Prof. Marco Trindade – USP Pirassununga

3 min leitura

Na seção “link do dia” publicamos um grande achado: paródias sobre manipulação de alimentos. Gostamos tanto que decidimos convidar o Prof. Dr. Marco Antonio Trindade, acadêmico da USP e responsável pelo projeto para nos dar uma entrevista e assim dividirmos esta dica com todos os leitores do blog foodsafetybrazil.org.  Veja o que ele nos contou: 

Como surgiu a idéia do Projeto Alimento Seguro?

Eu semprei gostei muito de música e a idéia surgiu quando conheci um trabalho similar feito na Universidade da Califórnia (UC Davis).  A viabilização do trabalho foi possível graças ao Programa Aprender com Cultura e Extensão, da USP, que oferece bolsas de estudo para os alunos envolvidos. Assim pude juntar a música com a Engenharia de Alimentos…
Quais são os objetivos do projeto e quais são os resultados colhidos até este momento?

O objetivo principal é transmitir, de uma maneira lúdica e didática, conhecimentos sobre os perigos das doenças que podem ser transmitidas pelos alimentos e as formas adequadas de manipular os alimentos para evitar estes problemas. Com relação aos resultados, além das apresentações nas escolas, podemos destacar também a abrangência nacional que o projeto atinge devido à nossa home-page e disponibilidade das músicas na internet. Já recebemos diversos e-mails de pessoas de várias partes do Brasil elogiando o projeto e dizendo que  fazem/farão uso das músicas para diferentes finalidades. É muito gratificante.

Vocês tem experiência ou dados relacionados a aplicação em restaurantes comerciais, cozinhas industriais, indústrias?
Uma outra parte do projeto incial foi um treinamento “in loco” sobre BPF para lanchonetes e ambulantes aqui de Pirassununga. Mas nestes casos não utilizamos as músicas, então não temos experiência com uso das músicas nestes treinamentos. Presencialmente só fizemos mesmo em escolas.

Quais é a reação dos públicos diante das apresentações?

É sempre muito boa, com grande particpação das crianças cantando junto. Nossas primeiras versões de músicas foram disponibilizadas na internet apenas em áudio e com as letras. Então nas primieras apresentações sempre entregamos cópias das letras para as crianças catarem junto e claro para entender melhor os conteúdos. É sempre bom ouvir a criançada cantando junto conosco…

Entre cada música sempre fazemos uma pequena explicação do problema abordado em cada letra. E agora nas novas versões preparamos também um vídeo com imagnes para cada música, que também estão disponibilizados em nossa home-page.

Por que o uso da música como forma de expressão?

Procuramos sempre fazer versões de músicas com melodias conhecidas e facilmente assimiláveis. Desta forma, consideramos que a mensagem sobre a segurança dos alimentos pode ser transmitida e assimilada com mais eficiência. E lógico, foi uma maneira de msiturar trabalho com o prazer da música.

Como ser parceiro no projeto Alimento Seguro?

Não temos nada formalizado neste sentido. O material está disponível na internet para quem quiser usar, como quiser usar. Talvez a maior parceria seja esta: use nossas versões em seus treinamentos…
Existe expectativa / planejamento para expandir o projeto para todo o Brasil?

O foco de nossas apresentações são escolas aqui mesmo de Pirassununga, para onde nossos bolsistas podem se deslocar sem problemas e praticamente sem custos. Não temos planejamento de fazer apresentações em outros locais, pois não temos verba prevista para isto. Mas se alguém tiver interesse e disponibilidade em arcar com os custos, poderíamos tentar viabilizar a ida de nossos alunos.

Quais serão os próximos passos? Outras músicas serão gravadas?

O projeto tem basicamente dois pilares: a possibilidade fornecida pela USP em disponibilizarmos nossa home-page e o programa de bolsas da Pró-Reitoria de Extensão da USP “Aprender com Cultura e Extensão” que permite o pagamento de bolsas para alunos se dedicarem ao projeto durante um ano. A home-page contrinuará existindo, e novas músicas serão gravadas a cada novos alunos que se envolverem no projeto.

(Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4763112A6

Página do projeto: http://www.usp.br/alimentoseguro/sobre.htm

 

Entrevista realizada por Ana Cláudia Frota, consultora e sócia da Flavor Food Consulting.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar