Contato

Esta seção é aberta aos leitores para perguntas e respostas. As respostas provindas de leitores são publicadas sem análise prévia, portanto não há garantia de que estejam corretas. Para saber se sua resposta é proveniente de um colunista do blog, verifique se o nome do autor consta na aba Colunistas, situada na parte superior da página.

Nossa Associação não oferece consultoria a questões personalizadas de empresas ou de particulares.

Sua dúvida poderá gerar um post que irá não somente ajudá-lo, mas também auxiliará vários outros leitores. Contudo, pode ser necessário esperar para que seja gerado conteúdo, conforme a disponibilidade dos colunistas, que são voluntários.

Não enviamos materiais por e-mail nem possuímos plantão de dúvidas individualizado.

Gostaria de sugerir uma pauta? Escreva para editor_chefe@foodsafetybrazil.org

7 thoughts on

Contato

  • Adriana

    Parabenizo à colunista Juliana Barbosa pelos excelentes posts sobre programas de autocontrole para indústrias de alimentos de origem animal. Muito bom o material, claro e objetivo.

    0
  • Júlia

    Em relação a produção de embalagens secundárias, devem seguir mesmos requisitos e legislações de embalagens primarias? Não seria amplamente exigente para o segmento?

    0
    • Vanessa

      Oi Julia, as legislações da Anvisa são para materiais de contato direto, logo no caso das embalagens de alimentos, estas exigências legais somente se aplicam para embalagens primárias.
      Entretanto, vale ressaltar que para embalagens secundárias para alimentos, estas devem ser fabricadas com critérios de higiene (BPF).

      0
  • Milena

    Boa tarde, tudo bem?

    Tenho uma dúvida a respeito da produção de alimentos artesanais, mais especificamente bifes de hambúrguer veganos. Eles são produzidos de forma 100% manual, porém, gostaríamos de saber se comprando um misturador de massa ele deixaria de ser artesanal. O restante todo do processo continuaria sendo manual, porém a massa tem ficado pesada para misturar no braço.

    Aguardo retorno e agradeço desde já!

    0
  • Katherine Rocha Miranda

    Boa tarde! Gosto muito dos artigos relacionados a novas legislações que o Food Safety aborda, é de grande ajuda.
    Tenho uma dúvida um tanto ampla, trabalho em uma indústria de alimentos e temos estação de tratamento de água com captação de manancial superficial e processo de filtração rápida (decantação, floculação, filtro e desinfecção (cloração), a água gerada é destinada a produção e consumo, além de que fornecemos para outras duas empresas (indústrias de alimentos) também. Primeiro: Nós realizamos análises semanais básicas (Turbidez, Cor, Coliformes e E. Coli) e as análises semestrais e anuais. Temos de seguir mais a fundo todos os parâmetros exigidor no anexo XX? Pois a legislação deixa tudo muito amplo, ficamos na dúvida onde nosso caso se encaixa melhor.

    0
  • Naiara D. Rodrigues Haensel

    Boa tarde! Primeiramento parabenizo o trabalho dos colunistas aqui, são muitos materiais de grande ajuda para pessoal da industria. Buscando por uma tradução do guia de validação de medidas de controle encontrei a página do FSB https://foodsafetybrazil.org/traducao-guia-para-validacao-de-medidas-de-controle-de-seguranca-de-alimentos/ porém ao tentar baixar o guia a página dá erro.

    0
  • Edson A. Silva

    Boa tarde Srs. Aqui é o Edson
    Eu Sou o representante da Fazenda Du Pará, que planta, extrai, refina a Gordura de Palma.
    Quero acessar matérias sobre a Gordura de Palma, como devo fazer?

    Muito obrigado,

    Edson A. Silva

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar