Qual é a validade de um alimento cuja embalagem foi aberta?

3 min leitura

Muitos funcionários de serviços de alimentação, gerentes, donas de casa e outros consumidores possuem dúvidas quanto à validade dos produtos após a abertura da embalagem. Outros, no entanto, pressupõem que a validade do produto após a abertura continua sendo aquela impressa na embalagem pelo fabricante do produto.
Como então resolver essa questão? Como descobrir a validade correta dos alimentos após a abertura das embalagens? Será que o ar ambiente, o ar refrigerado, as contaminações dos outros meios, como utensílios e a própria manipulação do produto e/ou da embalagem não implicam diretamente na qualidade sensorial, nutricional e na segurança do alimento?
Para resolver essas questões temos dois caminhos a seguir:
O primeiro caminho é adotar o hábito de LER a rotulagem dos alimentos que consumimos! A maioria dos produtos alimentícios possuem em suas próprias rotulagens – em letras pequenas, confesso – as instruções de armazenamento e o tempo de validade do produto após a abertura da embalagem. Como exemplos de produtos que consumimos em nossa rotina, temos o leite, cuja validade para a maior parte das marcas são de 2 dias após a abertura da embalagem e armazenamento sob refrigeração; o suco UHT, com 3 dias de validade após aberto e armazenamento sob refrigeração; o leite condensado com 7 dias após aberto e armazenamento sob refrigeração; os sucos em pó com 30 dias de validade e armazenamento em local seco e fresco. Porém, tais informações podem variar de marca para marca, então leia sempre o rótulo. Além dessas informações, você poderá descobrir outras informações de grande valor, como a presença ou ausência de glúten ou outro composto para o qual você possa possuir algum tipo de intolerância.
Sabemos que nem sempre a leitura do rótulo é algo fácil. Abaixo, um exemplo de informação do armazenamento e validade de massa congelada contida na rotulagem do produto:

A rotulagem indica a conservação:
• No freezer com a temperatura ideal de conservação de -12°C ou mais frio para o produto aberto (não recomendado) e para o produto fechado (120 dias, no caso é a validade impressa no rótulo);
• No congelador com a temperatura entre -12°C e -8°C para o produto aberto (não recomendado) e para o produto fechado (3 meses). Note que ao armazenar o produto no congelador, onde a temperatura é menos fria que no freezer, a temperatura de armazenamento interfere diretamente no prazo de validade, mesmo para o produto fechado;
• Na geladeira em temperatura de até 7°C, o armazenamento do produto não é recomendado nem para o produto aberto nem para o produto fechado.

Um segundo caminho a seguir é o uso das legislações vigentes. Nesse caso, o uso da tabela abaixo nos auxilia a propor prazos de validade para produtos cujo rótulo não informa como armazenar e/ou qual a validade do produto após a abertura da embalagem. A tabela também pode ser usada para os produtos manipulados e produzidos por nós, como sobremesas por exemplo. Ressaltamos, porém, que caso o fornecedor proponha uma nova validade para o produto aberto, tal informação deve ser respeitada incondicionalmente.

 

 

 

Para controlar a validade dos produtos após abertos, podemos manter uma etiqueta nos produtos, contendo a data da abertura e o novo prazo de validade, por exemplo. Essa prática é obrigatória em serviços de alimentação, já em casa é facultativa, porém muito útil e segura!

Assim, podemos perceber que na maior parte das vezes a validade do produto após a abertura da embalagem não é a mesma do produto fechado (aquela impressa no rótulo do produto).
É importante seguirmos os prazos de validade propostos pelos dois caminhos acima citados, pois há estudos envolvendo essas validades. Os prazos foram determinados através de testes de vida de prateleira (shelf life), nos quais os produtos são submetidos a diversas condições e análises.
Em sua próxima refeição, fique de olho então na validade dos alimentos, não apenas na dos produtos fechados, mas também na validade dos produtos abertos!

20 thoughts on

Qual é a validade de um alimento cuja embalagem foi aberta?

  • Licinia de Campos

    Esta tabela da ANVISA é um despropósito de inexatidão. Faço assessorias com frequência em restaurantes e p/ melhor orientá-los tive de traduzir a tabela do FDA, muito mais completa e detalhada. Pq esse tipo de informação (essencial) é feito tão sem critério aqui no Brasil?

    • Angela

      Quando usada esta tabela tenha cuidado é uma legislação da cidade de São Paulo. Não é valida para outros estados, já que a RDC 216/04 tem outra orientação.

  • Fabiana

    Uma dúvida referente a carnes e hortifruti é que geralmente em casa compra-se estes itens em açougues, mercados e feiras onde não há uma rotulagem de quanto tempo estes itens estão expostos na prateleira.

  • Daniele

    Cara Fabiana, tudo bem?
    Quanto ao hortifruti, de acordo com a legislação brasileira, ele somente terá validade após a desinfecção, assim, um hortifruti guardado ainda “sujo” não possui validade estabelecida, ficando à critério da deterioração natural do produto o consumo ou o descarte. Já no caso das carnes compradas no açougue é realmente mais complexo… O ideal é solicitar ao açougueiro que te forneça a etiqueta que contenha a data da manipulação da peça e o SIF, e a partir da data da primeira manipulação seriam contatos os 3 dias de validade. Porém, infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer um açougue assim… O máximo que já consegui foi que eles colocassem a data que eles cortaram a carne (que nem sempre é na hora) na minha porção… Assim, todo o cuidado com a carne é necessário, desde observar as condições de higiene do açougue bem como se as carnes são mantidas refrigeradas ou não e em casa também armazená-las sob temperatura de refrigeração adequada, ou congelamento e realizar sempre o descongelamento de modo seguro, ou seja, à temperatura ambiente nem pensar!!!! Sempre na geladeira ou no microondas.

    • Eric

      Boa tarde Daniele!

      tentei procurar no site da Anvisa e não encontrei esta informação “ele somente terá validade após a desinfecção, assim, um hortifruti guardado ainda “sujo” não possui validade estabelecida, ficando à critério da deterioração natural do produto o consumo ou o descarte.” Será que você poderia me fornecer a fonte por favor?

      Eu achei que o hortifruti in natura sanitizado, por reduzir a quantidade de microoganismos aumentava sua validade…

      • Daniele Parra

        Olá Eric, tudo bem?
        Obrigada por seu contato!
        As fontes que usei para o post são as legislações do Estado de São Paulo (CVS 05/2013) e do Município de São Paulo (SMS 2619/2011), ambas dizem:
        “Frutas, verduras e legumes higienizados, fracionados ou descascados, sucos, polpas, caldo de cana: no máximo a 5º C por 3 dias”.
        Uma vez que legislação não estabelece validade para o hortifrúti NÃO higienizado, o critério adotado é que o hortifrúti tem validade pelo tempo de sua deterioração natural. Esse critério também é adotado nas fiscalizações da Vigilância Sanitária.
        O hortifrúti já sanitizado acaba tendo validade menor justamente pela ação do sanitizante que acaba interferindo no qualidade do produto, essa questão é mais de qualidade sensorial e visual e não tanto microbiológica. Ressalto que a ação do sanitizante é perdida em algum tempo, o que no caso a legislação estabelece como 3 dias, então, se o produto foi sanitizado, não significa que ele ficará do mesmo modo que quando higienizado por um longo período, a carga microbiana vai aumentando com o passar do tempo gradativamente. O ideal é sanitizar no momento do consumo/preparo do alimento.
        Espero ter ajudado,
        Abraços,
        Daniele Parra

        • Eric

          Muito Obrigado Daniele!
          Me ajudou muito!

  • Ana Paula

    Boa noite, achei muito interessante esta matéria, pois estou fazendo um curso de panificação que a maioria dos ingredientes estão vencidos já falei com o professor mas mesmo assim ele continua e o pior é colocado para vender.

    • Marcelo Garcia

      Ana Paula,
      Recomende o blog ao seu professor e não esqueça de mencionar que ele deve ser o exemplo para toda a geração de estudantes. Ressalvo contudo, sem conhecer a instituição onde você estuda, que muitas vezes as verbas para comprar material de aula são escassas e descartar as matérias-primas pode significar deixar os alunos sem a prática.
      Um abraço,
      Juliane Dias

  • Marta Faro

    Daniele e sobre produtos que não possuem o prazo de validade após aberto, como por exemplo: oleo de soja, chocolate em barra, etc?

    • Daniele Parra

      Olá Martha, tudo bem?
      Para esses produtos o ideal é seguimos a tabela que está na matéria, que está de acordo com as legislações do Estado de São Paulo (CVS 05/2013) e do Município de São Paulo (Portaria SMS 2916/2011), assim, para ambos os casos o prazo se enquadraria em “demais produtos” sendo de 3 dias de validade a partir da abertura dos produtos. Porém, atente-se para as letras miúdas, pois em geral o óleo de soja tem o prazo de validade para a embalagem após aberta.
      Há uma legislação federal (RDC 216/2004) usada para serviços de alimentação que indica outros prazos de validade, porém, os critérios da CVS 05/2013 e da Portaria 2619/2011 são mais rígidos.
      Abraços,
      Daniele Parra

  • gisela franco

    Bom dia,
    Gostaria de saber onde posso encontrar com mais facilidade a validade de produtos após abertos. Como por exemplo, palmito, ervilha, milho, mussarela, lombinho, calabresa?

    Poderia me auxiliar, por favor?
    Fico no aguardo.
    Obrigada

    • Elaine

      Também gostaria de saber

  • Acácio Fonseca

    Boa tarde Daniele,

    Moro em Belo Horizonte e estou abrindo uma fábrica de pé de moleque. Estou pensando em adicionar aos produtos da matéria prima o leite condensado. Sei que é um produto que deteriora com rapidez, por isso estou fazendo essa consulta para que me oriente o que devo usar para proteger o meu produto final e qual seria validade do leite condensado após aplicado no meu produto final. Agradeço a atenção,
    Atenciosamente,

    Acácio Fonseca

  • edmilson

    licores temos q colocar data de validade?me falaram q o de amêndoas tem q colocar,mas pq só o de amêndoas?e as outras 30 garrafas q tenho na geladeira não preciso colocar?

  • Marcelo

    Vou rotular um produto que foi aberto e passa valer 3 dias como Faço a contagem de dias ex: manipulado dia 02/04 validade 05/04. Ou. 04/04

  • alexandre francisco

    olá boa noite. gostaria de saber qual a validade desses produtos depois que sai da embalagem original do espeto de frango depois de aberto do paste de frango do calzone e da batata frita a pré cozida? aguardo ..

    • Marcelo Garcia

      Olá Alexandre,
      Não podemos dar esta resposta de forma teórica, pois cada caso é um caso. Você deverá realizar testes e análises laboratoriais de acordo com a realidade de seu produto, condições de processo e matérias primas utilizadas.
      Juliane

  • Aline

    Ola, gostaria de saber,um chocolate depois de aberto qual a validade que ele fica?

  • Butieri

    Tô tomando um suco de caixinha, na embalagem diz após aberto consumir em no máximo 3 dias. mais já tem mais de 30 dias que foi aberto e eu tô bebendo com vodka e está muito bom não morri ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar