treinamento para tal no BPF e APPCC.

  • MONIQUE

    Olá.
    Boa tarde, Camila
    Você pode indicar algum curso bom a distância?

  • Ana

    Olá pessoal! Tenho uma dúvida: pra ser auditor de organismo de certificação, quais os caminhos? Por onde começar? Já tenho auditor líder em FSSC 22000 e gostaria de saber o próximo passo pra quem trilhar esse caminho.
    Obrigada e parabéns pelo texto 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar