O futuro chegou: dispositivo portátil para detecção de bactérias em alimentos

2 min leitura

Quem nunca sonhou ter um aparelho portátil capaz de fazer detecção de bactérias num alimento pelo simples contato? Um dispositivo sem fios que detectasse a presença de Salmonella, E. coli e de outros microrganismos patogênicos e soasse um alarme em resposta? Ficção científica? Não mais. Estudantes de doutorado em Engenharia de Materiais da Universidade de Auburn, EUA, criaram um dispositivo capaz de fazer isso.

O instrumento tem duas partes: um pequeno sensor (na verdade, um “biossensor magnetoelástico”), que é colocado diretamente sobre a superfície do alimento e um detector para fazer a varredura. O sensor que toca o alimento tem uma membrana revestida com um vírus geneticamente modificado que vai se ligar apenas às bactérias Salmonella typhimurium. O leitor contém uma bobina que cria um campo magnético alternado, para medir a taxa de vibração na membrana. Se houver Salmonella no alimento, ela vai aderir ao vírus e alterar a frequência vibratória, o que é detectado pelo scanner. E, então, soa o alarme. 

“O sensor terá um sinal diferente para cada bactéria”, explica Yating Chai, uma das participantes do projeto. Ela e seus colegas cientistas publicaram recentemente os resultados de um estudo de cinco anos para a criação do dispositivo de detecção de bactérias no Journal of Applied Physics. O trabalho deles foi financiado pelo Departamento de Agricultura dos EUA, portanto, há  aplicações práticas previstas.  

“No futuro qualquer pessoa poderá fazer o teste em sua cozinha. Queremos simplificar todo o processo para que possamos testar diretamente o alimento”, disse ela. Os desenvolvedores do aparelho têm um pedido de patente e uma empresa norte-americana já visitou seus escritórios para discutir a aquisição de uma licença para iniciar sua fabricação.   

Quanto a futuras utilizações do biossensor, Yating está pensando grande: “Nos próximos anos, acho que vai ser possível incorporá-lo em telefones celulares ou outros monitores”, disse ela.

Referência e imagem: Food Safety News

Leia também:

Pesquisador brasileiro desenvolve biossensor para análise rápida de E. coli

Avançam as pesquisas brasileiras para realizar análise microbiológica em minutos

“Nariz eletrônico” soa alarme para carne deteriorada

12 thoughts on

O futuro chegou: dispositivo portátil para detecção de bactérias em alimentos

  • Pingback:
    • Ricardo de souza

      Preciso comprar um aparelho p a vigilância sanitária de minha cidade e eu acho q esse aparelho seria o q eles estão precisando , precisaria de mais dados e onde poderia comprar , tenho uma empresa de representação de material hospitalar desde já agradeço sua atenção .
      GRATO RICARDO.

      • Humberto Soares

        Ricardo,
        Os estudantes que criaram o aparelho e a Universidade que bancou a pesquisa ainda estão negociando a produção industrial deste aparelho com algumas empresas. Ele não está disponível para venda ainda, infelizmente.

        • Ricardo de souza.

          Agradeço pelo retorno se vcs suberem de um outro sensor ou aparelho que detecta bactérias em alimentos fico muito grato um forte abraço !

  • Marco Antônio Badaró Athayde

    Com o avanço tecnológico, começamos a nos proteger contra a invasão química dos alimentos, quê estão intoxicando, e causando danos na saúde humana

    OK? OK! Mestry Badahra

  • Denilson

    Onde comprar?

    • Marcelo Garcia

      Dr Denilson,
      O aparelho ainda é um piloto, não disponível comercialmente.

  • ismael hottoni

    qual aparelho de utilizar para saber a quantidade de bacterias em uma superficie

  • Ismaelhottoni

    Solicito que quando souber de um sensor de bacterias vc me informe pois tenho uma empresa de carrinhos de supermercado

  • Arnaldo

    Tem uma startup brasileira desenvolvendo uma produto bem parecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar