Qualidade e segurança dos alimentos x produtividade: quem ganha esta batalha?

4 min leitura

No cenário industrial alimentício é percebida uma “batalha” entre produção e qualidade/segurança dos alimentos. Quem nunca ouviu, por exemplo, as seguintes frases: “O que paga a conta é a produtividade”, ou “Sem qualidade, esta fábrica não existiria”? Cada frase tem seu devido valor, o qual conduzirá ao dito “pagamento das contas”, aqui subentendido por lucro.

Porém, no presente momento, apenas bater as metas de volume de produção, com as devidas reduções de custos, sejam elas de ordem operacional, matérias-primas com menores preços, investimentos em automações, poderão até conduzir ao lucro, do mesmo modo para a qualidade e segurança dos alimentos, porém a permanência no mercado, ou seja, conseguir SER COMPETITIVO perante os concorrentes vai além dessas esferas segregadas.

É preciso entender que todos estão do mesmo lado, vestindo a mesma camisa, e que a batalha a ser conquistada é a obtenção do melhor produto com o menor preço, atendendo deste modo ao consumidor final, este sim detentor do poder de decisão de manter sua indústria a todo vapor ou não. E para que isso ocorra, é fundamental que todas as áreas sejam integradas, conscientes dos processos, o que não significa ter responsabilidades em outros setores, mas ter o discernimento da sua competência perante as dos outros colaboradores.

Uma das grandes falhas cometidas pelas áreas de gestão ou coordenação tanto da produção quanto da qualidade e segurança dos alimentos é justamente não tornar as informações públicas, conhecidas pelas partes que poderão de fato ter papel fundamental para uma possível solução de não conformidades, ou melhorias efetivas em algum processo de retorno atrativo. O preciosismo não deve existir nem tomar conta do sistema de gestão, pois conduzirá a colaboradores sobrecarregados, acúmulo de problemas, perda de tempo, cenário este que vemos nas indústrias brasileiras, onde a cultura de “apagar incêndio” é o que prevalece.

E qual o caminho a ser trilhado para que não mais exista esse entrave entre as áreas da qualidade e produção?

Algumas ferramentas/atividades auxiliam muito, como:

– GESTÃO À VISTA: os indicadores da empresa são dispostos em mural para conhecimento de todos os colaboradores, geralmente colocado nas entradas das fábricas.

Cabe a ressalva de que a quantidade e a forma de disposição desses indicadores devem seguir o bom senso, para que de fato os colaboradores tenham real interesse em visualizá-los. Devem informar de maneira clara, simples (não simplória), com uso de gráficos coloridos, caricaturas sinalizando se o indicador está dentro ou fora da meta, e quando fora da meta, o que todos podem fazer para melhorar o resultado;

Quadro_gestao_vista

Imagem: Autor

– MURAL DE COMUNICAÇÃO: já muito utilizado nas empresas, mas na maioria dos casos com informações unicamente do setor de recursos humanos. É uma ferramenta importante, que pode ser mais utilizada com informações pontuais da produção, qualidade, manutenção, segurança, e outros para conscientização dos colaboradores;

mural_seguranca_alimentos

Imagem: Autor

DIALÓGOS DIÁRIOS OU SEMANAIS: são pequenas reuniões de curto tempo, com prioridade para coleta de informações de anomalias, não conformidades da produção/qualidade do dia anterior ou semana anterior, dependendo da empresa, e quais as ações já tomadas e seus status.

Mas diferentemente das formulações de nossos produtos, não existe uma receita pronta para essa interação harmônica, mesmo com o uso das ferramentas mencionadas acima, pois há muitos outros fatores envolvidos, dentre eles o que podemos considerar principal: a Cultura da Empresa, ou seja, os colaboradores (do alto escalão ao chão de fábrica) possuem qual consciência perante qualidade e segurança dos alimentos?

E aí está o desafio dos profissionais dessa área: demonstrar, com evidências (já estamos acostumados com essa palavra), a importância do envolvimento e preocupação dos colaboradores com a produtividade da linha, assim como com a qualidade e segurança dos produtos, e isso significa treinos, acompanhamentos in loco, propor metas/desafios às linhas produtivas quanto ao número de anomalias, não conformidades e/ou reclamações por quilos produzidos (indicador que coliga produtividade, qualidade e segurança dos alimentos), elaboração de gráficos comparativos da situação anterior e posterior ao inicio do trabalho de integração.

Logo, será perceptível que a qualidade e segurança dos alimentos se tornará uma vantagem competitiva para o negócio, como já mencionado em uma postagem anterior de Jose Luiz Bariani, e esta união entre Produção e Qualidade/Segurança dos Alimentos, antes vista como uma batalha, passará a ser o diferencial competitivo da sua empresa perante o mercado atual, que se encontra cada dia mais exigente, conhecedor de seus direitos, o que é muito positivo pois conduz à evolução e crescimento de todos.

Dessa forma, com Produção e Qualidade/Segurança dos Alimentos andando juntas, nosso placar será: ninguém perde, às vezes há empate (o mercado exige certa flexibilidade), MAS NO FINAL TODOS GANHAM, inclusive nossos estimados clientes, para os quais de fato trabalhamos e os quais também somos em muitos momentos.

Jhonatas Faustino de Moraes é químico industrial, especializado em Gestão da Segurança de Alimentos e Estratégia de Negócios, e auditor interno das Normas ISO 9001:15, FSSC 22000 e BRC. Atua há 7 anos na área alimentícia com Pesquisa e Desenvolvimento, Qualidade e Segurança dos Alimentos. Atualmente é Gestor da Qualidade e Segurança dos Alimentos de uma indústria de massas alimentícias.

6 thoughts on

Qualidade e segurança dos alimentos x produtividade: quem ganha esta batalha?

  • Mauricio

    Excelente texto, o qual serve não somente para industrias de alimentos, como também para outros segmentos, pois, demonstra, o ideal de que todos somos mais fortes quando juntos, e vestindo a mesma camisa de verdade.
    As ferramentas citadas também são muito boas, principalmente sendo usadas com as dicas acima, para que não vire apenas mais uma ferramenta para inglês ver.
    Parabéns!!! Super indicação de leitura.

    • Jhonatas Moraes

      Isso mesmo Maurício, partimos da primícia das industrias de alimentos, devido nossa área de atuação e para o qual o blog está voltado, no entanto, vários dos textos publicados nele, possuem uma aplicabilidade em outros tantos segmentos, por isso compartilhe mesmo com quem você achar interessante, pois fonte de conhecimento, ainda mais segura como é deste blog, nunca é de mais. Obrigado pela mensagem e o que puder ajudar estou a disposição.

  • Erica Forti

    Realmente o maior desafio é fazer com que todos entendam que apesar de termos áreas/setores diferentes, todos temos correlação e claro corresponsabilidade.
    Gostei muito de envolver os indicadores da qualidade e produção, pois esta é uma maneira eficaz de fazer com que todos pensem nos dois pontos e busquem claro o cumprimento da meta, e a meta agora é elaborar outras metas que correlacionem outros setores, e assim se concretize a cultura do vestirmos a mesma camiseta todos juntos. Caso tenham outros indicadores dessa maneira para mencionar, nos ajudaria muito!!! Obrigada e parabéns.

    • Jhonatas Moraes

      Olá Érica, que bom que tenha gostado, o intuito é realmente fazer com que todos reflitam sobre essa temática, que é muito real e presente no nosso dia-a-dia.
      Quanto aos indicadores, como é mencionado no texto, é muito importante se ter bom censo, em linhas gerais as pessoas erram pelos extremos, ou acabam gerando muitos indicadores, ou insuficientes para medir todas as áreas da empresa, o desafio é achar esse meio termo, e o que ajuda é justamente interligar as áreas, número de anomlias/kg produzido, e por ai vai de acordo com a necessidade da fábrica onde você trabalha.
      Espero ter contribuído de alguma forma, e estou a disposição para qualquer outra dúvida.

  • Everton Santos

    Concordo que alta produção com baixa qualidade é uma produção em vão. Tudo na vida tem que ser equilibrado.

    Parabéns pelo texto, parabéns pelas sugestões !

    • Jhonatas Moraes

      Obrigado Everton Santos, gosto muito das suas publicações parabéns a você também. E vamos juntos disseminar conhecimento, experiências, ainda mais na área que é tão importante, e que deveria ser levada mais a sério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar