Cuidados com o consumo (lento) de ovos de Páscoa de colher

2 min leitura

Páscoa e chocolate no Brasil são praticamente sinônimos e a publicidade infantil sempre foi massiva para atrair os consumidores mirins e alavancar as vendas. Tal prática hoje padece na mira da sociedade e as empresas estão tendo que concentrar esforços no desenvolvimento de seus produtos. Aberta a lacuna, entraram em cena os “ovos de colher”, que andam circulando pelas timelines das redes sociais e despertando a curiosidade de novos consumidores pela beleza e variedade dos recheios.

Algumas das grandes empresas do mercado de chocolate já aderiram à moda e criaram versões industrializadas para os “ovos de colher”, porém ainda de forma discreta. Tais itens vêm fazendo sucesso mesmo à moda caseira, por pequenas indústrias e donas de casa que usam essa época para aumentar a renda familiar.

Observando uma das fotos desse produto foi que me veio a dúvida: como se come um ovo de colher? De uma única vez? Fazendo um comparativo com o consumo do ovo tradicional, certamente não! O ovo tradicional de chocolate é consumido durante dias, sendo fracionado aos poucos. Imaginando que o ovo de colher também possa permanecer durante dias na geladeira, qual risco de proliferação de microrganismos oriundos da colher (da saliva do consumidor, no caso)? Quem nunca ouviu da avó: “não ponha a colher de volta no doce senão azeda”!

Nesse caso, vale refletirmos sobre alguns pontos:

– Produções caseiras de ovos de chocolate sempre existiram, mas envolviam basicamente a têmpera do chocolate e recheios açucarados, usados no meio da casca ou do bombom. Para rechear os ovos de colher, itens com maior susceptibilidade à contaminação microbiológica têm sido usados, como doces cremosos, grandes quantidades de creme de leite e frutas frescas, requerendo maiores cuidados com a higiene. Existe informação suficiente para que as produções caseiras sejam seguras?

– O prazo de validade desses produtos certamente é menor que o ovo tradicional e a condição de armazenamento também requer maiores cuidados (pensando que alguns usam até frutas frescas). Como regular a produção caseira e a entrega dos pedidos? Como garantir que sua encomenda está fresca?

– Ao iniciar o consumo, se a mesma colher for usada repetidamente, os microrganismos da saliva (principalmente Staphylococcus aureus) serão introduzidos no recheio. Qual o risco de toxinfecção alimentar?

– A RDC 259/2002 traz no item 6.7.1: “Quando necessário, o rótulo deve conter as instruções sobre o modo apropriado de uso, incluídos a reconstituição, o descongelamento ou o tratamento que deve ser dado pelo consumidor para o uso correto do produto.” Mesmo nos rótulos dos ovos de colher industrializados, não deveriam existir instruções de consumo?

Apesar da importância das reflexões acima – especialmente pelo consumo por crianças e idosos, mais susceptíveis a toxinfecções alimentares – é possível garantir a segurança com alguns cuidados:

– Se for comprar ovos de colher de produção caseira, confirme que requisitos de higiene são seguidos e dê preferência às pessoas com experiência no ramo.

– Procure adquirir ovos de colher de tamanho pequeno, garantindo a possibilidade de consumo em uma única vez ou em poucos dias.

– Tente usar várias colheres, sem repetir o uso de uma que já teve contato com a saliva.

– Ao encomendar seu ovo de colher, saliente a importância de que seja de produção recente e procure informar-se a respeito da data de produção e validade.

Boa Páscoa!

25 thoughts on

Cuidados com o consumo (lento) de ovos de Páscoa de colher

  • Fabiana G Ferreira

    Muito boa colocação! Como certeza quando vamos para as produções caseiras o risco aumenta e nesse caso a educação e informações disponíveis são cruciais para diminuir o risco de intoxicação alimentar. Seria ótimo que essas observações estivessem presentes depois de cada receita de ovo de colher na internet!

    • Graziela Junqueira

      Tem razão, Fabiana.
      É mais difícil disseminar o conhecimento sobre os requisitos de higiene para as produções caseiras e, nessa época, existem muitas pessoas que se empolgam pela aparente facilidade e produzem sem critérios, sem ao menos conhecer os riscos associados a microrganismos, contaminação cruzada e toxinfecções alimentares. Por isso, o trabalho do blog é tão interessante: levar o conhecimento e acender a lâmpada de ATENÇÃO, não é mesmo?
      Obrigada por comentar!

  • Franciana

    Matéria interessante!!!
    Ótimas dicas.

  • Giuliane Sviercoski

    Oi Graziela, gostei das suas publicações, bem interessantes. Sou graduada do curso de engengenharia de alimentos da UEPG também, e gostaria de trocar algumas informações com você. É possível você me passar seu email?
    Obrigada desde já.

    • Graziela Junqueira

      Olá Giuliane,
      Que bom que gostou dos artigos que escrevi!
      Fique à vontade para entrar em contato através do e-mail: gosjunqueira@gmail.com .
      Obrigada,
      Graziela.

  • Ana

    Olá graziela, muito boa a matéria, estou interessada em fazer os ovos para vender e tenho essa dúvida. Pretendo não usar frutas frescas, vou optar pelas desidratadas porém quanto aos doces de leite, brigadeiros que vão no recheio quantos dias posso dar de validade? e qual as dicas importantes que eu poderia citar na etiqueta para o cliente?

    • Graziela Junqueira

      Oi Ana,
      Estabelecer a validade de um produto é sempre um desafio que demanda tempo e acompanhamento do produto que deve incluir análises sensoriais e biológicas, no mínimo.
      No caso do ovo de colher, sugiro que, primeiramente, use as informações dos fabricantes dos recheios. Exemplo: doce de leite ou leite condensado, use como referência a indicação de quanto tempo ele pode ser mantido sob refrigeração após aberto. Essa informação deve constar no rótulo. Já é uma primeira referência.
      Na sua etiqueta, é importante ressaltar ao cliente que, caso ele pretenda consumir o produto em etapas, não use a mesma colher. Isso já evita uma contaminação no produto. E acho prudente indicar que o produto deve ser mantido refrigerado.
      No mais, tente fazer os produtos o mais próximo possível da data de entrega. E indique a data de fabricação na sua etiqueta.
      Boas vendas e até mais.

  • Rosana Barbosa

    Nossa já ví muitas informações sobre alimentações , mas sobre os ovos de pascoa foi maximo , me ajudou muito quanto a isso que vou fabricar ovos caseiros.Sempre tive duvidas de validades. achava que frutas frescas é melhor.

    Gostaria de tirar umas duvidas com voce tem como eu manter um contato em algum email.
    obrigada

    • Graziela Junqueira

      Rosana, desculpe-me no retorno tão demorado.
      Caso eu ainda possa te ajudar, estou à disposição: gosjunqueira@gmail.com

      Obrigada e até mais.

  • Rosângela

    Excelente matéria!!!!

    Este ano decidi fazer ovos de colher p minha família e minha grande preocupação foi exatamente esta. Acabei comprando formas pequenas justamente pensando que era necessário comer de uma vez;

    Parabéns pelo alerta!!!!

    Rosângela

    • Graziela Junqueira

      Obrigada, Rosângela.
      Você está correta: os ovos de colher em formas menores são mais seguros, pois garantem o consumo mais rápido.
      Feliz Páscoa para você e obrigada por comentar.

  • silvia

    Olá,gostaria de saber qual a durabilidade do mouse para ovo de colher? Posso dar uns dias para como validade??

    • Graziela Junqueira

      Olá Silvia,
      O mousse é de fabricação própria? Você usa que tipo de ingredientes?
      Se for mousse de chocolate de fabricação caseira, sugiro orientar para manter refrigerado e consumir em, no máximo, três dias, lembrando sempre de não voltar a colher do consumo no produto, ok?
      Obrigada por comentar e Boa Páscoa.

      • silvia

        Olá, estou fazendo o mouse caseiro( leite condensado,creme de leite e um pouco de leite+ a fruta)para os ovos de Páscoa. Porém vou entregar a pessoa na quinta e a Páscoa será só no domingo. Tenho receio da pessoa ficar muitos dias para consumir. Por isso lhe pergunto quantos dias posso dar como validade! Obrigado pela paciência!

        • Graziela Junqueira

          Silvia,
          Eu daria, no máximo, três dias de validade sob refrigeração.
          São ingredientes susceptíveis à deterioração, principalmente por também terem frutas frescas misturadas.

  • Lavine

    É possível congelar um ovo de páscoa de colher de mousse de maracujá caseiro por até quantos dias? E depois de descongelar posso consumi-lo em até 3 dias? Ou devo consumi-lo no dia do descongelamento!?

  • Caroline Reis

    Muito obrigada pelas informações, sempre tive dúvidas sobre a validade dos ovos de colher e trufado, pois faço ovos de páscoa e quando trabalhamos com alimento temos que ter atenção.

  • Patricia f de paula

    Apos feito o ovo de colher mantenho refrigerado, certo..Como devo transporta-lo…Pode ser em caixa de isopor, ate chegar ao cliente.

  • Karine França

    Boa tarde Graziela, é a primeira vez que vou fazer ovos de colher para vender,geralmente morango picado é muito pedido no recheio, qual tempo ideal de validade para esta fruta? E se ficar na geladeira não tem perigo do recheio endurecer ou algo do tipo?Li em um artigo que o ideal é manter em uma caixa de papelão em temperatura ambiente,procede?

  • Sandra Xavier

    Por gentileza, ovo de colher com recheio de limão que leva TB creme de leite, TB brigadeiro com ovo maltine conserva-se na geladeira ate entregar e a durabilidade antes de comer qual seria?
    Preciso dessa ajuda!
    Obrigada!

  • naiara

    ovo de colher recheio de beijinho e prigadeiro.
    teria o prazo de 3dias para consumi?

  • naiara

    qual a durabilidade do ovo de colher recheio de beijinho?

  • Marcia

    Boa tarde. Como fazer que a produção de ovos de colher não fique comprometida por causa da validade? Cimo armazenar e por quanto tempo? Ex. Ovo de colher napolitano

  • Marcia

    Boa tarde. Como fazer que a produção de ovos de colher não fique comprometida por causa da validade? Cimo armazenar e por quanto tempo?

  • Laiza

    Olá, bom dia. Ganhei um ovo de colher de brigadeiro com kinder bueno no dia 30 de Marco, ate hoje não comi. Quais as chances de já ter estragado?

    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar