Preparando o peru de Natal com segurança

2 min leitura

Comprando o peru!

Esteja preparado! Certamente depois de comprar um peru,  movimentação interna no refrigerador será necessária para acomodá-lo.

Fresco ou congelado? Não há grandes diferenças, apenas que a validade do fresco é menor. Comprando o congelado você pode conseguir nesta época um preço melhor.

Qual tamanho devo comprar? Ao comprar um peru inteiro, comprar pelo menos um quilo de peru cru por pessoa. Você vai ter o suficiente para a festa e para refeições do dia seguinte, também.

Quantos quilos devo comprar? Tenha em mente que um peru inteiro leva em media 24hs por kilo para descongelar na geladeira. Por exemplo, um peru de 6kg levará de 3 a 4 dias para descongelar dentro do refrigerador (método ideal).

Descongelamento e manuseio ?Lavar sempre as mãos com água morna e sabão, por 20 segundos, antes e depois de manusear o peru.

Nunca descongele o peru à temperatura ambiente! O peru pode ser descongelado na geladeira ou em água fria. O método de refrigerador é o mais seguro e resultará em um melhor produto acabado.  Para descongelar em água fria, manter o peru na embalagem original e coloque em uma pia ou recipiente adequado. Troque a água a cada 30 minutos. O peru vai demorar cerca de 30 minutos por quilo para descongelar.

Fique atento! Cozinhar o peru, imediatamente depois de descongelado. Não recongelar. Após descongelar, retire pescoço e vísceras das cavidades do corpo.

Tempo de cozimento e temperatura

Tempo de cozimento: Existem vários métodos para cozinhar o peru (siga sua receita). A única coisa mais importante a saber, não importa o método de cozimento, é que o Peru deve ser cozido com a temperatura interna adequada, medida com um termômetro culinário. Um peru recheado vai demorar mais tempo para cozinhar. A maioria dos perus que adquirimos no Brasil, já vem com termômetro interno. É uma ótima e pratica opção!
Recheando com segurança: Prepare os recheios secos e molhados separadamente. Depois, misture em uma caçarola. Ao preparar o recheio é importante que se atinja a temperatura mínima de 74ºC. Caso decida cozinhar o recheio ao mesmo tempo que o peru, considere atingir a mesma temperatura internamente. Contudo, o método mais seguro é utilizando a caçarola!
Cuidando da temperatura!  Cozinhe a uma temperatura interna mínima de 74ºC. Se preferir utilizar uma temperatura de cozimento maior, não exceda 77ºC no peito e 82ºC na coxa.

Use a tabela abaixo, como referência, para estimar o tempo de cozimento aproximado em um forno convencional. Contudo, o tempo pode variar de acordo com o forno.

Peru sem recheio:

Peso

Tempo

4 quilos

2hs45min

5 quilos

3hs20min

6 quilos

4hs

Peru com recheio acrescente 30 minutos de cozimento.

 

Como saber se o peru está pronto? Se for um peru com termômetro interno, siga as instruções do fabricante. Do contrário, a opção é utilizar um termômetro culinário. Como medir? Inserir o termômetro na parte mais grossa da coxa do peru, sem tocar o osso. A temperatura deve estar entre 80-85°C.

E agora?

Bom apetite!

Texto adaptado de http://www.holidayfoodsafety.org/food-safety/turkey

 Reveja também:

Assando o peru de Natal com segurança

Temperatura segura para assar peru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar