Encontrados resíduos de quaternários de amônia em alimentos

< 1 min leitura

A detecção de compostos quaternário de amônio (QACs), especialmente o cloreto de didecil dimetil amônio (DDAC), tem aumentado em alguns alimentos na Europa, especialmente em frutas, legumes e produtos lácteos.

Tanto produtos convencionais quanto orgânicos têm sido envolvidos. Há várias fontes potenciais de contaminação, tanto durante a produção quanto após a colheita. Em função disso, existe uma recomendação crescente de se não utilizar compostos quaternários de amônia no cultivo e no tratamento pós-colheita.  Além disso, outros usos (desinfecção durante o processamento de alimentos) devem ser controlados para evitar a que sejam ultrapassados os limites máximos de resíduos.

Leia mais aqui.

4 thoughts on

Encontrados resíduos de quaternários de amônia em alimentos

  • Valéria R Almeida

    Fernando por gentileza como está a questão regulatória no Brasil sobre esse assunto. A análise da nossa situação sempre é muito útil para todos os leitores do blog em todos os assuntos. Claro que sempre a referência externa é importante mas temos que refletir e agir considerando a realidade brasileira. Grata. Sou fã do Blog!

    • Fernando

      Olá Valéria
      Por enquanto, o máximo que temos de legislação relacionada a quaternários de amônio, diz respeito ao uso de quaternários de amônio em saneantes (Resolução RDC 35/08 alterada pela Resolução RDC 58/09 da ANVISA). Até onde pesquisei, não há limites definidos por legislação local de QACs em alimentos. Vamos acompanhar o assunto e se tivermos novidades publicamos por aqui.
      Abraços
      Fernando

  • Alessandra Ribeiro Saadi

    Boa tarde Fernando,

    Realizando análise no meu alimento, quando posso concluir que ele está contaminado, ou seja, à partir de qual valor encontrado posso dizer que meu alimento não está seguro?

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar