Em quais os setores da empresa é obrigatório lavatório de mãos e de utensílios?

< 1 min leitura

Para serviços de alimentação como restaurantes, cozinhas industriais, a RDC 216/ 2004 – Anvisa faz referência à necessidade de lavatórios exclusivos para higiene das mãos nas áreas de manipulação, em posições estratégicas em relação ao fluxo de preparo dos alimentos e em número suficiente para atender toda a preparação, dotados com sabonete antisséptico, papel toalha não reciclado e lixeira com pedal.  A norma não especifica a quantidade de pias, o que depende do leiaute da sala de manipulação e da quantidade de funcionários, conforme um estudo do local.

 E quais os setores deve-se instalar estas  pias? Em uma cozinha industrial, por exemplo, todas as salas que são separadas fisicamente por paredes e portas devem possuir no mínimo um lavatório exclusivo para as mãos (conforme o tamanho da sala e da quantidade de funcionários), estes setores são por exemplo:  sala de pré preparação de hortifrutigranjeiros, sala de pré-preparação de carnes, sala de preparação de saladas e a cozinha.  Setores como estoque, almoxarifados ou armazenamento de congelados e resfriados não necessitam de pias de lavagem de mãos.

Para a higiene de utensílios da preparação de alimentos recomenda-se pia exclusiva, ou seja, separada da pia utilizada para lavagem das louças utilizadas pelos clientes, e assim, evita-se a contaminação cruzada.

Para indústrias serve a mesma regra: as áreas de manipulação ou áreas de produção devem ter lavatórios de mãos exclusivos, segundo a RDC 275/2002 – ANVISA. Desta forma, setores como expedição, câmaras frias ou almoxarifado não necessitam destas pias.

Fonte da imagem: RM Alimentos

3 thoughts on

Em quais os setores da empresa é obrigatório lavatório de mãos e de utensílios?

  • Sandila

    Otimo Artigo!

    Gostaria de saber como faz o calculo para saber se o numero de pias/sanitarios atende a demanda de funcionários. Existe legislação específica para isso?/

    Desde já agradeço

  • Renea

    Boa tarde!
    Pode ser usada a mesma pia para lavagem de utensílios da produção e para higienização dos alimentos do pré preparo?

  • Cirlei

    Em se tratando de empresa de suplementos alimentares onde os produtos são todos em pó ou cápsulas, sendo que a empresa dispõe de lavatório de mãos apenas no acesso às salas de produção que são específicas para cada produto. A empresa alega que as áreas não podem possuir lavatórios justamente por serem áreas “secas”.
    As salas possuem apenas ponto de água (torneira) para acoplar mangueira e realizar a higienização “terminal”. A limpeza de área entre os processos produtivos (durante o mesmo dia) ocorre também a seco com aspiradores.
    Como avaliar se estes procedimentos de higiene de mãos e áreas são eficientes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar