Panorama sobre IV Seminário Monitoramento e Rastreabilidade na Indústria de Alimentos

3 min leitura

No dia 13 de Novembro de 2013 foi realizado no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) o IV Seminário sobre Monitoramento e Rastreabilidade na Indústria de Alimentos que gentilmente cedeu uma vaga para o Blog Food Safety Brazil divulgar as novidades sobre a temática apresentada. Esse tema vem sendo muito discutido nos últimos anos e cada vez mais tem o seu conteúdo aprimorado por meio de estudos de casos e iniciativas inovadoras de empresas privadas do setor de alimentos. No seminário apresentado pudemos ver que não só o setor privado está muito preocupado com a rastreabilidade da cadeia dos seus produtos como também o setor estatal representado pela ANVISA e pelo MAPA que estão empenhados em aprimorar programas de monitoramento de contaminantes em alimentos.

A exposição de ideias teve início com a participação da ANVISA, representada pelo Sr. Carlos Gomes que mostrou os objetivos do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, o PARA. Foi demonstrada a imensa preocupação com a utilização de agrotóxicos proibidos pela legislação brasileira e a utilização errônea em diversas culturas. A mesma atitude de fiscalização aliada à preocupação com a utilização errada de produtos voltados para alimentos de origem animal foi citada pelo MAPA, representado pelo Médico Veterinário Leandro Moretti. Ele mostrou a importância do uso correto de vacinas, vermífugos e o tempo de meia vida de defensivos agropecuários. Em ambos os casos há projetos de rastreabilidade e monitoramento por meio dos produtos finais até a origem da sua matéria prima (upstream), podendo assim identificar qualquer problema relatado e contatar os responsáveis.

Pelo setor privado podemos destacar as ações orquestradas pela Nestlé conjuntamente com seus produtores e fornecedores, aprimorando a rastreabilidade e o controle sobre as matérias primas e a origem dos seus produtos. Durante alguns anos a empresa detectou problemas na qualidade da matéria prima, com isso a Nestlé adotou como programa principal o Projeto “Criação de Valor Compartilhado”. Esse projeto firmou parcerias entre a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (ESALQ), produtores rurais e a Nestlé aliando conhecimento em analises de solo e treinamentos dos produtores com a tecnologia em aditivos agrícolas fornecidos pela empresa. Tal parceria traz como excelente resultado grande qualidade das matérias primas, um maior rendimento dos recursos naturais, um maior controle da origem dos produtos e uma certeza por parte dos produtores que sua produção agrícola tem destino certo.

Todos esses projetos privados e estatais não seriam efetivos nos seus objetivos se não estivessem aliados à alta tecnologia proporcionando uma alta velocidade nos procedimentos de rastreabilidade e monitoramento dos produtos até a sua origem. Tal tecnologia foi desenvolvida e é aprimorada a cada dia que passa por empresas como Safe Trace, Pari-Passu e GS1-Brasil. Ambas as empresas fornecem ferramentas e aparatos tecnológicos para aumentar a velocidade de rastreabilidade de produtos até a sua matéria prima de origem. A empresa Safe Trace, representada pelo palestrante Vasco Picci, tem desenvolvido etiquetas, Qcode e softwares de rastreio para seus clientes. Clientes como Carrefour, Pão de Açúcar e Wallmart necessitam do armazenamento de inúmeros dados referentes à origem da matéria prima e todos os dados pertinentes a cadeia de rastreabilidade, possibilitando em até 2 horas desmembrar toda a cadeia do alimento e por meio desse fato agregar mais confiabilidade ao seu produto.

As empresas Pari-Passu e GS1-Brasil demonstraram por meio das palestras de Thomas Eckschmidt e Flavia Ponte S. Costa, respectivamente, a importância dos diversos softwares desenvolvidos por ambas as instituições. Essas ferramentas tecnológicas enviam as informações da cadeia produtiva dos produtos com muito mais rapidez, tornando muitas vezes as consultas a serem realizadas on-line, ou seja, em tempo real.

Nesse seminário pudemos ver a grande preocupação dos setores privado e estatal em melhorar e monitorar a rastreabilidade na cadeia produtiva em alimentos, mostrando que a velocidade de transmissão de dados por meio do uso de recursos tecnológicos é essencial para um melhor controle em todas as etapas de produção e distribuição dos produtos. Tal fato traz uma maior credibilidade para os produtos e uma maior cooperação entre os dois setores altamente envolvidos, em prol de maior bem estar ao consumidor final.

Este tradicional evento é organizado por Hector Abel Palácios e Neliane Arruda Ferraz.

Aguarde mais posts sobre as palestras!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar